Psicanálise, educação e autismo: encontro de três impossíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila,Lazslo A.
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142000000100011
Resumo: Este artigo visa articular uma proposta para o trabalho clínico e pedagógico com sujeitos autistas. Parte da discussão dos três impossíveis apontados por Freud, ao qual se acrescenta a dimensão da ação frente ao autismo. Caracteriza os conceitos psicanalíticos que são instrumentais para essa clínica e os referenciais construtivistas que embasam as ações pedagógicas. Descreve o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar da Escola Municipal do Autista de São José do Rio Preto, SP, e conclui com considerações acerca do sentido envolvido em trabalhos dessa natureza.
id AUPPF-1_e9c7e57404f6f4897cdbd4ea9908585a
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-47142000000100011
network_acronym_str AUPPF-1
network_name_str Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online)
repository_id_str
spelling Psicanálise, educação e autismo: encontro de três impossíveisPsicanáliseeducaçãoautismoinstituiçãoEste artigo visa articular uma proposta para o trabalho clínico e pedagógico com sujeitos autistas. Parte da discussão dos três impossíveis apontados por Freud, ao qual se acrescenta a dimensão da ação frente ao autismo. Caracteriza os conceitos psicanalíticos que são instrumentais para essa clínica e os referenciais construtivistas que embasam as ações pedagógicas. Descreve o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar da Escola Municipal do Autista de São José do Rio Preto, SP, e conclui com considerações acerca do sentido envolvido em trabalhos dessa natureza.Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental2000-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142000000100011Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental v.3 n.1 2000reponame:Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online)instname:Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF)instacron:AUPPF10.1590/1415-47142000001002info:eu-repo/semantics/openAccessÁvila,Lazslo A.por2016-08-01T00:00:00Zoai:scielo:S1415-47142000000100011Revistahttp://www.scielo.br/rlpfhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||mtberlin@uol.com.br|| soniacleite@uol.com.br1984-03811415-4714opendoar:2016-08-01T00:00Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online) - Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicanálise, educação e autismo: encontro de três impossíveis
title Psicanálise, educação e autismo: encontro de três impossíveis
spellingShingle Psicanálise, educação e autismo: encontro de três impossíveis
Ávila,Lazslo A.
Psicanálise
educação
autismo
instituição
title_short Psicanálise, educação e autismo: encontro de três impossíveis
title_full Psicanálise, educação e autismo: encontro de três impossíveis
title_fullStr Psicanálise, educação e autismo: encontro de três impossíveis
title_full_unstemmed Psicanálise, educação e autismo: encontro de três impossíveis
title_sort Psicanálise, educação e autismo: encontro de três impossíveis
author Ávila,Lazslo A.
author_facet Ávila,Lazslo A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila,Lazslo A.
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
educação
autismo
instituição
topic Psicanálise
educação
autismo
instituição
description Este artigo visa articular uma proposta para o trabalho clínico e pedagógico com sujeitos autistas. Parte da discussão dos três impossíveis apontados por Freud, ao qual se acrescenta a dimensão da ação frente ao autismo. Caracteriza os conceitos psicanalíticos que são instrumentais para essa clínica e os referenciais construtivistas que embasam as ações pedagógicas. Descreve o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar da Escola Municipal do Autista de São José do Rio Preto, SP, e conclui com considerações acerca do sentido envolvido em trabalhos dessa natureza.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142000000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142000000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1415-47142000001002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental
publisher.none.fl_str_mv Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental v.3 n.1 2000
reponame:Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online)
instname:Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF)
instacron:AUPPF
instname_str Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF)
instacron_str AUPPF
institution AUPPF
reponame_str Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online)
collection Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Online) - Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF)
repository.mail.fl_str_mv ||mtberlin@uol.com.br|| soniacleite@uol.com.br
_version_ 1754209290651959297