ESCOLA DE BONNEUIL: ESTUDO SOBRE O TRATAMENTO “ESTOURADO” DO AUTISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita,Mirka
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins,Karla Patrícia Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ágora (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982018000100061
Resumo: Resumo: A peculiaridade do funcionamento de Bonneuil no tratamento do autismo constitui o objeto central de investigação do presente artigo. Busca-se compreender como o “estouro” dessa instituição, caracterizado pelas oscilações frequentes de estadias e de profissionais, pode contribuir para o desenvolvimento psíquico dos autistas. Este estudo baseia-se no método clínico e referencial psicanalítico, a partir de observação participante durante um estágio realizado na Escola de Bonneuil. Defende-se a pertinência desse dispositivo, cujo alicerce principal é o reconhecimento da criança como sujeito em devenir. Neste caso, é possível arriscar efeitos subjetivantes através do imprevisto.
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