Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stocker, Pâmela Caroline
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4664
Resumo: Compreendendo a comunicação organizacional como produtora de sentidos e a publicidade como artefato cultural, este artigo tem como objetivo verificar as imagens de si ofertadas pelas organizações bancárias em seus anúncios que empregaram representações de infância. O corpus constitui-se de três anúncios que circularam no mês de outubro de 1989, 1998 e 2003 na revista Veja. O referencial metodológico compreende elementos do ethos discursivo, da semiose peirceana e da análise do discurso, desenvolvida por Verón (2004). Evidenciou-se nos anúncios-tipo denominados “amor incondicional” uma representação de infância clássica (obediente, meiga e ingênua) fundamental na constituição do ethos discursivo das organizações. É possível afirmar que o acionamento de representações infantis configura qualificada estratégia que colabora para a cristalização dos significados atribuídos a infância na sociedade e reforça o poder das organizações na constituição e compreensão dos fenômenos da cultura.
id Alcar-1_ea6fffad5cbfbc0f60348916b6c5f9ad
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/4664
network_acronym_str Alcar-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository_id_str
spelling Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancáriasCompreendendo a comunicação organizacional como produtora de sentidos e a publicidade como artefato cultural, este artigo tem como objetivo verificar as imagens de si ofertadas pelas organizações bancárias em seus anúncios que empregaram representações de infância. O corpus constitui-se de três anúncios que circularam no mês de outubro de 1989, 1998 e 2003 na revista Veja. O referencial metodológico compreende elementos do ethos discursivo, da semiose peirceana e da análise do discurso, desenvolvida por Verón (2004). Evidenciou-se nos anúncios-tipo denominados “amor incondicional” uma representação de infância clássica (obediente, meiga e ingênua) fundamental na constituição do ethos discursivo das organizações. É possível afirmar que o acionamento de representações infantis configura qualificada estratégia que colabora para a cristalização dos significados atribuídos a infância na sociedade e reforça o poder das organizações na constituição e compreensão dos fenômenos da cultura.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARCNPqStocker, Pâmela Caroline2018-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/466410.26664/issn.2238-5126.7120184664Revista Brasileira de História da Mídia; v. 7, n. 1 (2018): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.712018reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4664/4288https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4664/929https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4664/930https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4664/931Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-28T16:04:42Zoai:ojs.10.22.15.19:article/4664Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2018-07-28T16:04:42Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias
title Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias
spellingShingle Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias
Stocker, Pâmela Caroline
title_short Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias
title_full Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias
title_fullStr Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias
title_full_unstemmed Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias
title_sort Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias
author Stocker, Pâmela Caroline
author_facet Stocker, Pâmela Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Stocker, Pâmela Caroline
description Compreendendo a comunicação organizacional como produtora de sentidos e a publicidade como artefato cultural, este artigo tem como objetivo verificar as imagens de si ofertadas pelas organizações bancárias em seus anúncios que empregaram representações de infância. O corpus constitui-se de três anúncios que circularam no mês de outubro de 1989, 1998 e 2003 na revista Veja. O referencial metodológico compreende elementos do ethos discursivo, da semiose peirceana e da análise do discurso, desenvolvida por Verón (2004). Evidenciou-se nos anúncios-tipo denominados “amor incondicional” uma representação de infância clássica (obediente, meiga e ingênua) fundamental na constituição do ethos discursivo das organizações. É possível afirmar que o acionamento de representações infantis configura qualificada estratégia que colabora para a cristalização dos significados atribuídos a infância na sociedade e reforça o poder das organizações na constituição e compreensão dos fenômenos da cultura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4664
10.26664/issn.2238-5126.7120184664
url https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4664
identifier_str_mv 10.26664/issn.2238-5126.7120184664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4664/4288
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4664/929
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4664/930
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4664/931
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de História da Mídia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de História da Mídia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia; v. 7, n. 1 (2018): Revista Brasileira de História da Mídia
2238-5126
2238-3913
10.26664/issn.2238-5126.712018
reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:Alcar
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str Alcar
institution Alcar
reponame_str Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
collection Revista Brasileira de História da Mídia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhmalcar@gmail.com
_version_ 1754302395483947008