Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4664 |
Resumo: | Compreendendo a comunicação organizacional como produtora de sentidos e a publicidade como artefato cultural, este artigo tem como objetivo verificar as imagens de si ofertadas pelas organizações bancárias em seus anúncios que empregaram representações de infância. O corpus constitui-se de três anúncios que circularam no mês de outubro de 1989, 1998 e 2003 na revista Veja. O referencial metodológico compreende elementos do ethos discursivo, da semiose peirceana e da análise do discurso, desenvolvida por Verón (2004). Evidenciou-se nos anúncios-tipo denominados “amor incondicional” uma representação de infância clássica (obediente, meiga e ingênua) fundamental na constituição do ethos discursivo das organizações. É possível afirmar que o acionamento de representações infantis configura qualificada estratégia que colabora para a cristalização dos significados atribuídos a infância na sociedade e reforça o poder das organizações na constituição e compreensão dos fenômenos da cultura. |
id |
Alcar-1_ea6fffad5cbfbc0f60348916b6c5f9ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/4664 |
network_acronym_str |
Alcar-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancáriasCompreendendo a comunicação organizacional como produtora de sentidos e a publicidade como artefato cultural, este artigo tem como objetivo verificar as imagens de si ofertadas pelas organizações bancárias em seus anúncios que empregaram representações de infância. O corpus constitui-se de três anúncios que circularam no mês de outubro de 1989, 1998 e 2003 na revista Veja. O referencial metodológico compreende elementos do ethos discursivo, da semiose peirceana e da análise do discurso, desenvolvida por Verón (2004). Evidenciou-se nos anúncios-tipo denominados “amor incondicional” uma representação de infância clássica (obediente, meiga e ingênua) fundamental na constituição do ethos discursivo das organizações. É possível afirmar que o acionamento de representações infantis configura qualificada estratégia que colabora para a cristalização dos significados atribuídos a infância na sociedade e reforça o poder das organizações na constituição e compreensão dos fenômenos da cultura.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCARCNPqStocker, Pâmela Caroline2018-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/466410.26664/issn.2238-5126.7120184664Revista Brasileira de História da Mídia; v. 7, n. 1 (2018): Revista Brasileira de História da Mídia2238-51262238-391310.26664/issn.2238-5126.712018reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:Alcarporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4664/4288https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4664/929https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4664/930https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4664/931Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de História da Mídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-28T16:04:42Zoai:ojs.10.22.15.19:article/4664Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/oai||rbhmalcar@gmail.com2238-51262238-3913opendoar:2018-07-28T16:04:42Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias |
title |
Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias |
spellingShingle |
Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias Stocker, Pâmela Caroline |
title_short |
Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias |
title_full |
Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias |
title_fullStr |
Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias |
title_full_unstemmed |
Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias |
title_sort |
Ethos discursivo e produção de sentidos: representações de infâncias nos anúncios das organizações bancárias |
author |
Stocker, Pâmela Caroline |
author_facet |
Stocker, Pâmela Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stocker, Pâmela Caroline |
description |
Compreendendo a comunicação organizacional como produtora de sentidos e a publicidade como artefato cultural, este artigo tem como objetivo verificar as imagens de si ofertadas pelas organizações bancárias em seus anúncios que empregaram representações de infância. O corpus constitui-se de três anúncios que circularam no mês de outubro de 1989, 1998 e 2003 na revista Veja. O referencial metodológico compreende elementos do ethos discursivo, da semiose peirceana e da análise do discurso, desenvolvida por Verón (2004). Evidenciou-se nos anúncios-tipo denominados “amor incondicional” uma representação de infância clássica (obediente, meiga e ingênua) fundamental na constituição do ethos discursivo das organizações. É possível afirmar que o acionamento de representações infantis configura qualificada estratégia que colabora para a cristalização dos significados atribuídos a infância na sociedade e reforça o poder das organizações na constituição e compreensão dos fenômenos da cultura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4664 10.26664/issn.2238-5126.7120184664 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4664 |
identifier_str_mv |
10.26664/issn.2238-5126.7120184664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4664/4288 https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4664/929 https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4664/930 https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/downloadSuppFile/4664/931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de História da Mídia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de História da Mídia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR |
publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MIDIA -ALCAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Mídia; v. 7, n. 1 (2018): Revista Brasileira de História da Mídia 2238-5126 2238-3913 10.26664/issn.2238-5126.712018 reponame:Revista Brasileira de História da Mídia (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:Alcar |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
Alcar |
institution |
Alcar |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Mídia (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhmalcar@gmail.com |
_version_ |
1754302395483947008 |