A construção do ethos institucional em anúncios publicitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KARWOSKI, Acir Mário
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: COSTA, Iara Bemquerer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/50
Resumo: O objetivo deste artigo é descrever os princípios de constituição do ethos institucional do Banco do Brasil em anúncios publicitários publicados na revista Veja nos anos de 2001 a 2007, bem como analisar as características dos anúncios publicitários selecionados numa ancoragem social e as condições de produção do discurso publicitário em determinados contextos sociais e ideológicos, quais sejam, no segundo mandato do Governo Fernando Henrique Cardoso e nos mandatos do Governo Luiz Inácio Lula da Silva. Nesse ínterim, visualizamos uma mudança do ethos institucional do Banco do Brasil no discurso publicitário. O ethos enquanto imagem de si no discurso (AMOSSY, 2005) é argumento que estabelece um contrato fiduciário entre enunciador e enunciatários na dimensão interdiscursiva. Estudar a imagem institucional construída pelo Banco do Brasil no discurso publicitário é importante para compreendermos que a explicitação do ethos é uma excelente e original estratégia da linguagem publicitária de sedução dos clientes.
id GEL-1_9d409b9383f75959ff3dbaaa9ac604e1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/50
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling A construção do ethos institucional em anúncios publicitáriosAnálise do Discurso. Ethos Institucional. Anúncio Publicitário.O objetivo deste artigo é descrever os princípios de constituição do ethos institucional do Banco do Brasil em anúncios publicitários publicados na revista Veja nos anos de 2001 a 2007, bem como analisar as características dos anúncios publicitários selecionados numa ancoragem social e as condições de produção do discurso publicitário em determinados contextos sociais e ideológicos, quais sejam, no segundo mandato do Governo Fernando Henrique Cardoso e nos mandatos do Governo Luiz Inácio Lula da Silva. Nesse ínterim, visualizamos uma mudança do ethos institucional do Banco do Brasil no discurso publicitário. O ethos enquanto imagem de si no discurso (AMOSSY, 2005) é argumento que estabelece um contrato fiduciário entre enunciador e enunciatários na dimensão interdiscursiva. Estudar a imagem institucional construída pelo Banco do Brasil no discurso publicitário é importante para compreendermos que a explicitação do ethos é uma excelente e original estratégia da linguagem publicitária de sedução dos clientes.Revista do Gel2011-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/50Revista do GEL; v. 8 n. 1 (2011): Revista do GEL ; 108-1241984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/50/32KARWOSKI, Acir MárioCOSTA, Iara Bemquererinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:19:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/50Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:19:36Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do ethos institucional em anúncios publicitários
title A construção do ethos institucional em anúncios publicitários
spellingShingle A construção do ethos institucional em anúncios publicitários
KARWOSKI, Acir Mário
Análise do Discurso. Ethos Institucional. Anúncio Publicitário.
title_short A construção do ethos institucional em anúncios publicitários
title_full A construção do ethos institucional em anúncios publicitários
title_fullStr A construção do ethos institucional em anúncios publicitários
title_full_unstemmed A construção do ethos institucional em anúncios publicitários
title_sort A construção do ethos institucional em anúncios publicitários
author KARWOSKI, Acir Mário
author_facet KARWOSKI, Acir Mário
COSTA, Iara Bemquerer
author_role author
author2 COSTA, Iara Bemquerer
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv KARWOSKI, Acir Mário
COSTA, Iara Bemquerer
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso. Ethos Institucional. Anúncio Publicitário.
topic Análise do Discurso. Ethos Institucional. Anúncio Publicitário.
description O objetivo deste artigo é descrever os princípios de constituição do ethos institucional do Banco do Brasil em anúncios publicitários publicados na revista Veja nos anos de 2001 a 2007, bem como analisar as características dos anúncios publicitários selecionados numa ancoragem social e as condições de produção do discurso publicitário em determinados contextos sociais e ideológicos, quais sejam, no segundo mandato do Governo Fernando Henrique Cardoso e nos mandatos do Governo Luiz Inácio Lula da Silva. Nesse ínterim, visualizamos uma mudança do ethos institucional do Banco do Brasil no discurso publicitário. O ethos enquanto imagem de si no discurso (AMOSSY, 2005) é argumento que estabelece um contrato fiduciário entre enunciador e enunciatários na dimensão interdiscursiva. Estudar a imagem institucional construída pelo Banco do Brasil no discurso publicitário é importante para compreendermos que a explicitação do ethos é uma excelente e original estratégia da linguagem publicitária de sedução dos clientes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/50
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/50/32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 8 n. 1 (2011): Revista do GEL ; 108-124
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948113600217088