A metodologia sequência fedathi na disciplina de férias currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental/ Fedathi sequence methodology in holiday discipline curriculum, evaluation and creativity in mathematics of fundamental education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4704 |
Resumo: | O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma análise descritiva dos efeitos da “Sequência Fedathi” (SF), que é uma metodologia de ensino idealizada pelo professor Dr. Hermínio Borges Neto da UFC e acontece em quatro fases, a saber, Tomada de posição, Maturação, Solução e Prova. A SF tem como princípio pedagógico e formativo a mudança de postura do docente a partir de ações que coloquem os alunos em situação de aprendizagem, na disciplina de férias intitulada: “Currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental”, realizada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), em julho de 2019. Diante disso, a questão norteadora foi: A SF como metodologia de ensino possibilitou uma aprendizagem significativa no contexto da disciplina de férias ofertada pelo curso de pedagogia da Faculdade de Educação? A partir desta grande questão estabelecemos como objetivo analisar as contribuições da metodologia SF para a aprendizagem significativa no contexto da disciplina de férias ofertada pelo curso de pedagogia da Faculdade de Educação. A metodologia adotada constituiu-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva em locus. Na pesquisa bibliográfica tomamos como fonte as publicações nacionais sobre a metodologia SF e na pesquisa descritiva procuramos analisar fatos e/ou fenômenos, fazendo descrição detalhada da forma como se deu o processo da metodologia SF na disciplina. O referencial teórico que fundamentou este trabalho embasou-se em Borges Neto (2001), Santos (2012; 2019), Sousa (2013; 2015) que tratam da conceituação e contribuições da SF para o ensino da matemática. Os efeitos causados pelo uso dessa metodologia mostraram-se bastante satisfatórios, pois foi possível observar nos discursos dos participantes do curso que os conhecimentos teóricos e as práticas discutidas nos encontros de estudo a partir da SF os levaram a oportunidades de reflexões e de aperfeiçoamentos das práticas de sala de aula. |
id |
BASR-0_0108ebfe9894caa6e3c0c3c620cfb6ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4704 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A metodologia sequência fedathi na disciplina de férias currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental/ Fedathi sequence methodology in holiday discipline curriculum, evaluation and creativity in mathematics of fundamental educationSequência FedathiMetodologiaEnsino e AprendizagemO presente artigo foi desenvolvido a partir de uma análise descritiva dos efeitos da “Sequência Fedathi” (SF), que é uma metodologia de ensino idealizada pelo professor Dr. Hermínio Borges Neto da UFC e acontece em quatro fases, a saber, Tomada de posição, Maturação, Solução e Prova. A SF tem como princípio pedagógico e formativo a mudança de postura do docente a partir de ações que coloquem os alunos em situação de aprendizagem, na disciplina de férias intitulada: “Currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental”, realizada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), em julho de 2019. Diante disso, a questão norteadora foi: A SF como metodologia de ensino possibilitou uma aprendizagem significativa no contexto da disciplina de férias ofertada pelo curso de pedagogia da Faculdade de Educação? A partir desta grande questão estabelecemos como objetivo analisar as contribuições da metodologia SF para a aprendizagem significativa no contexto da disciplina de férias ofertada pelo curso de pedagogia da Faculdade de Educação. A metodologia adotada constituiu-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva em locus. Na pesquisa bibliográfica tomamos como fonte as publicações nacionais sobre a metodologia SF e na pesquisa descritiva procuramos analisar fatos e/ou fenômenos, fazendo descrição detalhada da forma como se deu o processo da metodologia SF na disciplina. O referencial teórico que fundamentou este trabalho embasou-se em Borges Neto (2001), Santos (2012; 2019), Sousa (2013; 2015) que tratam da conceituação e contribuições da SF para o ensino da matemática. Os efeitos causados pelo uso dessa metodologia mostraram-se bastante satisfatórios, pois foi possível observar nos discursos dos participantes do curso que os conhecimentos teóricos e as práticas discutidas nos encontros de estudo a partir da SF os levaram a oportunidades de reflexões e de aperfeiçoamentos das práticas de sala de aula. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/470410.34115/basrv3n6-016Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 6 (2019); 2489-2500Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 6 (2019); 2489-25002595-36212595-362110.34115/basr.v3i6reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4704/4342Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Dalmario Heitor Miranda deAndrade, Wendel MeloNeto, Carlos Alves de AlmeidaScipiao, Lara Ronise de Negreiros PintoSilva, Maria Charleny de Sousa daPenha, Rodolfo Sena daMenezes, Eliziete Nascimento deSantos, Maria Jose da Costa2019-12-23T17:09:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4704Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-12-23T17:09:46Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A metodologia sequência fedathi na disciplina de férias currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental/ Fedathi sequence methodology in holiday discipline curriculum, evaluation and creativity in mathematics of fundamental education |
title |
A metodologia sequência fedathi na disciplina de férias currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental/ Fedathi sequence methodology in holiday discipline curriculum, evaluation and creativity in mathematics of fundamental education |
spellingShingle |
A metodologia sequência fedathi na disciplina de férias currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental/ Fedathi sequence methodology in holiday discipline curriculum, evaluation and creativity in mathematics of fundamental education Abreu, Dalmario Heitor Miranda de Sequência Fedathi Metodologia Ensino e Aprendizagem |
title_short |
A metodologia sequência fedathi na disciplina de férias currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental/ Fedathi sequence methodology in holiday discipline curriculum, evaluation and creativity in mathematics of fundamental education |
title_full |
A metodologia sequência fedathi na disciplina de férias currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental/ Fedathi sequence methodology in holiday discipline curriculum, evaluation and creativity in mathematics of fundamental education |
title_fullStr |
A metodologia sequência fedathi na disciplina de férias currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental/ Fedathi sequence methodology in holiday discipline curriculum, evaluation and creativity in mathematics of fundamental education |
title_full_unstemmed |
A metodologia sequência fedathi na disciplina de férias currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental/ Fedathi sequence methodology in holiday discipline curriculum, evaluation and creativity in mathematics of fundamental education |
title_sort |
A metodologia sequência fedathi na disciplina de férias currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental/ Fedathi sequence methodology in holiday discipline curriculum, evaluation and creativity in mathematics of fundamental education |
author |
Abreu, Dalmario Heitor Miranda de |
author_facet |
Abreu, Dalmario Heitor Miranda de Andrade, Wendel Melo Neto, Carlos Alves de Almeida Scipiao, Lara Ronise de Negreiros Pinto Silva, Maria Charleny de Sousa da Penha, Rodolfo Sena da Menezes, Eliziete Nascimento de Santos, Maria Jose da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Wendel Melo Neto, Carlos Alves de Almeida Scipiao, Lara Ronise de Negreiros Pinto Silva, Maria Charleny de Sousa da Penha, Rodolfo Sena da Menezes, Eliziete Nascimento de Santos, Maria Jose da Costa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Dalmario Heitor Miranda de Andrade, Wendel Melo Neto, Carlos Alves de Almeida Scipiao, Lara Ronise de Negreiros Pinto Silva, Maria Charleny de Sousa da Penha, Rodolfo Sena da Menezes, Eliziete Nascimento de Santos, Maria Jose da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Fedathi Metodologia Ensino e Aprendizagem |
topic |
Sequência Fedathi Metodologia Ensino e Aprendizagem |
description |
O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma análise descritiva dos efeitos da “Sequência Fedathi” (SF), que é uma metodologia de ensino idealizada pelo professor Dr. Hermínio Borges Neto da UFC e acontece em quatro fases, a saber, Tomada de posição, Maturação, Solução e Prova. A SF tem como princípio pedagógico e formativo a mudança de postura do docente a partir de ações que coloquem os alunos em situação de aprendizagem, na disciplina de férias intitulada: “Currículo, avaliação e criatividade na matemática do ensino fundamental”, realizada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), em julho de 2019. Diante disso, a questão norteadora foi: A SF como metodologia de ensino possibilitou uma aprendizagem significativa no contexto da disciplina de férias ofertada pelo curso de pedagogia da Faculdade de Educação? A partir desta grande questão estabelecemos como objetivo analisar as contribuições da metodologia SF para a aprendizagem significativa no contexto da disciplina de férias ofertada pelo curso de pedagogia da Faculdade de Educação. A metodologia adotada constituiu-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva em locus. Na pesquisa bibliográfica tomamos como fonte as publicações nacionais sobre a metodologia SF e na pesquisa descritiva procuramos analisar fatos e/ou fenômenos, fazendo descrição detalhada da forma como se deu o processo da metodologia SF na disciplina. O referencial teórico que fundamentou este trabalho embasou-se em Borges Neto (2001), Santos (2012; 2019), Sousa (2013; 2015) que tratam da conceituação e contribuições da SF para o ensino da matemática. Os efeitos causados pelo uso dessa metodologia mostraram-se bastante satisfatórios, pois foi possível observar nos discursos dos participantes do curso que os conhecimentos teóricos e as práticas discutidas nos encontros de estudo a partir da SF os levaram a oportunidades de reflexões e de aperfeiçoamentos das práticas de sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4704 10.34115/basrv3n6-016 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4704 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv3n6-016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4704/4342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 6 (2019); 2489-2500 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 6 (2019); 2489-2500 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i6 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240006159368192 |