Formação tecnologia e currículo: importantes contribuições para a prática docente / Training technology and curriculum: important contributions to the teaching practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Selma Bessa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Menezes, Eliziete Nascimento de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/451
Resumo: O presente artigo trata de uma experiência de formação de professores readaptados sob o olhar da educação à distância na perspectiva de inovação das práticas pedagógicas com o uso de objetos digitais de aprendizagem (ODAS). Nosso objetivo foi descrever o processo de formação continuada dos professores considerando o uso de ODAS para o desenvolvimento do currículo no contexto escolar. A formação se deu com os docentes em situação de readaptação no Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza-CE, realizada pela Célula de Inovação Educacional/Núcleo de Tecnologia Educacional. O cenário de investigação teve como base de análise a participação nas atividades desenvolvidas pelos docentes no curso “Tecnologia e Currículo”, evidenciando o uso de ODAS e acesso aos diferentes materiais de referência como ressignificação das formas tradicionais de aprender. A metodologia da pesquisa contou com os seguintes aspectos: 1) aplicação de questionário de diagnóstico inicial na ferramenta Google Drive 2) aplicação de questionário de observação da participação do cursista na plataforma Escola Digital Fortaleza 3) experiências através do compartilhamento das ações nos fóruns. O curso apresentou propostas práticas de como desenvolver e utilizar os ODAS, no contexto do processo ensino aprendizagem, através da vivencia de uso de ferramentas digitais diversas: vídeos, jogos, mapas interativos, simuladores, revistas digitais etc, compreendidos como recursos digitais que contribuem para o processo de construção do conhecimento e não apenas como um recurso auxiliar no ensino. Os resultados apontaram que, nessa perspectiva de criação, e uso dos ODAS, os professores aprenderam fazendo, criando e planejando suas aulas inovando a produção do saber e repensando práticas pedagógicas à proporção que avançavam na apropriação e uso dessas ferramentas digitais. Conclui-se a partir dos resultados obtidos que a formação além de agregar novos conhecimentos e procedimentos didáticos, trouxe a clareza de como atuar concretamente no espaço escolar com o uso de ferramentas digitais, gerando novas formas de ensinar e aprender para a melhoria da autoestima dos sujeitos implicados no processo da formação, bem como a superação da situação de exclusão digital vivenciada por alguns, para uma nova investida na trajetória profissional.
id BASR-0_15bbb6a6b11608d4a67d7c5e030501e3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/451
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Formação tecnologia e currículo: importantes contribuições para a prática docente / Training technology and curriculum: important contributions to the teaching practiceFormação de Professores. Tecnologia. Objetos Digitais de Aprendizagem.O presente artigo trata de uma experiência de formação de professores readaptados sob o olhar da educação à distância na perspectiva de inovação das práticas pedagógicas com o uso de objetos digitais de aprendizagem (ODAS). Nosso objetivo foi descrever o processo de formação continuada dos professores considerando o uso de ODAS para o desenvolvimento do currículo no contexto escolar. A formação se deu com os docentes em situação de readaptação no Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza-CE, realizada pela Célula de Inovação Educacional/Núcleo de Tecnologia Educacional. O cenário de investigação teve como base de análise a participação nas atividades desenvolvidas pelos docentes no curso “Tecnologia e Currículo”, evidenciando o uso de ODAS e acesso aos diferentes materiais de referência como ressignificação das formas tradicionais de aprender. A metodologia da pesquisa contou com os seguintes aspectos: 1) aplicação de questionário de diagnóstico inicial na ferramenta Google Drive 2) aplicação de questionário de observação da participação do cursista na plataforma Escola Digital Fortaleza 3) experiências através do compartilhamento das ações nos fóruns. O curso apresentou propostas práticas de como desenvolver e utilizar os ODAS, no contexto do processo ensino aprendizagem, através da vivencia de uso de ferramentas digitais diversas: vídeos, jogos, mapas interativos, simuladores, revistas digitais etc, compreendidos como recursos digitais que contribuem para o processo de construção do conhecimento e não apenas como um recurso auxiliar no ensino. Os resultados apontaram que, nessa perspectiva de criação, e uso dos ODAS, os professores aprenderam fazendo, criando e planejando suas aulas inovando a produção do saber e repensando práticas pedagógicas à proporção que avançavam na apropriação e uso dessas ferramentas digitais. Conclui-se a partir dos resultados obtidos que a formação além de agregar novos conhecimentos e procedimentos didáticos, trouxe a clareza de como atuar concretamente no espaço escolar com o uso de ferramentas digitais, gerando novas formas de ensinar e aprender para a melhoria da autoestima dos sujeitos implicados no processo da formação, bem como a superação da situação de exclusão digital vivenciada por alguns, para uma nova investida na trajetória profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/45110.34115/basr.v2i3.451Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 3 (2018); 769-778Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 3 (2018); 769-7782595-36212595-362110.34115/basr.v2i3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/451/386Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, Selma BessaMenezes, Eliziete Nascimento de2018-09-20T23:33:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/451Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-09-20T23:33:57Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação tecnologia e currículo: importantes contribuições para a prática docente / Training technology and curriculum: important contributions to the teaching practice
title Formação tecnologia e currículo: importantes contribuições para a prática docente / Training technology and curriculum: important contributions to the teaching practice
spellingShingle Formação tecnologia e currículo: importantes contribuições para a prática docente / Training technology and curriculum: important contributions to the teaching practice
Sales, Selma Bessa
Formação de Professores. Tecnologia. Objetos Digitais de Aprendizagem.
title_short Formação tecnologia e currículo: importantes contribuições para a prática docente / Training technology and curriculum: important contributions to the teaching practice
title_full Formação tecnologia e currículo: importantes contribuições para a prática docente / Training technology and curriculum: important contributions to the teaching practice
title_fullStr Formação tecnologia e currículo: importantes contribuições para a prática docente / Training technology and curriculum: important contributions to the teaching practice
title_full_unstemmed Formação tecnologia e currículo: importantes contribuições para a prática docente / Training technology and curriculum: important contributions to the teaching practice
title_sort Formação tecnologia e currículo: importantes contribuições para a prática docente / Training technology and curriculum: important contributions to the teaching practice
author Sales, Selma Bessa
author_facet Sales, Selma Bessa
Menezes, Eliziete Nascimento de
author_role author
author2 Menezes, Eliziete Nascimento de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Selma Bessa
Menezes, Eliziete Nascimento de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. Tecnologia. Objetos Digitais de Aprendizagem.
topic Formação de Professores. Tecnologia. Objetos Digitais de Aprendizagem.
description O presente artigo trata de uma experiência de formação de professores readaptados sob o olhar da educação à distância na perspectiva de inovação das práticas pedagógicas com o uso de objetos digitais de aprendizagem (ODAS). Nosso objetivo foi descrever o processo de formação continuada dos professores considerando o uso de ODAS para o desenvolvimento do currículo no contexto escolar. A formação se deu com os docentes em situação de readaptação no Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza-CE, realizada pela Célula de Inovação Educacional/Núcleo de Tecnologia Educacional. O cenário de investigação teve como base de análise a participação nas atividades desenvolvidas pelos docentes no curso “Tecnologia e Currículo”, evidenciando o uso de ODAS e acesso aos diferentes materiais de referência como ressignificação das formas tradicionais de aprender. A metodologia da pesquisa contou com os seguintes aspectos: 1) aplicação de questionário de diagnóstico inicial na ferramenta Google Drive 2) aplicação de questionário de observação da participação do cursista na plataforma Escola Digital Fortaleza 3) experiências através do compartilhamento das ações nos fóruns. O curso apresentou propostas práticas de como desenvolver e utilizar os ODAS, no contexto do processo ensino aprendizagem, através da vivencia de uso de ferramentas digitais diversas: vídeos, jogos, mapas interativos, simuladores, revistas digitais etc, compreendidos como recursos digitais que contribuem para o processo de construção do conhecimento e não apenas como um recurso auxiliar no ensino. Os resultados apontaram que, nessa perspectiva de criação, e uso dos ODAS, os professores aprenderam fazendo, criando e planejando suas aulas inovando a produção do saber e repensando práticas pedagógicas à proporção que avançavam na apropriação e uso dessas ferramentas digitais. Conclui-se a partir dos resultados obtidos que a formação além de agregar novos conhecimentos e procedimentos didáticos, trouxe a clareza de como atuar concretamente no espaço escolar com o uso de ferramentas digitais, gerando novas formas de ensinar e aprender para a melhoria da autoestima dos sujeitos implicados no processo da formação, bem como a superação da situação de exclusão digital vivenciada por alguns, para uma nova investida na trajetória profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/451
10.34115/basr.v2i3.451
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/451
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i3.451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/451/386
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 3 (2018); 769-778
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 3 (2018); 769-778
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i3
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004471160832