Abordagem de sustentabilidade nos cursos Brasileiros de engenharia de produção / Sustainability approach in Brazilian production engineering courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gabriella Cavalcante de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, Isadora Cristina Mendes, Coelho, Gustavo Fernandes Rosado, Colombo, Ciliana Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
DOI: 10.34115/basr.v2i7.667
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/667
Resumo: Esta pesquisa realizou-se por meio de comparação entre a carga horária dos componentes curriculares relacionadas à área em estudo e a carga horária total de cada um dos cursosde graduação em Engenharia de Produção Plena em todo o Brasil, com o objetivo de verificar o grau de inserção da temática da sustentabilidade nos currículos. Adicionalmente, buscou-se verificar se os cursos de graduação com melhor avaliação pelos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) possuem uma maior incidência de componentes curriculares relacionados com a área em estudo. Os resultados encontrados por meio de análises estatísticas realizadas via software R apontaram que as estruturas curriculares dos cursos de graduação em Engenharia de Produção Plena do Brasil que têm maior Conceito Preliminar do Curso (CPC) (4 e 5) não possuem necessariamente maior carga horária de abordagem de sustentabilidade e que 81,25% dos cursos analisados com CPC 3 tem carga horária dos componentes curriculares da área inferior ao percentual sugerido pelo estudo como sendo adequando, que foi 5,5%, e para o grupo de cursos com CPC 4 e 5 o número sobe para 91,30%. 
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