Atuação do pedagogo em espaços não- formais: relato de experiência de estágio curricular em uma organização não governamental inclusiva / The work of the pedagogue in non-formal spaces: report of an experience of curricular internship in an inclusive non-governmental organization

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Luiza Carla da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2790
Resumo: Este relato de experiência foi resultado de um estágio curricular em grupo realizado no setor pedagógico da Lar Vida: Valorização Individual do Deficiente Anônimo localizada em Salvador (BA). A instituição mencionada é uma Organização Não Governamental (ONG) que atende sujeitos com as mais diversas deficiências, por isso foi ambiente propício para os autores deste trabalho observarem e refletirem tanto a importância do papel do pedagogo em espaços não formais quanto em como se dá o ato de educar em local de abrigamento inclusivo. No período do estágio, desenvolveu-se uma oficina de pintura com um grupo de jovens com autismo, devidamente registrada em filmagens. Em seguida, realizou-se levantamento bibliográfico, a fim de analisar os dados colhidos e alcançar os objetivos estabelecidos neste artigo. Buscou-se também considerar como se dá o ato de educar em rede de abrigamento, a qual atua cuidando e educando sujeitos que durante muito tempo tiveram seus direitos negados. Diante das situações vividas na instituição Lar Vida, foi possível ampliar a visão sobre o que seria o estágio, tal como concepções acerca do que seria Educação em sentido amplo, uma vez que nem todas as pessoas passarão pelo processo de escolarização convencional. 
id BASR-0_3fba3cf73746f9b2bf4ff05bb0dfc983
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2790
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Atuação do pedagogo em espaços não- formais: relato de experiência de estágio curricular em uma organização não governamental inclusiva / The work of the pedagogue in non-formal spaces: report of an experience of curricular internship in an inclusive non-governmental organizationPedagogia. Estágio curricular. Espaço- não formal. Educação especialEste relato de experiência foi resultado de um estágio curricular em grupo realizado no setor pedagógico da Lar Vida: Valorização Individual do Deficiente Anônimo localizada em Salvador (BA). A instituição mencionada é uma Organização Não Governamental (ONG) que atende sujeitos com as mais diversas deficiências, por isso foi ambiente propício para os autores deste trabalho observarem e refletirem tanto a importância do papel do pedagogo em espaços não formais quanto em como se dá o ato de educar em local de abrigamento inclusivo. No período do estágio, desenvolveu-se uma oficina de pintura com um grupo de jovens com autismo, devidamente registrada em filmagens. Em seguida, realizou-se levantamento bibliográfico, a fim de analisar os dados colhidos e alcançar os objetivos estabelecidos neste artigo. Buscou-se também considerar como se dá o ato de educar em rede de abrigamento, a qual atua cuidando e educando sujeitos que durante muito tempo tiveram seus direitos negados. Diante das situações vividas na instituição Lar Vida, foi possível ampliar a visão sobre o que seria o estágio, tal como concepções acerca do que seria Educação em sentido amplo, uma vez que nem todas as pessoas passarão pelo processo de escolarização convencional. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/279010.34115/basrv3n4-013Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 4 (2019); 1872-1881Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 4 (2019); 1872-18812595-36212595-362110.34115/basv3n4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2790/2761Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Luiza Carla da Silva2019-10-09T12:16:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2790Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-10-09T12:16:03Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Atuação do pedagogo em espaços não- formais: relato de experiência de estágio curricular em uma organização não governamental inclusiva / The work of the pedagogue in non-formal spaces: report of an experience of curricular internship in an inclusive non-governmental organization
title Atuação do pedagogo em espaços não- formais: relato de experiência de estágio curricular em uma organização não governamental inclusiva / The work of the pedagogue in non-formal spaces: report of an experience of curricular internship in an inclusive non-governmental organization
spellingShingle Atuação do pedagogo em espaços não- formais: relato de experiência de estágio curricular em uma organização não governamental inclusiva / The work of the pedagogue in non-formal spaces: report of an experience of curricular internship in an inclusive non-governmental organization
Soares, Luiza Carla da Silva
Pedagogia. Estágio curricular. Espaço- não formal. Educação especial
title_short Atuação do pedagogo em espaços não- formais: relato de experiência de estágio curricular em uma organização não governamental inclusiva / The work of the pedagogue in non-formal spaces: report of an experience of curricular internship in an inclusive non-governmental organization
title_full Atuação do pedagogo em espaços não- formais: relato de experiência de estágio curricular em uma organização não governamental inclusiva / The work of the pedagogue in non-formal spaces: report of an experience of curricular internship in an inclusive non-governmental organization
title_fullStr Atuação do pedagogo em espaços não- formais: relato de experiência de estágio curricular em uma organização não governamental inclusiva / The work of the pedagogue in non-formal spaces: report of an experience of curricular internship in an inclusive non-governmental organization
title_full_unstemmed Atuação do pedagogo em espaços não- formais: relato de experiência de estágio curricular em uma organização não governamental inclusiva / The work of the pedagogue in non-formal spaces: report of an experience of curricular internship in an inclusive non-governmental organization
title_sort Atuação do pedagogo em espaços não- formais: relato de experiência de estágio curricular em uma organização não governamental inclusiva / The work of the pedagogue in non-formal spaces: report of an experience of curricular internship in an inclusive non-governmental organization
author Soares, Luiza Carla da Silva
author_facet Soares, Luiza Carla da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Luiza Carla da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia. Estágio curricular. Espaço- não formal. Educação especial
topic Pedagogia. Estágio curricular. Espaço- não formal. Educação especial
description Este relato de experiência foi resultado de um estágio curricular em grupo realizado no setor pedagógico da Lar Vida: Valorização Individual do Deficiente Anônimo localizada em Salvador (BA). A instituição mencionada é uma Organização Não Governamental (ONG) que atende sujeitos com as mais diversas deficiências, por isso foi ambiente propício para os autores deste trabalho observarem e refletirem tanto a importância do papel do pedagogo em espaços não formais quanto em como se dá o ato de educar em local de abrigamento inclusivo. No período do estágio, desenvolveu-se uma oficina de pintura com um grupo de jovens com autismo, devidamente registrada em filmagens. Em seguida, realizou-se levantamento bibliográfico, a fim de analisar os dados colhidos e alcançar os objetivos estabelecidos neste artigo. Buscou-se também considerar como se dá o ato de educar em rede de abrigamento, a qual atua cuidando e educando sujeitos que durante muito tempo tiveram seus direitos negados. Diante das situações vividas na instituição Lar Vida, foi possível ampliar a visão sobre o que seria o estágio, tal como concepções acerca do que seria Educação em sentido amplo, uma vez que nem todas as pessoas passarão pelo processo de escolarização convencional. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2790
10.34115/basrv3n4-013
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2790
identifier_str_mv 10.34115/basrv3n4-013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2790/2761
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 4 (2019); 1872-1881
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 4 (2019); 1872-1881
2595-3621
2595-3621
10.34115/basv3n4
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005656051712