Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4906 |
Resumo: | O estudo se baseia na investigação do domínio das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), para o ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com enfoque na disciplina de Química a partir da avaliação diagnóstica com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O estudo tem como objetivo averiguar o domínio das habilidades de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com enfoque nos conhecimentos químicos, a partir da avaliação diagnóstica com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O estudo apresenta abordagem descritiva, de natureza quantitativa e configura-se como uma pesquisa de campo. Participaram como sujeitos do estudo 66 estudantes do 1º ano de uma Escola Estadual de Glória do Goitá – PE. Aos sujeitos foi aplicado de modo anônimo um questionário com 10 questões de Química, sendo 9 de múltipla escolha e uma discursiva. Os dados foram analisados no Excel da Microsoft® e apresentados em forma de gráficos. Diante da realização do estudo é possível concluir que a maioria das habilidades analisadas não foram compreendidas pela maioria dos estudantes, evidenciando assim que a BNCC (2017) precisa ser melhor executada nas escolas. |
id |
BASR-0_3fda0e81a24c5167686b866906bdb313 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4906 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluationEnsino de CiênciasEnsino de QuímicaAvaliação DiagnósticaBNCCO estudo se baseia na investigação do domínio das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), para o ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com enfoque na disciplina de Química a partir da avaliação diagnóstica com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O estudo tem como objetivo averiguar o domínio das habilidades de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com enfoque nos conhecimentos químicos, a partir da avaliação diagnóstica com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O estudo apresenta abordagem descritiva, de natureza quantitativa e configura-se como uma pesquisa de campo. Participaram como sujeitos do estudo 66 estudantes do 1º ano de uma Escola Estadual de Glória do Goitá – PE. Aos sujeitos foi aplicado de modo anônimo um questionário com 10 questões de Química, sendo 9 de múltipla escolha e uma discursiva. Os dados foram analisados no Excel da Microsoft® e apresentados em forma de gráficos. Diante da realização do estudo é possível concluir que a maioria das habilidades analisadas não foram compreendidas pela maioria dos estudantes, evidenciando assim que a BNCC (2017) precisa ser melhor executada nas escolas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/490610.34115/basrv3n6-019Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 6 (2019); 2525-2542Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 6 (2019); 2525-25422595-36212595-362110.34115/basr.v3i6reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4906/4520Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Giselly de OliveiraNeto, Erivaldo Gumercindo de SouzaFalcão, Ana Patrícia Siqueira TavaresFilho, Moacyr CunhaRibeiro, Iunaly Sumaia Da Costa AtaideNeri, Vicente De Paula Da SilvaSilva, Leandro Soares daFreire, Mércia dos SantosCunha, Ana Luiza Xavier2019-12-23T17:09:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4906Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-12-23T17:09:46Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation |
title |
Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation |
spellingShingle |
Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation Silva, Giselly de Oliveira Ensino de Ciências Ensino de Química Avaliação Diagnóstica BNCC |
title_short |
Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation |
title_full |
Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation |
title_fullStr |
Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation |
title_full_unstemmed |
Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation |
title_sort |
Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation |
author |
Silva, Giselly de Oliveira |
author_facet |
Silva, Giselly de Oliveira Neto, Erivaldo Gumercindo de Souza Falcão, Ana Patrícia Siqueira Tavares Filho, Moacyr Cunha Ribeiro, Iunaly Sumaia Da Costa Ataide Neri, Vicente De Paula Da Silva Silva, Leandro Soares da Freire, Mércia dos Santos Cunha, Ana Luiza Xavier |
author_role |
author |
author2 |
Neto, Erivaldo Gumercindo de Souza Falcão, Ana Patrícia Siqueira Tavares Filho, Moacyr Cunha Ribeiro, Iunaly Sumaia Da Costa Ataide Neri, Vicente De Paula Da Silva Silva, Leandro Soares da Freire, Mércia dos Santos Cunha, Ana Luiza Xavier |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Giselly de Oliveira Neto, Erivaldo Gumercindo de Souza Falcão, Ana Patrícia Siqueira Tavares Filho, Moacyr Cunha Ribeiro, Iunaly Sumaia Da Costa Ataide Neri, Vicente De Paula Da Silva Silva, Leandro Soares da Freire, Mércia dos Santos Cunha, Ana Luiza Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Ensino de Química Avaliação Diagnóstica BNCC |
topic |
Ensino de Ciências Ensino de Química Avaliação Diagnóstica BNCC |
description |
O estudo se baseia na investigação do domínio das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), para o ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com enfoque na disciplina de Química a partir da avaliação diagnóstica com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O estudo tem como objetivo averiguar o domínio das habilidades de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com enfoque nos conhecimentos químicos, a partir da avaliação diagnóstica com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O estudo apresenta abordagem descritiva, de natureza quantitativa e configura-se como uma pesquisa de campo. Participaram como sujeitos do estudo 66 estudantes do 1º ano de uma Escola Estadual de Glória do Goitá – PE. Aos sujeitos foi aplicado de modo anônimo um questionário com 10 questões de Química, sendo 9 de múltipla escolha e uma discursiva. Os dados foram analisados no Excel da Microsoft® e apresentados em forma de gráficos. Diante da realização do estudo é possível concluir que a maioria das habilidades analisadas não foram compreendidas pela maioria dos estudantes, evidenciando assim que a BNCC (2017) precisa ser melhor executada nas escolas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4906 10.34115/basrv3n6-019 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4906 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv3n6-019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4906/4520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 6 (2019); 2525-2542 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 6 (2019); 2525-2542 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i6 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240006164611072 |