Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giselly de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neto, Erivaldo Gumercindo de Souza, Falcão, Ana Patrícia Siqueira Tavares, Filho, Moacyr Cunha, Ribeiro, Iunaly Sumaia Da Costa Ataide, Neri, Vicente De Paula Da Silva, Silva, Leandro Soares da, Freire, Mércia dos Santos, Cunha, Ana Luiza Xavier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4906
Resumo: O estudo se baseia na investigação do domínio das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), para o ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com enfoque na disciplina de Química a partir da avaliação diagnóstica com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O estudo tem como objetivo averiguar o domínio das habilidades de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com enfoque nos conhecimentos químicos, a partir da avaliação diagnóstica com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O estudo apresenta abordagem descritiva, de natureza quantitativa e configura-se como uma pesquisa de campo. Participaram como sujeitos do estudo 66 estudantes do 1º ano de uma Escola Estadual de Glória do Goitá – PE.  Aos sujeitos foi aplicado de modo anônimo um questionário com 10 questões de Química, sendo 9 de múltipla escolha e uma discursiva. Os dados foram analisados no Excel da Microsoft® e apresentados em forma de gráficos. Diante da realização do estudo é possível concluir que a maioria das habilidades analisadas não foram compreendidas pela maioria dos estudantes, evidenciando assim que a BNCC (2017) precisa ser melhor executada nas escolas. 
id BASR-0_3fda0e81a24c5167686b866906bdb313
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4906
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluationEnsino de CiênciasEnsino de QuímicaAvaliação DiagnósticaBNCCO estudo se baseia na investigação do domínio das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), para o ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com enfoque na disciplina de Química a partir da avaliação diagnóstica com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O estudo tem como objetivo averiguar o domínio das habilidades de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com enfoque nos conhecimentos químicos, a partir da avaliação diagnóstica com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O estudo apresenta abordagem descritiva, de natureza quantitativa e configura-se como uma pesquisa de campo. Participaram como sujeitos do estudo 66 estudantes do 1º ano de uma Escola Estadual de Glória do Goitá – PE.  Aos sujeitos foi aplicado de modo anônimo um questionário com 10 questões de Química, sendo 9 de múltipla escolha e uma discursiva. Os dados foram analisados no Excel da Microsoft® e apresentados em forma de gráficos. Diante da realização do estudo é possível concluir que a maioria das habilidades analisadas não foram compreendidas pela maioria dos estudantes, evidenciando assim que a BNCC (2017) precisa ser melhor executada nas escolas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/490610.34115/basrv3n6-019Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 6 (2019); 2525-2542Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 6 (2019); 2525-25422595-36212595-362110.34115/basr.v3i6reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4906/4520Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Giselly de OliveiraNeto, Erivaldo Gumercindo de SouzaFalcão, Ana Patrícia Siqueira TavaresFilho, Moacyr CunhaRibeiro, Iunaly Sumaia Da Costa AtaideNeri, Vicente De Paula Da SilvaSilva, Leandro Soares daFreire, Mércia dos SantosCunha, Ana Luiza Xavier2019-12-23T17:09:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4906Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-12-23T17:09:46Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation
title Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation
spellingShingle Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation
Silva, Giselly de Oliveira
Ensino de Ciências
Ensino de Química
Avaliação Diagnóstica
BNCC
title_short Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation
title_full Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation
title_fullStr Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation
title_full_unstemmed Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation
title_sort Do ensino de ciências ao ensino de química: um olhar a partir da avaliação diagnóstica / From science teaching to chemistry teaching: a look from diagnostic evaluation
author Silva, Giselly de Oliveira
author_facet Silva, Giselly de Oliveira
Neto, Erivaldo Gumercindo de Souza
Falcão, Ana Patrícia Siqueira Tavares
Filho, Moacyr Cunha
Ribeiro, Iunaly Sumaia Da Costa Ataide
Neri, Vicente De Paula Da Silva
Silva, Leandro Soares da
Freire, Mércia dos Santos
Cunha, Ana Luiza Xavier
author_role author
author2 Neto, Erivaldo Gumercindo de Souza
Falcão, Ana Patrícia Siqueira Tavares
Filho, Moacyr Cunha
Ribeiro, Iunaly Sumaia Da Costa Ataide
Neri, Vicente De Paula Da Silva
Silva, Leandro Soares da
Freire, Mércia dos Santos
Cunha, Ana Luiza Xavier
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Giselly de Oliveira
Neto, Erivaldo Gumercindo de Souza
Falcão, Ana Patrícia Siqueira Tavares
Filho, Moacyr Cunha
Ribeiro, Iunaly Sumaia Da Costa Ataide
Neri, Vicente De Paula Da Silva
Silva, Leandro Soares da
Freire, Mércia dos Santos
Cunha, Ana Luiza Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Ensino de Química
Avaliação Diagnóstica
BNCC
topic Ensino de Ciências
Ensino de Química
Avaliação Diagnóstica
BNCC
description O estudo se baseia na investigação do domínio das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), para o ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com enfoque na disciplina de Química a partir da avaliação diagnóstica com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O estudo tem como objetivo averiguar o domínio das habilidades de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com enfoque nos conhecimentos químicos, a partir da avaliação diagnóstica com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O estudo apresenta abordagem descritiva, de natureza quantitativa e configura-se como uma pesquisa de campo. Participaram como sujeitos do estudo 66 estudantes do 1º ano de uma Escola Estadual de Glória do Goitá – PE.  Aos sujeitos foi aplicado de modo anônimo um questionário com 10 questões de Química, sendo 9 de múltipla escolha e uma discursiva. Os dados foram analisados no Excel da Microsoft® e apresentados em forma de gráficos. Diante da realização do estudo é possível concluir que a maioria das habilidades analisadas não foram compreendidas pela maioria dos estudantes, evidenciando assim que a BNCC (2017) precisa ser melhor executada nas escolas. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4906
10.34115/basrv3n6-019
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4906
identifier_str_mv 10.34115/basrv3n6-019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4906/4520
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 6 (2019); 2525-2542
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 6 (2019); 2525-2542
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i6
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240006164611072