Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebouças, Nathália Patrício
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Jesus, Cibelly Ariadne Simplicio de, Neta, Otávia Rodrigues Torres, Penha, Sthefani da Costa, Carvalho, Natália Sales de, Pinto, Maria Soraia, Meireles, Ana Vaneska Passos, Limaverde, Patrícia Teixeira Limaverde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1162
Resumo: Objetivo: O presente estudo objetiva avaliar a eficácia de um instrumento educacional criado para reduzir as dificuldades dos alunos no Módulo de Nutrição da concepção ao segundo ano de vida da Universidade de Fortaleza. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, observacional de natureza quantitativa, realizado na Universidade de Fortaleza, no período de julho a dezembro de 2017. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário de 6 questões para  avaliação da ferramenta, constando-se cinco perguntas de teor objetivo e uma de teor descritivo, visando avaliar a eficácia da ferramenta de passo a passo criada. A aplicação do questionário foi realizada em ambiente virtual, no programa Google Forms. Resultados: A população do estudo foi de 34 alunos matriculados no Módulo. Observou-se que 94,1% (n=32) dos alunos tiveram acesso a ferramenta; 100% (n=34) dos alunos consideraram uma ferramenta útil para aprender o conteúdo abordado; 97,1% (n=33) dos alunos consideraram que a ferramenta colaborou para a melhoria do seu aprendizado; 97,1% (n=33) considerou que a ferramenta colaborou para auxiliar em dúvidas no momento do estudo; 100% dos alunos considerou uma metodologia eficaz a ser usada em um Módulo que contenha cálculos e avaliações. Já na analise subjetiva da ferramenta, os alunos consideraram que a ferramenta poderia ser utilizada em outras disciplinas para o auxílio das dúvidas. Conclusão: Conclui-se que a ferramenta de Passo a Passo criada foi útil para os estudos e o aprendizado desses estudantes e, que foi interessante tanto para o Módulo como também para outras disciplinas, além de ser um instrumento com o objetivo de auxiliar os alunos fora da sala de aula e ser capaz de detectar suas dificuldades.
id BASR-0_461af21eb0234a74470d34e1889e40a9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1162
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of lifeEficácia. Materiais de Ensino. Materiais Didáticos. Dificuldade. Mentores.Objetivo: O presente estudo objetiva avaliar a eficácia de um instrumento educacional criado para reduzir as dificuldades dos alunos no Módulo de Nutrição da concepção ao segundo ano de vida da Universidade de Fortaleza. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, observacional de natureza quantitativa, realizado na Universidade de Fortaleza, no período de julho a dezembro de 2017. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário de 6 questões para  avaliação da ferramenta, constando-se cinco perguntas de teor objetivo e uma de teor descritivo, visando avaliar a eficácia da ferramenta de passo a passo criada. A aplicação do questionário foi realizada em ambiente virtual, no programa Google Forms. Resultados: A população do estudo foi de 34 alunos matriculados no Módulo. Observou-se que 94,1% (n=32) dos alunos tiveram acesso a ferramenta; 100% (n=34) dos alunos consideraram uma ferramenta útil para aprender o conteúdo abordado; 97,1% (n=33) dos alunos consideraram que a ferramenta colaborou para a melhoria do seu aprendizado; 97,1% (n=33) considerou que a ferramenta colaborou para auxiliar em dúvidas no momento do estudo; 100% dos alunos considerou uma metodologia eficaz a ser usada em um Módulo que contenha cálculos e avaliações. Já na analise subjetiva da ferramenta, os alunos consideraram que a ferramenta poderia ser utilizada em outras disciplinas para o auxílio das dúvidas. Conclusão: Conclui-se que a ferramenta de Passo a Passo criada foi útil para os estudos e o aprendizado desses estudantes e, que foi interessante tanto para o Módulo como também para outras disciplinas, além de ser um instrumento com o objetivo de auxiliar os alunos fora da sala de aula e ser capaz de detectar suas dificuldades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/116210.34115/basr.v3i2.1162Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 1152-1160Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 1152-11602595-36212595-362110.34115/basr.v3i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1162/1016Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRebouças, Nathália PatrícioJesus, Cibelly Ariadne Simplicio deNeta, Otávia Rodrigues TorresPenha, Sthefani da CostaCarvalho, Natália Sales dePinto, Maria SoraiaMeireles, Ana Vaneska PassosLimaverde, Patrícia Teixeira Limaverde2019-06-04T13:54:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1162Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-06-04T13:54:47Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life
title Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life
spellingShingle Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life
Rebouças, Nathália Patrício
Eficácia. Materiais de Ensino. Materiais Didáticos. Dificuldade. Mentores.
title_short Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life
title_full Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life
title_fullStr Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life
title_full_unstemmed Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life
title_sort Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life
author Rebouças, Nathália Patrício
author_facet Rebouças, Nathália Patrício
Jesus, Cibelly Ariadne Simplicio de
Neta, Otávia Rodrigues Torres
Penha, Sthefani da Costa
Carvalho, Natália Sales de
Pinto, Maria Soraia
Meireles, Ana Vaneska Passos
Limaverde, Patrícia Teixeira Limaverde
author_role author
author2 Jesus, Cibelly Ariadne Simplicio de
Neta, Otávia Rodrigues Torres
Penha, Sthefani da Costa
Carvalho, Natália Sales de
Pinto, Maria Soraia
Meireles, Ana Vaneska Passos
Limaverde, Patrícia Teixeira Limaverde
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebouças, Nathália Patrício
Jesus, Cibelly Ariadne Simplicio de
Neta, Otávia Rodrigues Torres
Penha, Sthefani da Costa
Carvalho, Natália Sales de
Pinto, Maria Soraia
Meireles, Ana Vaneska Passos
Limaverde, Patrícia Teixeira Limaverde
dc.subject.por.fl_str_mv Eficácia. Materiais de Ensino. Materiais Didáticos. Dificuldade. Mentores.
topic Eficácia. Materiais de Ensino. Materiais Didáticos. Dificuldade. Mentores.
description Objetivo: O presente estudo objetiva avaliar a eficácia de um instrumento educacional criado para reduzir as dificuldades dos alunos no Módulo de Nutrição da concepção ao segundo ano de vida da Universidade de Fortaleza. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, observacional de natureza quantitativa, realizado na Universidade de Fortaleza, no período de julho a dezembro de 2017. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário de 6 questões para  avaliação da ferramenta, constando-se cinco perguntas de teor objetivo e uma de teor descritivo, visando avaliar a eficácia da ferramenta de passo a passo criada. A aplicação do questionário foi realizada em ambiente virtual, no programa Google Forms. Resultados: A população do estudo foi de 34 alunos matriculados no Módulo. Observou-se que 94,1% (n=32) dos alunos tiveram acesso a ferramenta; 100% (n=34) dos alunos consideraram uma ferramenta útil para aprender o conteúdo abordado; 97,1% (n=33) dos alunos consideraram que a ferramenta colaborou para a melhoria do seu aprendizado; 97,1% (n=33) considerou que a ferramenta colaborou para auxiliar em dúvidas no momento do estudo; 100% dos alunos considerou uma metodologia eficaz a ser usada em um Módulo que contenha cálculos e avaliações. Já na analise subjetiva da ferramenta, os alunos consideraram que a ferramenta poderia ser utilizada em outras disciplinas para o auxílio das dúvidas. Conclusão: Conclui-se que a ferramenta de Passo a Passo criada foi útil para os estudos e o aprendizado desses estudantes e, que foi interessante tanto para o Módulo como também para outras disciplinas, além de ser um instrumento com o objetivo de auxiliar os alunos fora da sala de aula e ser capaz de detectar suas dificuldades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1162
10.34115/basr.v3i2.1162
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1162
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i2.1162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1162/1016
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 1152-1160
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 1152-1160
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i2
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005561679872