Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1162 |
Resumo: | Objetivo: O presente estudo objetiva avaliar a eficácia de um instrumento educacional criado para reduzir as dificuldades dos alunos no Módulo de Nutrição da concepção ao segundo ano de vida da Universidade de Fortaleza. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, observacional de natureza quantitativa, realizado na Universidade de Fortaleza, no período de julho a dezembro de 2017. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário de 6 questões para avaliação da ferramenta, constando-se cinco perguntas de teor objetivo e uma de teor descritivo, visando avaliar a eficácia da ferramenta de passo a passo criada. A aplicação do questionário foi realizada em ambiente virtual, no programa Google Forms. Resultados: A população do estudo foi de 34 alunos matriculados no Módulo. Observou-se que 94,1% (n=32) dos alunos tiveram acesso a ferramenta; 100% (n=34) dos alunos consideraram uma ferramenta útil para aprender o conteúdo abordado; 97,1% (n=33) dos alunos consideraram que a ferramenta colaborou para a melhoria do seu aprendizado; 97,1% (n=33) considerou que a ferramenta colaborou para auxiliar em dúvidas no momento do estudo; 100% dos alunos considerou uma metodologia eficaz a ser usada em um Módulo que contenha cálculos e avaliações. Já na analise subjetiva da ferramenta, os alunos consideraram que a ferramenta poderia ser utilizada em outras disciplinas para o auxílio das dúvidas. Conclusão: Conclui-se que a ferramenta de Passo a Passo criada foi útil para os estudos e o aprendizado desses estudantes e, que foi interessante tanto para o Módulo como também para outras disciplinas, além de ser um instrumento com o objetivo de auxiliar os alunos fora da sala de aula e ser capaz de detectar suas dificuldades. |
id |
BASR-0_461af21eb0234a74470d34e1889e40a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1162 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of lifeEficácia. Materiais de Ensino. Materiais Didáticos. Dificuldade. Mentores.Objetivo: O presente estudo objetiva avaliar a eficácia de um instrumento educacional criado para reduzir as dificuldades dos alunos no Módulo de Nutrição da concepção ao segundo ano de vida da Universidade de Fortaleza. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, observacional de natureza quantitativa, realizado na Universidade de Fortaleza, no período de julho a dezembro de 2017. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário de 6 questões para avaliação da ferramenta, constando-se cinco perguntas de teor objetivo e uma de teor descritivo, visando avaliar a eficácia da ferramenta de passo a passo criada. A aplicação do questionário foi realizada em ambiente virtual, no programa Google Forms. Resultados: A população do estudo foi de 34 alunos matriculados no Módulo. Observou-se que 94,1% (n=32) dos alunos tiveram acesso a ferramenta; 100% (n=34) dos alunos consideraram uma ferramenta útil para aprender o conteúdo abordado; 97,1% (n=33) dos alunos consideraram que a ferramenta colaborou para a melhoria do seu aprendizado; 97,1% (n=33) considerou que a ferramenta colaborou para auxiliar em dúvidas no momento do estudo; 100% dos alunos considerou uma metodologia eficaz a ser usada em um Módulo que contenha cálculos e avaliações. Já na analise subjetiva da ferramenta, os alunos consideraram que a ferramenta poderia ser utilizada em outras disciplinas para o auxílio das dúvidas. Conclusão: Conclui-se que a ferramenta de Passo a Passo criada foi útil para os estudos e o aprendizado desses estudantes e, que foi interessante tanto para o Módulo como também para outras disciplinas, além de ser um instrumento com o objetivo de auxiliar os alunos fora da sala de aula e ser capaz de detectar suas dificuldades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/116210.34115/basr.v3i2.1162Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 1152-1160Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 1152-11602595-36212595-362110.34115/basr.v3i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1162/1016Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRebouças, Nathália PatrícioJesus, Cibelly Ariadne Simplicio deNeta, Otávia Rodrigues TorresPenha, Sthefani da CostaCarvalho, Natália Sales dePinto, Maria SoraiaMeireles, Ana Vaneska PassosLimaverde, Patrícia Teixeira Limaverde2019-06-04T13:54:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1162Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-06-04T13:54:47Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life |
title |
Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life |
spellingShingle |
Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life Rebouças, Nathália Patrício Eficácia. Materiais de Ensino. Materiais Didáticos. Dificuldade. Mentores. |
title_short |
Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life |
title_full |
Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life |
title_fullStr |
Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life |
title_full_unstemmed |
Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life |
title_sort |
Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life |
author |
Rebouças, Nathália Patrício |
author_facet |
Rebouças, Nathália Patrício Jesus, Cibelly Ariadne Simplicio de Neta, Otávia Rodrigues Torres Penha, Sthefani da Costa Carvalho, Natália Sales de Pinto, Maria Soraia Meireles, Ana Vaneska Passos Limaverde, Patrícia Teixeira Limaverde |
author_role |
author |
author2 |
Jesus, Cibelly Ariadne Simplicio de Neta, Otávia Rodrigues Torres Penha, Sthefani da Costa Carvalho, Natália Sales de Pinto, Maria Soraia Meireles, Ana Vaneska Passos Limaverde, Patrícia Teixeira Limaverde |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebouças, Nathália Patrício Jesus, Cibelly Ariadne Simplicio de Neta, Otávia Rodrigues Torres Penha, Sthefani da Costa Carvalho, Natália Sales de Pinto, Maria Soraia Meireles, Ana Vaneska Passos Limaverde, Patrícia Teixeira Limaverde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eficácia. Materiais de Ensino. Materiais Didáticos. Dificuldade. Mentores. |
topic |
Eficácia. Materiais de Ensino. Materiais Didáticos. Dificuldade. Mentores. |
description |
Objetivo: O presente estudo objetiva avaliar a eficácia de um instrumento educacional criado para reduzir as dificuldades dos alunos no Módulo de Nutrição da concepção ao segundo ano de vida da Universidade de Fortaleza. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, observacional de natureza quantitativa, realizado na Universidade de Fortaleza, no período de julho a dezembro de 2017. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário de 6 questões para avaliação da ferramenta, constando-se cinco perguntas de teor objetivo e uma de teor descritivo, visando avaliar a eficácia da ferramenta de passo a passo criada. A aplicação do questionário foi realizada em ambiente virtual, no programa Google Forms. Resultados: A população do estudo foi de 34 alunos matriculados no Módulo. Observou-se que 94,1% (n=32) dos alunos tiveram acesso a ferramenta; 100% (n=34) dos alunos consideraram uma ferramenta útil para aprender o conteúdo abordado; 97,1% (n=33) dos alunos consideraram que a ferramenta colaborou para a melhoria do seu aprendizado; 97,1% (n=33) considerou que a ferramenta colaborou para auxiliar em dúvidas no momento do estudo; 100% dos alunos considerou uma metodologia eficaz a ser usada em um Módulo que contenha cálculos e avaliações. Já na analise subjetiva da ferramenta, os alunos consideraram que a ferramenta poderia ser utilizada em outras disciplinas para o auxílio das dúvidas. Conclusão: Conclui-se que a ferramenta de Passo a Passo criada foi útil para os estudos e o aprendizado desses estudantes e, que foi interessante tanto para o Módulo como também para outras disciplinas, além de ser um instrumento com o objetivo de auxiliar os alunos fora da sala de aula e ser capaz de detectar suas dificuldades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1162 10.34115/basr.v3i2.1162 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1162 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v3i2.1162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1162/1016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 1152-1160 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 1152-1160 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i2 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005561679872 |