A linguagem química no ensino médio: observações a partir das reações químicas / The chemical language in high school: observations from chemical reactions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giselly de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neto, Erivaldo Gumercindo de Souza, Falcão, Ana Patrícia Siqueira Tavares, Filho, Moacyr Cunha, Lima, Iloane dos Santos, Ribeiro, Iunaly Sumaia Da Costa Ataide, Silva, Dávisson Falcão, Freire, Mércia dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
DOI: 10.34115/basrv3n5-025
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4131
Resumo: Com o avanço da ciência, a linguagem científica também se desenvolveu. No caso da química tornou-se uma padronização com a finalidade de transmitir as informações químicas de modo prático e universal. Assim o estudo tem como objetivo reconhecer o domínio da linguagem simbólica da química dos estudantes do Ensino Médio. Participaram do estudo 78 estudantes de uma escola particular, 73 estudantes de uma escola estadual e 72 de uma escola federal, todas localizadas no município de Vitória de Santo Antão-PE. Aos estudantes foi aplicado um questionário com 4 questões abertas: a primeira questão solicitava que os estudantes transcrevessem as reações químicas para o português escrito, a segunda que os estudantes nomeassem as espécies químicas apresentadas; a terceira questão era referente ao significado dos símbolos termodinâmicos; a quarta solicitava o processo inverso da primeira questão, que os estudantes transcrevessem as reações do português para simbologia química. O estudo possui uma abordagem qualitativa e utiliza o método comparativo. Os dados foram analisados no Excel da Microsoft® e apresentados em forma de gráficos. Os resultados apontam que os estudantes apresentaram muitas dificuldades nas resoluções das questões I e IV. Observa-se que os estudantes têm uma melhor compreensão dos símbolos químicos quando apresentados de forma individual. A partir do estudo é possível concluir que os estudantes do Ensino Médio apresentam dificuldade para transcrever as reações da linguagem química para o português e vice-versa. Assim se faz necessária uma reflexão a respeito de como está ocorrendo o ensino-aprendizagem da simbologia química no Ensino Médio.  
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