ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: STUDIES INVOLVING LANGUAGE AND CHEMICAL EDUCATION IN THE PERIOD OF 2008 TO 2010, SOME CONSIDERATIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flor, Cristhiane Cunha
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cassiani, Suzani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34712
Resumo: A incorporação dos trabalhos de Lev S. Vigotsky às pesquisas em ensino de Ciências gerou articulações entre linguagem e Educação Científica no sentido de se estudar a utilização e papel das analogias nesse contexto e o discurso, leitura e escri ta no âmbito do ensino de ciências, por exemplo. Diante desse cenário, temos como proposta apresentar uma revisão na literatura da área de Educação Científica, com recorte de trabalhos que envolvam estudos brasileiros, linguagem e educação química em sala de aula. Entre os resultados, encontramos três enfoques principais: papel e funcionamento de analogias no ensino de Química, análise de interações discursivas em sala de aula e escrita e leitura de artigos científicos e divulgação científica no ensi no superior. The incorporation of the works of Lev S. Vigotsky to the researches in education on Sciences generated articulations between language and Scientific Edu cation in that which concerns the utilization and role of analogies in that context, and the utilization of talking, reading and writing in the context of the education of sciences, for example. With that setting, we have the proposal of showing a revision in the literature of the area of Scientific Education, doing a clipping of works that involve Brazilian studies, language and Chemical Education in classroom. Between the results, we find three main approachs: roles and operation of analogies in the education of Chemistry, analysis of discursives interactions in classroom and written and reading of scientific articles and scientific disclosure in the higher education.
id UFMG-11_97788e167de5140ee7d5fe5bbd84c4f4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34712
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: STUDIES INVOLVING LANGUAGE AND CHEMICAL EDUCATION IN THE PERIOD OF 2008 TO 2010, SOME CONSIDERATIONSLinguagem; Educação Química; Levantamento Bibliográfico.A incorporação dos trabalhos de Lev S. Vigotsky às pesquisas em ensino de Ciências gerou articulações entre linguagem e Educação Científica no sentido de se estudar a utilização e papel das analogias nesse contexto e o discurso, leitura e escri ta no âmbito do ensino de ciências, por exemplo. Diante desse cenário, temos como proposta apresentar uma revisão na literatura da área de Educação Científica, com recorte de trabalhos que envolvam estudos brasileiros, linguagem e educação química em sala de aula. Entre os resultados, encontramos três enfoques principais: papel e funcionamento de analogias no ensino de Química, análise de interações discursivas em sala de aula e escrita e leitura de artigos científicos e divulgação científica no ensi no superior. The incorporation of the works of Lev S. Vigotsky to the researches in education on Sciences generated articulations between language and Scientific Edu cation in that which concerns the utilization and role of analogies in that context, and the utilization of talking, reading and writing in the context of the education of sciences, for example. With that setting, we have the proposal of showing a revision in the literature of the area of Scientific Education, doing a clipping of works that involve Brazilian studies, language and Chemical Education in classroom. Between the results, we find three main approachs: roles and operation of analogies in the education of Chemistry, analysis of discursives interactions in classroom and written and reading of scientific articles and scientific disclosure in the higher education.CECIMIG-FaE-UFMG2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3471210.1590/1983-21172012140112Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34712/27401Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessFlor, Cristhiane Cunha Cassiani, Suzani 2021-06-19T16:25:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34712Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T16:25Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: STUDIES INVOLVING LANGUAGE AND CHEMICAL EDUCATION IN THE PERIOD OF 2008 TO 2010, SOME CONSIDERATIONS
title ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: STUDIES INVOLVING LANGUAGE AND CHEMICAL EDUCATION IN THE PERIOD OF 2008 TO 2010, SOME CONSIDERATIONS
spellingShingle ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: STUDIES INVOLVING LANGUAGE AND CHEMICAL EDUCATION IN THE PERIOD OF 2008 TO 2010, SOME CONSIDERATIONS
Flor, Cristhiane Cunha
Linguagem; Educação Química; Levantamento Bibliográfico.
title_short ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: STUDIES INVOLVING LANGUAGE AND CHEMICAL EDUCATION IN THE PERIOD OF 2008 TO 2010, SOME CONSIDERATIONS
title_full ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: STUDIES INVOLVING LANGUAGE AND CHEMICAL EDUCATION IN THE PERIOD OF 2008 TO 2010, SOME CONSIDERATIONS
title_fullStr ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: STUDIES INVOLVING LANGUAGE AND CHEMICAL EDUCATION IN THE PERIOD OF 2008 TO 2010, SOME CONSIDERATIONS
title_full_unstemmed ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: STUDIES INVOLVING LANGUAGE AND CHEMICAL EDUCATION IN THE PERIOD OF 2008 TO 2010, SOME CONSIDERATIONS
title_sort ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO PERÍODO DE 2000 A 2008 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: STUDIES INVOLVING LANGUAGE AND CHEMICAL EDUCATION IN THE PERIOD OF 2008 TO 2010, SOME CONSIDERATIONS
author Flor, Cristhiane Cunha
author_facet Flor, Cristhiane Cunha
Cassiani, Suzani
author_role author
author2 Cassiani, Suzani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flor, Cristhiane Cunha
Cassiani, Suzani
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem; Educação Química; Levantamento Bibliográfico.
topic Linguagem; Educação Química; Levantamento Bibliográfico.
description A incorporação dos trabalhos de Lev S. Vigotsky às pesquisas em ensino de Ciências gerou articulações entre linguagem e Educação Científica no sentido de se estudar a utilização e papel das analogias nesse contexto e o discurso, leitura e escri ta no âmbito do ensino de ciências, por exemplo. Diante desse cenário, temos como proposta apresentar uma revisão na literatura da área de Educação Científica, com recorte de trabalhos que envolvam estudos brasileiros, linguagem e educação química em sala de aula. Entre os resultados, encontramos três enfoques principais: papel e funcionamento de analogias no ensino de Química, análise de interações discursivas em sala de aula e escrita e leitura de artigos científicos e divulgação científica no ensi no superior. The incorporation of the works of Lev S. Vigotsky to the researches in education on Sciences generated articulations between language and Scientific Edu cation in that which concerns the utilization and role of analogies in that context, and the utilization of talking, reading and writing in the context of the education of sciences, for example. With that setting, we have the proposal of showing a revision in the literature of the area of Scientific Education, doing a clipping of works that involve Brazilian studies, language and Chemical Education in classroom. Between the results, we find three main approachs: roles and operation of analogies in the education of Chemistry, analysis of discursives interactions in classroom and written and reading of scientific articles and scientific disclosure in the higher education.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34712
10.1590/1983-21172012140112
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34712
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172012140112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34712/27401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165012508672