Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/533 |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais estudados em crianças em idade escolar. Sendo basicamente neurológico, o TDAH é caracterizado pela desatenção, agitação (hiperatividade) e impulsividade.O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos pais e professores frente ao TDAH. Trata-se de um estudo transversal, de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa.A pesquisa foi desenvolvido com dez pais ou responsável legal de crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH e dez professores da rede de ensino que lesionam para o grupo de crianças e adolescentes com o referido transtorno. Os resultados do estudo indicam a existencia de barreiras para a compreensão do TDAH tanto no ambiente familiar quanto escolar. Abordar os limites no entendimeno do TDAH e fortalecer o elo, nucleo familiar, educacional e de saúde pode permitir não apenas a redução dos sintomas mas o aumento de competências individuais na infância e na adolescência.Reconhecer a percepção dos pais e professores, permite delinear estratégias multidisciplinares e multisetoriais, de modo a ampliar a sua atuação no processo de reabilitação. O estudo permite ainda ampliar co-participação da enfermagem e dos demais profissionais de saúde, na atenção integral e humanizado a saúde do indivíduo, família e comunidade. |
id |
BASR-0_62f310fccfe3912332d0c1a497e8ea10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/533 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivityFamíliaEscolaTranstorno do Deficit de Atenção com HiperatividadeInfânciaAdolescência.O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais estudados em crianças em idade escolar. Sendo basicamente neurológico, o TDAH é caracterizado pela desatenção, agitação (hiperatividade) e impulsividade.O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos pais e professores frente ao TDAH. Trata-se de um estudo transversal, de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa.A pesquisa foi desenvolvido com dez pais ou responsável legal de crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH e dez professores da rede de ensino que lesionam para o grupo de crianças e adolescentes com o referido transtorno. Os resultados do estudo indicam a existencia de barreiras para a compreensão do TDAH tanto no ambiente familiar quanto escolar. Abordar os limites no entendimeno do TDAH e fortalecer o elo, nucleo familiar, educacional e de saúde pode permitir não apenas a redução dos sintomas mas o aumento de competências individuais na infância e na adolescência.Reconhecer a percepção dos pais e professores, permite delinear estratégias multidisciplinares e multisetoriais, de modo a ampliar a sua atuação no processo de reabilitação. O estudo permite ainda ampliar co-participação da enfermagem e dos demais profissionais de saúde, na atenção integral e humanizado a saúde do indivíduo, família e comunidade. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/53310.34115/basr.v2i4.533Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1470-1485Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1470-14852595-36212595-362110.34115/basr.v2i4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/533/459Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazon, Luciana MariaMoro, AdrianaNegrelli, Mariléia HodzinskiTombini, KarinaSchmidt, Talita Cristina de AlmeidaPetreça, Renata HenriqueConcatto, Marinez Jerônimo2018-10-02T17:45:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/533Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-02T17:45:39Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity |
title |
Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity |
spellingShingle |
Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity Mazon, Luciana Maria Família Escola Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade Infância Adolescência. |
title_short |
Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity |
title_full |
Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity |
title_fullStr |
Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity |
title_full_unstemmed |
Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity |
title_sort |
Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity |
author |
Mazon, Luciana Maria |
author_facet |
Mazon, Luciana Maria Moro, Adriana Negrelli, Mariléia Hodzinski Tombini, Karina Schmidt, Talita Cristina de Almeida Petreça, Renata Henrique Concatto, Marinez Jerônimo |
author_role |
author |
author2 |
Moro, Adriana Negrelli, Mariléia Hodzinski Tombini, Karina Schmidt, Talita Cristina de Almeida Petreça, Renata Henrique Concatto, Marinez Jerônimo |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazon, Luciana Maria Moro, Adriana Negrelli, Mariléia Hodzinski Tombini, Karina Schmidt, Talita Cristina de Almeida Petreça, Renata Henrique Concatto, Marinez Jerônimo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família Escola Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade Infância Adolescência. |
topic |
Família Escola Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade Infância Adolescência. |
description |
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais estudados em crianças em idade escolar. Sendo basicamente neurológico, o TDAH é caracterizado pela desatenção, agitação (hiperatividade) e impulsividade.O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos pais e professores frente ao TDAH. Trata-se de um estudo transversal, de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa.A pesquisa foi desenvolvido com dez pais ou responsável legal de crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH e dez professores da rede de ensino que lesionam para o grupo de crianças e adolescentes com o referido transtorno. Os resultados do estudo indicam a existencia de barreiras para a compreensão do TDAH tanto no ambiente familiar quanto escolar. Abordar os limites no entendimeno do TDAH e fortalecer o elo, nucleo familiar, educacional e de saúde pode permitir não apenas a redução dos sintomas mas o aumento de competências individuais na infância e na adolescência.Reconhecer a percepção dos pais e professores, permite delinear estratégias multidisciplinares e multisetoriais, de modo a ampliar a sua atuação no processo de reabilitação. O estudo permite ainda ampliar co-participação da enfermagem e dos demais profissionais de saúde, na atenção integral e humanizado a saúde do indivíduo, família e comunidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/533 10.34115/basr.v2i4.533 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/533 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i4.533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/533/459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1470-1485 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1470-1485 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i4 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004558192640 |