Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazon, Luciana Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moro, Adriana, Negrelli, Mariléia Hodzinski, Tombini, Karina, Schmidt, Talita Cristina de Almeida, Petreça, Renata Henrique, Concatto, Marinez Jerônimo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/533
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais estudados em crianças em idade escolar. Sendo basicamente neurológico, o TDAH é caracterizado pela desatenção, agitação (hiperatividade) e impulsividade.O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos pais e professores frente ao TDAH. Trata-se de um estudo transversal, de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa.A pesquisa foi desenvolvido com dez pais ou responsável legal de crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH e dez professores da rede de ensino que lesionam para o grupo de crianças e adolescentes com o referido transtorno. Os resultados do estudo indicam a existencia de barreiras para a compreensão do TDAH tanto no ambiente familiar quanto escolar. Abordar os limites no entendimeno do TDAH e fortalecer o elo, nucleo familiar, educacional e de saúde pode permitir não apenas a redução dos sintomas mas o aumento de competências individuais na infância e na adolescência.Reconhecer a percepção dos pais e professores, permite delinear estratégias multidisciplinares e multisetoriais, de modo a ampliar a sua atuação no processo de reabilitação. O estudo permite ainda ampliar co-participação da enfermagem e dos demais profissionais de saúde, na atenção integral e humanizado a saúde do indivíduo, família e comunidade. 
id BASR-0_62f310fccfe3912332d0c1a497e8ea10
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/533
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivityFamíliaEscolaTranstorno do Deficit de Atenção com HiperatividadeInfânciaAdolescência.O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais estudados em crianças em idade escolar. Sendo basicamente neurológico, o TDAH é caracterizado pela desatenção, agitação (hiperatividade) e impulsividade.O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos pais e professores frente ao TDAH. Trata-se de um estudo transversal, de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa.A pesquisa foi desenvolvido com dez pais ou responsável legal de crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH e dez professores da rede de ensino que lesionam para o grupo de crianças e adolescentes com o referido transtorno. Os resultados do estudo indicam a existencia de barreiras para a compreensão do TDAH tanto no ambiente familiar quanto escolar. Abordar os limites no entendimeno do TDAH e fortalecer o elo, nucleo familiar, educacional e de saúde pode permitir não apenas a redução dos sintomas mas o aumento de competências individuais na infância e na adolescência.Reconhecer a percepção dos pais e professores, permite delinear estratégias multidisciplinares e multisetoriais, de modo a ampliar a sua atuação no processo de reabilitação. O estudo permite ainda ampliar co-participação da enfermagem e dos demais profissionais de saúde, na atenção integral e humanizado a saúde do indivíduo, família e comunidade.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/53310.34115/basr.v2i4.533Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1470-1485Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1470-14852595-36212595-362110.34115/basr.v2i4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/533/459Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazon, Luciana MariaMoro, AdrianaNegrelli, Mariléia HodzinskiTombini, KarinaSchmidt, Talita Cristina de AlmeidaPetreça, Renata HenriqueConcatto, Marinez Jerônimo2018-10-02T17:45:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/533Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-02T17:45:39Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity
title Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity
spellingShingle Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity
Mazon, Luciana Maria
Família
Escola
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Infância
Adolescência.
title_short Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity
title_full Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity
title_fullStr Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity
title_full_unstemmed Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity
title_sort Percepção de pais e professores sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade / Perception of parents and teachers about children and adolescents with attention deficit disorder with hyperactivity
author Mazon, Luciana Maria
author_facet Mazon, Luciana Maria
Moro, Adriana
Negrelli, Mariléia Hodzinski
Tombini, Karina
Schmidt, Talita Cristina de Almeida
Petreça, Renata Henrique
Concatto, Marinez Jerônimo
author_role author
author2 Moro, Adriana
Negrelli, Mariléia Hodzinski
Tombini, Karina
Schmidt, Talita Cristina de Almeida
Petreça, Renata Henrique
Concatto, Marinez Jerônimo
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazon, Luciana Maria
Moro, Adriana
Negrelli, Mariléia Hodzinski
Tombini, Karina
Schmidt, Talita Cristina de Almeida
Petreça, Renata Henrique
Concatto, Marinez Jerônimo
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Escola
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Infância
Adolescência.
topic Família
Escola
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Infância
Adolescência.
description O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais estudados em crianças em idade escolar. Sendo basicamente neurológico, o TDAH é caracterizado pela desatenção, agitação (hiperatividade) e impulsividade.O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos pais e professores frente ao TDAH. Trata-se de um estudo transversal, de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa.A pesquisa foi desenvolvido com dez pais ou responsável legal de crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH e dez professores da rede de ensino que lesionam para o grupo de crianças e adolescentes com o referido transtorno. Os resultados do estudo indicam a existencia de barreiras para a compreensão do TDAH tanto no ambiente familiar quanto escolar. Abordar os limites no entendimeno do TDAH e fortalecer o elo, nucleo familiar, educacional e de saúde pode permitir não apenas a redução dos sintomas mas o aumento de competências individuais na infância e na adolescência.Reconhecer a percepção dos pais e professores, permite delinear estratégias multidisciplinares e multisetoriais, de modo a ampliar a sua atuação no processo de reabilitação. O estudo permite ainda ampliar co-participação da enfermagem e dos demais profissionais de saúde, na atenção integral e humanizado a saúde do indivíduo, família e comunidade. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/533
10.34115/basr.v2i4.533
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/533
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i4.533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/533/459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 4 (2018); 1470-1485
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 4 (2018); 1470-1485
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i4
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004558192640