Efeitos do exercício físico em crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade / Effects of physical exercise on children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity disorder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vanessa de Paula Moraes dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Junior, Reginaldo Souza Fayal, Lemos, Evellyn Thainá de Araújo, Brito, Jonelma dos Santos, França, Martha de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49636
Resumo: O objetivo desta revisão da literatura é investigar os efeitos do exercício físico em crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para tanto, recorreu-se à revisão de literatura de ensaios clínicos randomizados ou não que analisaram os efeitos do exercício físico na sintomatologia, função executiva, habilidades motoras, cognitivas e sociais, publicados em periódicos indexados na base de dados do PubMed/Medline, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) publicados até 2019. Foram incluídos seis estudos nesta revisão, totalizando 208 participantes de 7 a 18 anos de idade. Os protocolos das intervenções variaram de 2 a 8 semanas, com 1 a 24 sessões semanais, com duração média de 30 a 90 minutos de atividade por semana. Houve uma grande variabilidade dos protocolos de intervenção para as medidas de avaliação (atenção, função executiva, função cognitiva, habilidades motoras, habilidade social e sintomas de TDAH). Foi observado nestes estudos uma melhora significativa, onde podemos destacar que exercícios de longo prazo e realizado regularmente tem um impacto positivo nas categorias acima citadas, inclusive tendo como um efeito benéfico não farmacológico complementar ou alternativo para os indivíduos diagnosticados com TDAH.
id BJRH-0_e361129e62a397108ca3e3a738b49d35
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49636
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Efeitos do exercício físico em crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade / Effects of physical exercise on children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity disorderexercício físicofunção executivaTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.O objetivo desta revisão da literatura é investigar os efeitos do exercício físico em crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para tanto, recorreu-se à revisão de literatura de ensaios clínicos randomizados ou não que analisaram os efeitos do exercício físico na sintomatologia, função executiva, habilidades motoras, cognitivas e sociais, publicados em periódicos indexados na base de dados do PubMed/Medline, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) publicados até 2019. Foram incluídos seis estudos nesta revisão, totalizando 208 participantes de 7 a 18 anos de idade. Os protocolos das intervenções variaram de 2 a 8 semanas, com 1 a 24 sessões semanais, com duração média de 30 a 90 minutos de atividade por semana. Houve uma grande variabilidade dos protocolos de intervenção para as medidas de avaliação (atenção, função executiva, função cognitiva, habilidades motoras, habilidade social e sintomas de TDAH). Foi observado nestes estudos uma melhora significativa, onde podemos destacar que exercícios de longo prazo e realizado regularmente tem um impacto positivo nas categorias acima citadas, inclusive tendo como um efeito benéfico não farmacológico complementar ou alternativo para os indivíduos diagnosticados com TDAH.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4963610.34119/bjhrv5n3-299Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 3 (2022); 11604-11619Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 3 (2022); 11604-116192595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49636/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Vanessa de Paula Moraes dosJunior, Reginaldo Souza FayalLemos, Evellyn Thainá de AraújoBrito, Jonelma dos SantosFrança, Martha de Souza2022-06-30T18:52:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49636Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-06-30T18:52:18Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do exercício físico em crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade / Effects of physical exercise on children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity disorder
title Efeitos do exercício físico em crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade / Effects of physical exercise on children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity disorder
spellingShingle Efeitos do exercício físico em crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade / Effects of physical exercise on children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity disorder
Santos, Vanessa de Paula Moraes dos
exercício físico
função executiva
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
title_short Efeitos do exercício físico em crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade / Effects of physical exercise on children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity disorder
title_full Efeitos do exercício físico em crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade / Effects of physical exercise on children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity disorder
title_fullStr Efeitos do exercício físico em crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade / Effects of physical exercise on children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity disorder
title_full_unstemmed Efeitos do exercício físico em crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade / Effects of physical exercise on children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity disorder
title_sort Efeitos do exercício físico em crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade / Effects of physical exercise on children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity disorder
author Santos, Vanessa de Paula Moraes dos
author_facet Santos, Vanessa de Paula Moraes dos
Junior, Reginaldo Souza Fayal
Lemos, Evellyn Thainá de Araújo
Brito, Jonelma dos Santos
França, Martha de Souza
author_role author
author2 Junior, Reginaldo Souza Fayal
Lemos, Evellyn Thainá de Araújo
Brito, Jonelma dos Santos
França, Martha de Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vanessa de Paula Moraes dos
Junior, Reginaldo Souza Fayal
Lemos, Evellyn Thainá de Araújo
Brito, Jonelma dos Santos
França, Martha de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv exercício físico
função executiva
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
topic exercício físico
função executiva
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
description O objetivo desta revisão da literatura é investigar os efeitos do exercício físico em crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para tanto, recorreu-se à revisão de literatura de ensaios clínicos randomizados ou não que analisaram os efeitos do exercício físico na sintomatologia, função executiva, habilidades motoras, cognitivas e sociais, publicados em periódicos indexados na base de dados do PubMed/Medline, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) publicados até 2019. Foram incluídos seis estudos nesta revisão, totalizando 208 participantes de 7 a 18 anos de idade. Os protocolos das intervenções variaram de 2 a 8 semanas, com 1 a 24 sessões semanais, com duração média de 30 a 90 minutos de atividade por semana. Houve uma grande variabilidade dos protocolos de intervenção para as medidas de avaliação (atenção, função executiva, função cognitiva, habilidades motoras, habilidade social e sintomas de TDAH). Foi observado nestes estudos uma melhora significativa, onde podemos destacar que exercícios de longo prazo e realizado regularmente tem um impacto positivo nas categorias acima citadas, inclusive tendo como um efeito benéfico não farmacológico complementar ou alternativo para os indivíduos diagnosticados com TDAH.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49636
10.34119/bjhrv5n3-299
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49636
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n3-299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49636/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 3 (2022); 11604-11619
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 3 (2022); 11604-11619
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240076132941824