A percepção do ruído: um estudo sobre as salas de aula da UFPR em Curitiba-PR / A perception of noise: a study on the classrooms of UFPR in Curitiba-PR
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/11424 |
Resumo: | O conforto acústico é uma característica essencial para o desempenho de atividades realizadas em locais como instituições de ensino. No caso dessas, ela é imprescindível para os estudantes realizarem atividades que demandam concentração como: leituras, cálculos, explanações, análises e experimentos exigindo, para tanto, um ambiente silencioso. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi o de investigar a percepção que os acadêmicos da UFPR têm acerca do ruído presente dentro das salas de aula e nas imediações da universidade. Para tanto, realizaram-se medições acústicas para identificar o nível sonoro característico das salas de aula e, também foi aplicado um questionário sobre a percepção do ruído (presença, intensidade, bem como possíveis causas e efeitos) com uma amostra de universitários. O resultado apurado indicou que, a média de ruído encontrado pela pesquisa, em diferentes salas de aula do bloco de Engenharia Mecânica da UFPR, nas salas de aula da Reitoria no Departamento de Design, chegou a 76,15 dBA, o que e considerado um valor elevado pelos padrões da Organização Mundial da Saúde. Portanto, os resultados apontaram que, tanto os profissionais da educação quanto aos alunos ficam, durante o período de aulas em exposição constante ao ruído e que, apesar, disso, as consequências para o aprendizado, não pode ser plenamente definida pelos entrevistados. |
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