Aplicação do método de ensino peer instruction no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural / Application of the peer instruction teaching method in the course of civil engineering in disciplines of structural calculation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hugo Ricardo Aquino Sousa da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Trevisan, Dayana, Barbosa, Cleudiane Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/756
Resumo: Este trabalho está fundamentado acerca da dissertação sobre a importância do método didático alternativo Peer Instruction como modelo de aprendizagem na docência, no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural. Sua objetividade está na obtenção, tratamento e análise dos dados coletados a partir da aplicação do método nas disciplinas de tópicos especiais III e IV, estruturas isostáticas, Patologias e Recuperação de Estruturas. Os resultados obtidos destacaram a eficiência dos acadêmicos à cada questão. Ao ser contabilizada a porcentagem de acertos a cada resposta, foi possível verificar a efetividade do método com uma média de aumento de acertos em 35,13 %na disciplina de Tópicos Especiais III e IV; 18,31% em Estruturas Isostáticas; 29,17% em Patologias e Recuperação de Estruturas. Após a análise dos resultados individuais da turma, também foram contabilizados e tratados resultados de outra turma que utilizou a didática tradicional de ensino nas três disciplinas supracitadas; desta forma foi detectada também a efetividade do método a partir da comparação do desenvolvimento dos acadêmicos com o modelo tradicional de ensino e com o Peer Instruction, verificando uma queda do rendimento. A aprendizagem é individual e diferente de acordo com cada indivíduo, e o compartilhamento de conhecimento entre os alunos pode expandir as barreiras limitadoras das faculdades mentais; além de motivar os mesmos a buscar conhecimento prévio, o método proporciona aos acadêmicos a interação entre os alunos comprovando a teoria construtivista de Vygotsky a respeito do desenvolvimento cognitivo a partir da interação dos indivíduos.
id BASR-0_7d4860bf427aa5684ad9bd1572319f72
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/756
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Aplicação do método de ensino peer instruction no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural / Application of the peer instruction teaching method in the course of civil engineering in disciplines of structural calculationAprendizagem ativaconstrutivismopeerinstructiondidática tradicional.Este trabalho está fundamentado acerca da dissertação sobre a importância do método didático alternativo Peer Instruction como modelo de aprendizagem na docência, no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural. Sua objetividade está na obtenção, tratamento e análise dos dados coletados a partir da aplicação do método nas disciplinas de tópicos especiais III e IV, estruturas isostáticas, Patologias e Recuperação de Estruturas. Os resultados obtidos destacaram a eficiência dos acadêmicos à cada questão. Ao ser contabilizada a porcentagem de acertos a cada resposta, foi possível verificar a efetividade do método com uma média de aumento de acertos em 35,13 %na disciplina de Tópicos Especiais III e IV; 18,31% em Estruturas Isostáticas; 29,17% em Patologias e Recuperação de Estruturas. Após a análise dos resultados individuais da turma, também foram contabilizados e tratados resultados de outra turma que utilizou a didática tradicional de ensino nas três disciplinas supracitadas; desta forma foi detectada também a efetividade do método a partir da comparação do desenvolvimento dos acadêmicos com o modelo tradicional de ensino e com o Peer Instruction, verificando uma queda do rendimento. A aprendizagem é individual e diferente de acordo com cada indivíduo, e o compartilhamento de conhecimento entre os alunos pode expandir as barreiras limitadoras das faculdades mentais; além de motivar os mesmos a buscar conhecimento prévio, o método proporciona aos acadêmicos a interação entre os alunos comprovando a teoria construtivista de Vygotsky a respeito do desenvolvimento cognitivo a partir da interação dos indivíduos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/75610.34115/basr.v3i1.756Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 295-305Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 295-3052595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/756/647Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Hugo Ricardo Aquino Sousa daTrevisan, DayanaBarbosa, Cleudiane Lima2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/756Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do método de ensino peer instruction no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural / Application of the peer instruction teaching method in the course of civil engineering in disciplines of structural calculation
title Aplicação do método de ensino peer instruction no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural / Application of the peer instruction teaching method in the course of civil engineering in disciplines of structural calculation
spellingShingle Aplicação do método de ensino peer instruction no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural / Application of the peer instruction teaching method in the course of civil engineering in disciplines of structural calculation
Silva, Hugo Ricardo Aquino Sousa da
Aprendizagem ativa
construtivismo
peerinstruction
didática tradicional.
title_short Aplicação do método de ensino peer instruction no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural / Application of the peer instruction teaching method in the course of civil engineering in disciplines of structural calculation
title_full Aplicação do método de ensino peer instruction no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural / Application of the peer instruction teaching method in the course of civil engineering in disciplines of structural calculation
title_fullStr Aplicação do método de ensino peer instruction no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural / Application of the peer instruction teaching method in the course of civil engineering in disciplines of structural calculation
title_full_unstemmed Aplicação do método de ensino peer instruction no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural / Application of the peer instruction teaching method in the course of civil engineering in disciplines of structural calculation
title_sort Aplicação do método de ensino peer instruction no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural / Application of the peer instruction teaching method in the course of civil engineering in disciplines of structural calculation
author Silva, Hugo Ricardo Aquino Sousa da
author_facet Silva, Hugo Ricardo Aquino Sousa da
Trevisan, Dayana
Barbosa, Cleudiane Lima
author_role author
author2 Trevisan, Dayana
Barbosa, Cleudiane Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Hugo Ricardo Aquino Sousa da
Trevisan, Dayana
Barbosa, Cleudiane Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
construtivismo
peerinstruction
didática tradicional.
topic Aprendizagem ativa
construtivismo
peerinstruction
didática tradicional.
description Este trabalho está fundamentado acerca da dissertação sobre a importância do método didático alternativo Peer Instruction como modelo de aprendizagem na docência, no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural. Sua objetividade está na obtenção, tratamento e análise dos dados coletados a partir da aplicação do método nas disciplinas de tópicos especiais III e IV, estruturas isostáticas, Patologias e Recuperação de Estruturas. Os resultados obtidos destacaram a eficiência dos acadêmicos à cada questão. Ao ser contabilizada a porcentagem de acertos a cada resposta, foi possível verificar a efetividade do método com uma média de aumento de acertos em 35,13 %na disciplina de Tópicos Especiais III e IV; 18,31% em Estruturas Isostáticas; 29,17% em Patologias e Recuperação de Estruturas. Após a análise dos resultados individuais da turma, também foram contabilizados e tratados resultados de outra turma que utilizou a didática tradicional de ensino nas três disciplinas supracitadas; desta forma foi detectada também a efetividade do método a partir da comparação do desenvolvimento dos acadêmicos com o modelo tradicional de ensino e com o Peer Instruction, verificando uma queda do rendimento. A aprendizagem é individual e diferente de acordo com cada indivíduo, e o compartilhamento de conhecimento entre os alunos pode expandir as barreiras limitadoras das faculdades mentais; além de motivar os mesmos a buscar conhecimento prévio, o método proporciona aos acadêmicos a interação entre os alunos comprovando a teoria construtivista de Vygotsky a respeito do desenvolvimento cognitivo a partir da interação dos indivíduos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/756
10.34115/basr.v3i1.756
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/756
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i1.756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/756/647
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 295-305
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 295-305
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005102403584