Aplicação do método de ensino peer instruction no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural / Application of the peer instruction teaching method in the course of civil engineering in disciplines of structural calculation
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/756 |
Resumo: | Este trabalho está fundamentado acerca da dissertação sobre a importância do método didático alternativo Peer Instruction como modelo de aprendizagem na docência, no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural. Sua objetividade está na obtenção, tratamento e análise dos dados coletados a partir da aplicação do método nas disciplinas de tópicos especiais III e IV, estruturas isostáticas, Patologias e Recuperação de Estruturas. Os resultados obtidos destacaram a eficiência dos acadêmicos à cada questão. Ao ser contabilizada a porcentagem de acertos a cada resposta, foi possível verificar a efetividade do método com uma média de aumento de acertos em 35,13 %na disciplina de Tópicos Especiais III e IV; 18,31% em Estruturas Isostáticas; 29,17% em Patologias e Recuperação de Estruturas. Após a análise dos resultados individuais da turma, também foram contabilizados e tratados resultados de outra turma que utilizou a didática tradicional de ensino nas três disciplinas supracitadas; desta forma foi detectada também a efetividade do método a partir da comparação do desenvolvimento dos acadêmicos com o modelo tradicional de ensino e com o Peer Instruction, verificando uma queda do rendimento. A aprendizagem é individual e diferente de acordo com cada indivíduo, e o compartilhamento de conhecimento entre os alunos pode expandir as barreiras limitadoras das faculdades mentais; além de motivar os mesmos a buscar conhecimento prévio, o método proporciona aos acadêmicos a interação entre os alunos comprovando a teoria construtivista de Vygotsky a respeito do desenvolvimento cognitivo a partir da interação dos indivíduos. |
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