A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARDEIRO, Luciana da Silva Moraes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SOUZA, Paulo Vitor Souza de Souza
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Texto Completo: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/650
Resumo: Este artigo tem como objetivo verificar se há melhoria no desempenho apresentado e percebido pelos estudantes no Curso de Ciências Contábeis através do uso da metodologia ativa do Peer Instruction (PI) auxiliada pela aplicação de questionário em forma de jogo na plataforma educacional Kahoot. O desenho metodológico adota o método de abordagem dialético do tipo qualitativo, classificado quanto aos objetivos como exploratório. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior privada brasileira e com uma técnica que coleta os dados por meio da análise das interações de grupos focais ao se discutir alguns tópicos sugerido na metodologia da PI. A amostra foi constituída de 34 estudantes voluntários. Os resultados indicam que existem indícios de que o uso da PI auxiliado pelo Kahoot em grupos focais contribui com a melhoria do desempenho no aprendizado.
id UFRA-1_5958ef7a84f1bdcd1012dd22c71b78b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/650
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade.Metodologias AtivasPeer InstuctionEnsino AtivoEducação Contábil - Ensino AtivoCiências contábeis - Metodologias AtivasEste artigo tem como objetivo verificar se há melhoria no desempenho apresentado e percebido pelos estudantes no Curso de Ciências Contábeis através do uso da metodologia ativa do Peer Instruction (PI) auxiliada pela aplicação de questionário em forma de jogo na plataforma educacional Kahoot. O desenho metodológico adota o método de abordagem dialético do tipo qualitativo, classificado quanto aos objetivos como exploratório. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior privada brasileira e com uma técnica que coleta os dados por meio da análise das interações de grupos focais ao se discutir alguns tópicos sugerido na metodologia da PI. A amostra foi constituída de 34 estudantes voluntários. Os resultados indicam que existem indícios de que o uso da PI auxiliado pelo Kahoot em grupos focais contribui com a melhoria do desempenho no aprendizado.This article aims to verify if there is improvement in the performance presented and perceived by students in the Course of Accounting Sciences through the use of the active methodology of Peer Instruction (PI) aided by the application of questionnaire in game form in the educational platform Kahoot. The methodological design adopts the method of dialectic approach of the qualitative type, classified as exploratory objectives. The study was carried out in a Brazilian private higher education institution and with a technique that collects the data through the analysis of the interactions of focus groups when discussing some topics suggested in the IP methodology. The sample consisted of 34 volunteer students. The results indicate that there are indications that the use of Kahoot-assisted PI in focus groups contributes to improving learning performance.UNB / FACE / Departamento de Ciências Contábeis2019-02-22T14:04:49Z2019-02-22T14:04:49Z2018Trabalhos de eventosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSARDEIRO, Luciana da Silva Moraes; SOUZA, Paulo Vitor Souza de Souza. A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade. In: CONGRESSO UNB DE CONTABILIDADE E GOVERNANÇA, 4.; CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CCGUnB, 1., 2018, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: UNB, 2009. Realizado de 28 a 30 de novembro de 2018. Método de Pesquisa: MET 2 – Estudo de Caso/Campo. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/650. Acesso em: .http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/650Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessSARDEIRO, Luciana da Silva MoraesSOUZA, Paulo Vitor Souza de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2022-05-05T16:47:31Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/650Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2022-05-05T16:47:31Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade.
title A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade.
spellingShingle A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade.
SARDEIRO, Luciana da Silva Moraes
Metodologias Ativas
Peer Instuction
Ensino Ativo
Educação Contábil - Ensino Ativo
Ciências contábeis - Metodologias Ativas
title_short A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade.
title_full A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade.
title_fullStr A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade.
title_full_unstemmed A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade.
title_sort A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade.
author SARDEIRO, Luciana da Silva Moraes
author_facet SARDEIRO, Luciana da Silva Moraes
SOUZA, Paulo Vitor Souza de Souza
author_role author
author2 SOUZA, Paulo Vitor Souza de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SARDEIRO, Luciana da Silva Moraes
SOUZA, Paulo Vitor Souza de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas
Peer Instuction
Ensino Ativo
Educação Contábil - Ensino Ativo
Ciências contábeis - Metodologias Ativas
topic Metodologias Ativas
Peer Instuction
Ensino Ativo
Educação Contábil - Ensino Ativo
Ciências contábeis - Metodologias Ativas
description Este artigo tem como objetivo verificar se há melhoria no desempenho apresentado e percebido pelos estudantes no Curso de Ciências Contábeis através do uso da metodologia ativa do Peer Instruction (PI) auxiliada pela aplicação de questionário em forma de jogo na plataforma educacional Kahoot. O desenho metodológico adota o método de abordagem dialético do tipo qualitativo, classificado quanto aos objetivos como exploratório. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior privada brasileira e com uma técnica que coleta os dados por meio da análise das interações de grupos focais ao se discutir alguns tópicos sugerido na metodologia da PI. A amostra foi constituída de 34 estudantes voluntários. Os resultados indicam que existem indícios de que o uso da PI auxiliado pelo Kahoot em grupos focais contribui com a melhoria do desempenho no aprendizado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-02-22T14:04:49Z
2019-02-22T14:04:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalhos de eventos
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SARDEIRO, Luciana da Silva Moraes; SOUZA, Paulo Vitor Souza de Souza. A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade. In: CONGRESSO UNB DE CONTABILIDADE E GOVERNANÇA, 4.; CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CCGUnB, 1., 2018, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: UNB, 2009. Realizado de 28 a 30 de novembro de 2018. Método de Pesquisa: MET 2 – Estudo de Caso/Campo. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/650. Acesso em: .
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/650
identifier_str_mv SARDEIRO, Luciana da Silva Moraes; SOUZA, Paulo Vitor Souza de Souza. A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade. In: CONGRESSO UNB DE CONTABILIDADE E GOVERNANÇA, 4.; CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CCGUnB, 1., 2018, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: UNB, 2009. Realizado de 28 a 30 de novembro de 2018. Método de Pesquisa: MET 2 – Estudo de Caso/Campo. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/650. Acesso em: .
url http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNB / FACE / Departamento de Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv UNB / FACE / Departamento de Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1801862340495278080