Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13745 |
Resumo: | A inclusão tem sido uma temática de importância significativa na sociedade e principalmente no meio educacional. Nesse sentido, os professores precisam ser formados com vistas a serem disponibilizados e a promover esse processo inclusivo. O presente trabalho apresenta o resultado de uma ação desenvolvida na disciplina Libras, em uma turma de Licenciatura em Matemática, constituída de 24 licenciandos, no Município de Abaetetuba, no primeiro semestre de 2018. A ação buscou sensibilizar os licenciados com a utilização de filme que discutia a inclusão de pessoas surdas e rodas de conversas para esclarecimentos. Também foi realizada uma oficina de elaboração de jogos lúdicos, confeccionado com material reciclado, para trabalhar conceitos matemáticos, objetivando a compreensão e uso da Libras na prática docente, como recurso pedagógico para formação cidadã de alunos surdos. Os resultados dessa ação se deu por meio da apresentação dos mini projetos como atividade de culminância do curso. Os licenciandos se sensibilizaram quanto à inclusão de estudantes surdos no espaço educativo, demonstraram a utilização concreta dos objetos matemáticos e consideraram valorosas as produções estabelecidas na disciplina. |
id |
BASR-0_870a1b8a988b0e2215b5b5cbdc4f9d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13745 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafnessEducação InclusivaFormação de ProfessoresLibras.A inclusão tem sido uma temática de importância significativa na sociedade e principalmente no meio educacional. Nesse sentido, os professores precisam ser formados com vistas a serem disponibilizados e a promover esse processo inclusivo. O presente trabalho apresenta o resultado de uma ação desenvolvida na disciplina Libras, em uma turma de Licenciatura em Matemática, constituída de 24 licenciandos, no Município de Abaetetuba, no primeiro semestre de 2018. A ação buscou sensibilizar os licenciados com a utilização de filme que discutia a inclusão de pessoas surdas e rodas de conversas para esclarecimentos. Também foi realizada uma oficina de elaboração de jogos lúdicos, confeccionado com material reciclado, para trabalhar conceitos matemáticos, objetivando a compreensão e uso da Libras na prática docente, como recurso pedagógico para formação cidadã de alunos surdos. Os resultados dessa ação se deu por meio da apresentação dos mini projetos como atividade de culminância do curso. Os licenciandos se sensibilizaram quanto à inclusão de estudantes surdos no espaço educativo, demonstraram a utilização concreta dos objetos matemáticos e consideraram valorosas as produções estabelecidas na disciplina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1374510.34115/basrv4n4-022Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 4 (2020); 2440-2449Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 4 (2020); 2440-24492595-36212595-362110.34115/basr.v4i4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13745/11503Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, Isabel LopesSilva, Ana Mara Coelho daAraújo, Marcelo Marques de2020-08-27T14:18:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13745Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-08-27T14:18:09Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness |
title |
Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness |
spellingShingle |
Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness Valente, Isabel Lopes Educação Inclusiva Formação de Professores Libras. |
title_short |
Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness |
title_full |
Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness |
title_fullStr |
Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness |
title_sort |
Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness |
author |
Valente, Isabel Lopes |
author_facet |
Valente, Isabel Lopes Silva, Ana Mara Coelho da Araújo, Marcelo Marques de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Mara Coelho da Araújo, Marcelo Marques de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Isabel Lopes Silva, Ana Mara Coelho da Araújo, Marcelo Marques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Formação de Professores Libras. |
topic |
Educação Inclusiva Formação de Professores Libras. |
description |
A inclusão tem sido uma temática de importância significativa na sociedade e principalmente no meio educacional. Nesse sentido, os professores precisam ser formados com vistas a serem disponibilizados e a promover esse processo inclusivo. O presente trabalho apresenta o resultado de uma ação desenvolvida na disciplina Libras, em uma turma de Licenciatura em Matemática, constituída de 24 licenciandos, no Município de Abaetetuba, no primeiro semestre de 2018. A ação buscou sensibilizar os licenciados com a utilização de filme que discutia a inclusão de pessoas surdas e rodas de conversas para esclarecimentos. Também foi realizada uma oficina de elaboração de jogos lúdicos, confeccionado com material reciclado, para trabalhar conceitos matemáticos, objetivando a compreensão e uso da Libras na prática docente, como recurso pedagógico para formação cidadã de alunos surdos. Os resultados dessa ação se deu por meio da apresentação dos mini projetos como atividade de culminância do curso. Os licenciandos se sensibilizaram quanto à inclusão de estudantes surdos no espaço educativo, demonstraram a utilização concreta dos objetos matemáticos e consideraram valorosas as produções estabelecidas na disciplina. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13745 10.34115/basrv4n4-022 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13745 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv4n4-022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13745/11503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 4 (2020); 2440-2449 Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 4 (2020); 2440-2449 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v4i4 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240007169146880 |