Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Isabel Lopes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Ana Mara Coelho da, Araújo, Marcelo Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13745
Resumo: A inclusão tem sido uma temática de importância significativa na sociedade e principalmente no meio educacional. Nesse sentido, os professores precisam ser formados com vistas a serem disponibilizados e a promover esse processo inclusivo. O presente trabalho apresenta o resultado de uma ação desenvolvida na disciplina Libras, em uma turma de Licenciatura em Matemática, constituída de 24 licenciandos, no Município de Abaetetuba, no primeiro semestre de 2018. A ação buscou sensibilizar os licenciados com a utilização de filme que discutia a inclusão de pessoas surdas e rodas de conversas para esclarecimentos. Também foi realizada uma oficina de elaboração de jogos lúdicos, confeccionado com material reciclado, para trabalhar conceitos matemáticos, objetivando a compreensão e uso da Libras na prática docente, como recurso pedagógico para formação cidadã de alunos surdos. Os resultados dessa ação se deu por meio da apresentação dos mini projetos como atividade de culminância do curso. Os licenciandos se sensibilizaram quanto à inclusão de estudantes surdos no espaço educativo, demonstraram a utilização concreta dos objetos matemáticos e consideraram valorosas as produções estabelecidas na disciplina.
id BASR-0_870a1b8a988b0e2215b5b5cbdc4f9d6b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13745
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafnessEducação InclusivaFormação de ProfessoresLibras.A inclusão tem sido uma temática de importância significativa na sociedade e principalmente no meio educacional. Nesse sentido, os professores precisam ser formados com vistas a serem disponibilizados e a promover esse processo inclusivo. O presente trabalho apresenta o resultado de uma ação desenvolvida na disciplina Libras, em uma turma de Licenciatura em Matemática, constituída de 24 licenciandos, no Município de Abaetetuba, no primeiro semestre de 2018. A ação buscou sensibilizar os licenciados com a utilização de filme que discutia a inclusão de pessoas surdas e rodas de conversas para esclarecimentos. Também foi realizada uma oficina de elaboração de jogos lúdicos, confeccionado com material reciclado, para trabalhar conceitos matemáticos, objetivando a compreensão e uso da Libras na prática docente, como recurso pedagógico para formação cidadã de alunos surdos. Os resultados dessa ação se deu por meio da apresentação dos mini projetos como atividade de culminância do curso. Os licenciandos se sensibilizaram quanto à inclusão de estudantes surdos no espaço educativo, demonstraram a utilização concreta dos objetos matemáticos e consideraram valorosas as produções estabelecidas na disciplina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1374510.34115/basrv4n4-022Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 4 (2020); 2440-2449Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 4 (2020); 2440-24492595-36212595-362110.34115/basr.v4i4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13745/11503Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, Isabel LopesSilva, Ana Mara Coelho daAraújo, Marcelo Marques de2020-08-27T14:18:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13745Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-08-27T14:18:09Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness
title Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness
spellingShingle Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness
Valente, Isabel Lopes
Educação Inclusiva
Formação de Professores
Libras.
title_short Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness
title_full Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness
title_fullStr Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness
title_full_unstemmed Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness
title_sort Relato de experiência do uso de recursos didáticos para alunos com surdez / Experience report on the use of teaching resources for students with deafness
author Valente, Isabel Lopes
author_facet Valente, Isabel Lopes
Silva, Ana Mara Coelho da
Araújo, Marcelo Marques de
author_role author
author2 Silva, Ana Mara Coelho da
Araújo, Marcelo Marques de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Isabel Lopes
Silva, Ana Mara Coelho da
Araújo, Marcelo Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Formação de Professores
Libras.
topic Educação Inclusiva
Formação de Professores
Libras.
description A inclusão tem sido uma temática de importância significativa na sociedade e principalmente no meio educacional. Nesse sentido, os professores precisam ser formados com vistas a serem disponibilizados e a promover esse processo inclusivo. O presente trabalho apresenta o resultado de uma ação desenvolvida na disciplina Libras, em uma turma de Licenciatura em Matemática, constituída de 24 licenciandos, no Município de Abaetetuba, no primeiro semestre de 2018. A ação buscou sensibilizar os licenciados com a utilização de filme que discutia a inclusão de pessoas surdas e rodas de conversas para esclarecimentos. Também foi realizada uma oficina de elaboração de jogos lúdicos, confeccionado com material reciclado, para trabalhar conceitos matemáticos, objetivando a compreensão e uso da Libras na prática docente, como recurso pedagógico para formação cidadã de alunos surdos. Os resultados dessa ação se deu por meio da apresentação dos mini projetos como atividade de culminância do curso. Os licenciandos se sensibilizaram quanto à inclusão de estudantes surdos no espaço educativo, demonstraram a utilização concreta dos objetos matemáticos e consideraram valorosas as produções estabelecidas na disciplina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13745
10.34115/basrv4n4-022
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13745
identifier_str_mv 10.34115/basrv4n4-022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/13745/11503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 4 (2020); 2440-2449
Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 4 (2020); 2440-2449
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v4i4
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240007169146880