Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edilania de Paiva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho, Oliveira, Lucemberg Rosa de, Cavalcante, Fabiana Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/684
Resumo: Este artigo é resultado de uma aproximação com o campo de pesquisa que propõe estudos sobre os jovens estudantes do campo que estudam numa escola da cidade, considerando a juventude como uma categoria dinâmica que é marcada pela diversidade cultural e por condições de acesso a bens econômicos, educacionais e culturais de forma desigual. Deste modo, o trabalho tem como objetivo fazer uma análise das dificuldades enfrentadas pelos jovens do campo ao chegarem na escola da cidade, tendo como proposta metodológica a pesquisa qualitativa por meio das pesquisas pós-criticas em educação, através dos estudos pós-colonialistas e pós-estruturalistas, utilizando-se como dispositivo um questionário especificado como escala de valor, para construção das informações. O presente texto busca, ainda, discutir outras questões relativas à diversidade, identidade e diferença entrelaçando aos pressupostos teóricos pós-críticos a partir dos diálogos contemporâneos sobre a juventude e suas ruralidades ou identidades sociais. As reflexões aqui explicitadas consideram que a juventude, por definição, é uma construção social na busca por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades culturais. Em se tratando dos jovens do campo, percebe-se que eles se sentem atraídos pelo espaço da cidade, trazendo a necessidade de repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola, a fim de valorizar as expectativas e necessidades dos estudantes das comunidades do campo e suas histórias de vida. 
id BASR-0_8c511d5c10d85b8dab8cba4923e1a76b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/684
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeysEducação do campo. Identidade. Juventude.Este artigo é resultado de uma aproximação com o campo de pesquisa que propõe estudos sobre os jovens estudantes do campo que estudam numa escola da cidade, considerando a juventude como uma categoria dinâmica que é marcada pela diversidade cultural e por condições de acesso a bens econômicos, educacionais e culturais de forma desigual. Deste modo, o trabalho tem como objetivo fazer uma análise das dificuldades enfrentadas pelos jovens do campo ao chegarem na escola da cidade, tendo como proposta metodológica a pesquisa qualitativa por meio das pesquisas pós-criticas em educação, através dos estudos pós-colonialistas e pós-estruturalistas, utilizando-se como dispositivo um questionário especificado como escala de valor, para construção das informações. O presente texto busca, ainda, discutir outras questões relativas à diversidade, identidade e diferença entrelaçando aos pressupostos teóricos pós-críticos a partir dos diálogos contemporâneos sobre a juventude e suas ruralidades ou identidades sociais. As reflexões aqui explicitadas consideram que a juventude, por definição, é uma construção social na busca por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades culturais. Em se tratando dos jovens do campo, percebe-se que eles se sentem atraídos pelo espaço da cidade, trazendo a necessidade de repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola, a fim de valorizar as expectativas e necessidades dos estudantes das comunidades do campo e suas histórias de vida. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/68410.34115/basr.v3i1.684Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 2-14Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 2-142595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/684/582Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edilania de PaivaDourado, Emanuela Oliveira CarvalhoOliveira, Lucemberg Rosa deCavalcante, Fabiana Lopes2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/684Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
title Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
spellingShingle Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
Silva, Edilania de Paiva
Educação do campo. Identidade. Juventude.
title_short Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
title_full Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
title_fullStr Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
title_full_unstemmed Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
title_sort Itinerâncias dos jovens do campo para uma escola da cidade: ritos de passagem e deslocamentos / Roaming young people from the countryside to a city school: rites of passage and journeys
author Silva, Edilania de Paiva
author_facet Silva, Edilania de Paiva
Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho
Oliveira, Lucemberg Rosa de
Cavalcante, Fabiana Lopes
author_role author
author2 Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho
Oliveira, Lucemberg Rosa de
Cavalcante, Fabiana Lopes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edilania de Paiva
Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho
Oliveira, Lucemberg Rosa de
Cavalcante, Fabiana Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo. Identidade. Juventude.
topic Educação do campo. Identidade. Juventude.
description Este artigo é resultado de uma aproximação com o campo de pesquisa que propõe estudos sobre os jovens estudantes do campo que estudam numa escola da cidade, considerando a juventude como uma categoria dinâmica que é marcada pela diversidade cultural e por condições de acesso a bens econômicos, educacionais e culturais de forma desigual. Deste modo, o trabalho tem como objetivo fazer uma análise das dificuldades enfrentadas pelos jovens do campo ao chegarem na escola da cidade, tendo como proposta metodológica a pesquisa qualitativa por meio das pesquisas pós-criticas em educação, através dos estudos pós-colonialistas e pós-estruturalistas, utilizando-se como dispositivo um questionário especificado como escala de valor, para construção das informações. O presente texto busca, ainda, discutir outras questões relativas à diversidade, identidade e diferença entrelaçando aos pressupostos teóricos pós-críticos a partir dos diálogos contemporâneos sobre a juventude e suas ruralidades ou identidades sociais. As reflexões aqui explicitadas consideram que a juventude, por definição, é uma construção social na busca por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades culturais. Em se tratando dos jovens do campo, percebe-se que eles se sentem atraídos pelo espaço da cidade, trazendo a necessidade de repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola, a fim de valorizar as expectativas e necessidades dos estudantes das comunidades do campo e suas histórias de vida. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/684
10.34115/basr.v3i1.684
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/684
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i1.684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/684/582
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 2-14
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 2-14
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005062557696