O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3682 |
Resumo: | Apresentamos os resultados de um estudo que investigou os discursos das alunas, de um curso de formação de professores de física, sobre questões de gênero, sobretudo aquelas que remetem ao potencial das mulheres no exercício de atividades científicas e ao posicionamento do sujeito docente em atividades de sala de aula, no nível superior. Para tanto, identificamos as estudantes acessando o sistema acadêmico e mediante informações fornecidas pelo Departamento de Registro Geral e Controle Acadêmico da universidade. Após, localizamos as estudantes por meio da criação de um grupo intitulado “Meninas na Física” em uma rede social. Utilizamos para a coleta de informações um questionário com 15 perguntas abertas, enviado no formato online para o e-mail pessoal das meninas mapeadas e disponibilizado em um link no referido grupo. Os discursos foram analisados por meio da Análise de Discurso originada na França por Michel Pêcheux. A investigação permitiu pontuar diferentes aspectos responsáveis pela desistência e permanência, bem como discursos sobre questões de gênero. Os discursos apontaram um imaginário no qual os professores homens do curso são mensageiros de um ideário histórico patriarcado que pode ressoar no rendimento e na baixa estima das estudantes. A reprodução de desigualdades configura-se por meio do tratamento diferenciado de alunas e alunos. |
id |
BASR-0_8fac66b37ce9efcc814d2eb1d35b5b30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3682 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics educationgênero na ciênciaanálise de discursoensino de física.Apresentamos os resultados de um estudo que investigou os discursos das alunas, de um curso de formação de professores de física, sobre questões de gênero, sobretudo aquelas que remetem ao potencial das mulheres no exercício de atividades científicas e ao posicionamento do sujeito docente em atividades de sala de aula, no nível superior. Para tanto, identificamos as estudantes acessando o sistema acadêmico e mediante informações fornecidas pelo Departamento de Registro Geral e Controle Acadêmico da universidade. Após, localizamos as estudantes por meio da criação de um grupo intitulado “Meninas na Física” em uma rede social. Utilizamos para a coleta de informações um questionário com 15 perguntas abertas, enviado no formato online para o e-mail pessoal das meninas mapeadas e disponibilizado em um link no referido grupo. Os discursos foram analisados por meio da Análise de Discurso originada na França por Michel Pêcheux. A investigação permitiu pontuar diferentes aspectos responsáveis pela desistência e permanência, bem como discursos sobre questões de gênero. Os discursos apontaram um imaginário no qual os professores homens do curso são mensageiros de um ideário histórico patriarcado que pode ressoar no rendimento e na baixa estima das estudantes. A reprodução de desigualdades configura-se por meio do tratamento diferenciado de alunas e alunos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/368210.34115/basrv3n5-009Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 2029-2051Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 2029-20512595-36212595-362110.34115/basr.v3i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3682/3488Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Leandro Londero daSantos, Debora Marques2019-10-31T11:29:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3682Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-10-31T11:29:32Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education |
title |
O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education |
spellingShingle |
O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education Silva, Leandro Londero da gênero na ciência análise de discurso ensino de física. |
title_short |
O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education |
title_full |
O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education |
title_fullStr |
O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education |
title_full_unstemmed |
O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education |
title_sort |
O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education |
author |
Silva, Leandro Londero da |
author_facet |
Silva, Leandro Londero da Santos, Debora Marques |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Debora Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leandro Londero da Santos, Debora Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gênero na ciência análise de discurso ensino de física. |
topic |
gênero na ciência análise de discurso ensino de física. |
description |
Apresentamos os resultados de um estudo que investigou os discursos das alunas, de um curso de formação de professores de física, sobre questões de gênero, sobretudo aquelas que remetem ao potencial das mulheres no exercício de atividades científicas e ao posicionamento do sujeito docente em atividades de sala de aula, no nível superior. Para tanto, identificamos as estudantes acessando o sistema acadêmico e mediante informações fornecidas pelo Departamento de Registro Geral e Controle Acadêmico da universidade. Após, localizamos as estudantes por meio da criação de um grupo intitulado “Meninas na Física” em uma rede social. Utilizamos para a coleta de informações um questionário com 15 perguntas abertas, enviado no formato online para o e-mail pessoal das meninas mapeadas e disponibilizado em um link no referido grupo. Os discursos foram analisados por meio da Análise de Discurso originada na França por Michel Pêcheux. A investigação permitiu pontuar diferentes aspectos responsáveis pela desistência e permanência, bem como discursos sobre questões de gênero. Os discursos apontaram um imaginário no qual os professores homens do curso são mensageiros de um ideário histórico patriarcado que pode ressoar no rendimento e na baixa estima das estudantes. A reprodução de desigualdades configura-se por meio do tratamento diferenciado de alunas e alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3682 10.34115/basrv3n5-009 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3682 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv3n5-009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3682/3488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 2029-2051 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 2029-2051 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i5 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005677023232 |