O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leandro Londero da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Debora Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3682
Resumo: Apresentamos os resultados de um estudo que investigou os discursos das alunas, de um curso de formação de professores de física, sobre questões de gênero, sobretudo aquelas que remetem ao potencial das mulheres no exercício de atividades científicas e ao posicionamento do sujeito docente em atividades de sala de aula, no nível superior. Para tanto, identificamos as estudantes acessando o sistema acadêmico e mediante informações fornecidas pelo Departamento de Registro Geral e Controle Acadêmico da universidade. Após, localizamos as estudantes por meio da criação de um grupo intitulado “Meninas na Física” em uma rede social. Utilizamos para a coleta de informações um questionário com 15 perguntas abertas, enviado no formato online para o e-mail pessoal das meninas mapeadas e disponibilizado em um link no referido grupo. Os discursos foram analisados por meio da Análise de Discurso originada na França por Michel Pêcheux. A investigação permitiu pontuar diferentes aspectos responsáveis pela desistência e permanência, bem como discursos sobre questões de gênero. Os discursos apontaram um imaginário no qual os professores homens do curso são mensageiros de um ideário histórico patriarcado que pode ressoar no rendimento e na baixa estima das estudantes. A reprodução de desigualdades configura-se por meio do tratamento diferenciado de alunas e alunos.  
id BASR-0_8fac66b37ce9efcc814d2eb1d35b5b30
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3682
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics educationgênero na ciênciaanálise de discursoensino de física.Apresentamos os resultados de um estudo que investigou os discursos das alunas, de um curso de formação de professores de física, sobre questões de gênero, sobretudo aquelas que remetem ao potencial das mulheres no exercício de atividades científicas e ao posicionamento do sujeito docente em atividades de sala de aula, no nível superior. Para tanto, identificamos as estudantes acessando o sistema acadêmico e mediante informações fornecidas pelo Departamento de Registro Geral e Controle Acadêmico da universidade. Após, localizamos as estudantes por meio da criação de um grupo intitulado “Meninas na Física” em uma rede social. Utilizamos para a coleta de informações um questionário com 15 perguntas abertas, enviado no formato online para o e-mail pessoal das meninas mapeadas e disponibilizado em um link no referido grupo. Os discursos foram analisados por meio da Análise de Discurso originada na França por Michel Pêcheux. A investigação permitiu pontuar diferentes aspectos responsáveis pela desistência e permanência, bem como discursos sobre questões de gênero. Os discursos apontaram um imaginário no qual os professores homens do curso são mensageiros de um ideário histórico patriarcado que pode ressoar no rendimento e na baixa estima das estudantes. A reprodução de desigualdades configura-se por meio do tratamento diferenciado de alunas e alunos.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/368210.34115/basrv3n5-009Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 2029-2051Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 2029-20512595-36212595-362110.34115/basr.v3i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3682/3488Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Leandro Londero daSantos, Debora Marques2019-10-31T11:29:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3682Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-10-31T11:29:32Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education
title O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education
spellingShingle O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education
Silva, Leandro Londero da
gênero na ciência
análise de discurso
ensino de física.
title_short O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education
title_full O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education
title_fullStr O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education
title_full_unstemmed O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education
title_sort O funcionamento dos discursos de estudantes de física sobre questões de gênero na ciência e no ensino da física / The operation of physics students discourses on gender issues in science and physics education
author Silva, Leandro Londero da
author_facet Silva, Leandro Londero da
Santos, Debora Marques
author_role author
author2 Santos, Debora Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leandro Londero da
Santos, Debora Marques
dc.subject.por.fl_str_mv gênero na ciência
análise de discurso
ensino de física.
topic gênero na ciência
análise de discurso
ensino de física.
description Apresentamos os resultados de um estudo que investigou os discursos das alunas, de um curso de formação de professores de física, sobre questões de gênero, sobretudo aquelas que remetem ao potencial das mulheres no exercício de atividades científicas e ao posicionamento do sujeito docente em atividades de sala de aula, no nível superior. Para tanto, identificamos as estudantes acessando o sistema acadêmico e mediante informações fornecidas pelo Departamento de Registro Geral e Controle Acadêmico da universidade. Após, localizamos as estudantes por meio da criação de um grupo intitulado “Meninas na Física” em uma rede social. Utilizamos para a coleta de informações um questionário com 15 perguntas abertas, enviado no formato online para o e-mail pessoal das meninas mapeadas e disponibilizado em um link no referido grupo. Os discursos foram analisados por meio da Análise de Discurso originada na França por Michel Pêcheux. A investigação permitiu pontuar diferentes aspectos responsáveis pela desistência e permanência, bem como discursos sobre questões de gênero. Os discursos apontaram um imaginário no qual os professores homens do curso são mensageiros de um ideário histórico patriarcado que pode ressoar no rendimento e na baixa estima das estudantes. A reprodução de desigualdades configura-se por meio do tratamento diferenciado de alunas e alunos.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3682
10.34115/basrv3n5-009
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3682
identifier_str_mv 10.34115/basrv3n5-009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3682/3488
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 2029-2051
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 2029-2051
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i5
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005677023232