Ocorrência de meristema de espessamento primário no caule de Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae) / The occurrence of primary thickening meristem on the stem of Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro Paulo dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pacheco, Acácio de Andrade, Mendes, Jone Clebson Ribeiro, Potiguara, Raimunda Conceição de Vilhena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/46299
Resumo: O meristema de espessamento primário (MEP) contribui para o desenvolvimento, em diâmetro dos caules das monocotiledôneas. O presente estudo objetivou descrever, anatomicamente, a presença e atividade do MEP no desenvolvimento do rizoma e cormo de Cyperus prolixus H.B.K. Os espécimes foram coletados no município do Acará (Pará ‒ Brasil) e processados pelos métodos usuais de anatomia. Nessa espécie, o MEP produz parênquima e raízes para fora e feixes vasculares para dentro, delimitando uma região medular e outra cortical. A atuação do MEP é mais frequente para a região cortical e não produz raízes na porção caulinar correspondente ao rizoma, apenas na do cormo. Posteriormente, tornando-se evidente como periciclo e endoderme. No cormo, distante do ápice caulinar, o periciclo continua ativo mesmo distanciando da região apical, gerando tecido vascular contínuo (não mais feixes) e raízes adventícias. Os feixes vasculares são anfivasais que, além do MEP, podem ser provenientes do procâmbio. No cormo, ele pode produzir elementos de vaso tortuosos e com prolongamento de parede.
id BASR-0_a6f7ccfc6f5aa037df5da997f0a37e9e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46299
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Ocorrência de meristema de espessamento primário no caule de Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae) / The occurrence of primary thickening meristem on the stem of Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae)crescimento primáriocyperaceaecormorizoma .O meristema de espessamento primário (MEP) contribui para o desenvolvimento, em diâmetro dos caules das monocotiledôneas. O presente estudo objetivou descrever, anatomicamente, a presença e atividade do MEP no desenvolvimento do rizoma e cormo de Cyperus prolixus H.B.K. Os espécimes foram coletados no município do Acará (Pará ‒ Brasil) e processados pelos métodos usuais de anatomia. Nessa espécie, o MEP produz parênquima e raízes para fora e feixes vasculares para dentro, delimitando uma região medular e outra cortical. A atuação do MEP é mais frequente para a região cortical e não produz raízes na porção caulinar correspondente ao rizoma, apenas na do cormo. Posteriormente, tornando-se evidente como periciclo e endoderme. No cormo, distante do ápice caulinar, o periciclo continua ativo mesmo distanciando da região apical, gerando tecido vascular contínuo (não mais feixes) e raízes adventícias. Os feixes vasculares são anfivasais que, além do MEP, podem ser provenientes do procâmbio. No cormo, ele pode produzir elementos de vaso tortuosos e com prolongamento de parede.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4629910.34115/basrv6n2-014Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 2 (2022); 578-589Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 2 (2022); 578-5892595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/46299/pdfCopyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Pedro Paulo dosPacheco, Acácio de AndradeMendes, Jone Clebson RibeiroPotiguara, Raimunda Conceição de Vilhena2022-04-27T17:12:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46299Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2022-04-27T17:12:43Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Ocorrência de meristema de espessamento primário no caule de Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae) / The occurrence of primary thickening meristem on the stem of Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae)
title Ocorrência de meristema de espessamento primário no caule de Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae) / The occurrence of primary thickening meristem on the stem of Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae)
spellingShingle Ocorrência de meristema de espessamento primário no caule de Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae) / The occurrence of primary thickening meristem on the stem of Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae)
Santos, Pedro Paulo dos
crescimento primário
cyperaceae
cormo
rizoma .
title_short Ocorrência de meristema de espessamento primário no caule de Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae) / The occurrence of primary thickening meristem on the stem of Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae)
title_full Ocorrência de meristema de espessamento primário no caule de Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae) / The occurrence of primary thickening meristem on the stem of Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae)
title_fullStr Ocorrência de meristema de espessamento primário no caule de Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae) / The occurrence of primary thickening meristem on the stem of Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae)
title_full_unstemmed Ocorrência de meristema de espessamento primário no caule de Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae) / The occurrence of primary thickening meristem on the stem of Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae)
title_sort Ocorrência de meristema de espessamento primário no caule de Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae) / The occurrence of primary thickening meristem on the stem of Cyperus prolixus H.B.K. (Cyperaceae)
author Santos, Pedro Paulo dos
author_facet Santos, Pedro Paulo dos
Pacheco, Acácio de Andrade
Mendes, Jone Clebson Ribeiro
Potiguara, Raimunda Conceição de Vilhena
author_role author
author2 Pacheco, Acácio de Andrade
Mendes, Jone Clebson Ribeiro
Potiguara, Raimunda Conceição de Vilhena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pedro Paulo dos
Pacheco, Acácio de Andrade
Mendes, Jone Clebson Ribeiro
Potiguara, Raimunda Conceição de Vilhena
dc.subject.por.fl_str_mv crescimento primário
cyperaceae
cormo
rizoma .
topic crescimento primário
cyperaceae
cormo
rizoma .
description O meristema de espessamento primário (MEP) contribui para o desenvolvimento, em diâmetro dos caules das monocotiledôneas. O presente estudo objetivou descrever, anatomicamente, a presença e atividade do MEP no desenvolvimento do rizoma e cormo de Cyperus prolixus H.B.K. Os espécimes foram coletados no município do Acará (Pará ‒ Brasil) e processados pelos métodos usuais de anatomia. Nessa espécie, o MEP produz parênquima e raízes para fora e feixes vasculares para dentro, delimitando uma região medular e outra cortical. A atuação do MEP é mais frequente para a região cortical e não produz raízes na porção caulinar correspondente ao rizoma, apenas na do cormo. Posteriormente, tornando-se evidente como periciclo e endoderme. No cormo, distante do ápice caulinar, o periciclo continua ativo mesmo distanciando da região apical, gerando tecido vascular contínuo (não mais feixes) e raízes adventícias. Os feixes vasculares são anfivasais que, além do MEP, podem ser provenientes do procâmbio. No cormo, ele pode produzir elementos de vaso tortuosos e com prolongamento de parede.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/46299
10.34115/basrv6n2-014
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/46299
identifier_str_mv 10.34115/basrv6n2-014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/46299/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 2 (2022); 578-589
Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 2 (2022); 578-589
2595-3621
2595-3621
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240008726282240