Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/421 |
Resumo: | Apresentamos alguns aspectos de uma pesquisa desenvolvida para investigar as percepções de professores, intérpretes de Libras e de alunos ouvintes acerca da inclusão de surdos em aulas de química e das implicações desse processo para o ensino e a aprendizagem. Para atender as intenções de pesquisa, optamos pela realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizando a coleta de dados por meio da aplicação de um instrumento impresso composto por dez questões semiestruturadas para professores e intérpretes de Libras e outro, com cinco questões para alunos ouvintes. Estes instrumentos foram aplicados durante as aulas de química, nas duas Escolas Públicas de Ensino Médio de Rio Branco/AC que acolhem estudantes com surdez. Por meio da presente pesquisa se fez possível entender o processo de inclusão dos surdos em aulas de química, identificando os principais limites e possibilidades, bem como apresentando alternativas que visem minimizar os limites e maximizar as possibilidades identificadas. |
id |
BASR-0_bbc183e737c6cac66f9b0435107b4efc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/421 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classesAulas de química. Surdez. Limites e possibilidades. Sociointeracionismo.Apresentamos alguns aspectos de uma pesquisa desenvolvida para investigar as percepções de professores, intérpretes de Libras e de alunos ouvintes acerca da inclusão de surdos em aulas de química e das implicações desse processo para o ensino e a aprendizagem. Para atender as intenções de pesquisa, optamos pela realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizando a coleta de dados por meio da aplicação de um instrumento impresso composto por dez questões semiestruturadas para professores e intérpretes de Libras e outro, com cinco questões para alunos ouvintes. Estes instrumentos foram aplicados durante as aulas de química, nas duas Escolas Públicas de Ensino Médio de Rio Branco/AC que acolhem estudantes com surdez. Por meio da presente pesquisa se fez possível entender o processo de inclusão dos surdos em aulas de química, identificando os principais limites e possibilidades, bem como apresentando alternativas que visem minimizar os limites e maximizar as possibilidades identificadas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/42110.34115/basr.v2i2.421Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 2 (2018); 550-567Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 2 (2018); 550-5672595-36212595-362110.34115/basr.v2i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/421/361Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Josenilson da SilvaNicolli, Aline Andréia2018-09-10T17:25:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/421Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-09-10T17:25:48Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes |
title |
Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes |
spellingShingle |
Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes Costa, Josenilson da Silva Aulas de química. Surdez. Limites e possibilidades. Sociointeracionismo. |
title_short |
Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes |
title_full |
Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes |
title_fullStr |
Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes |
title_full_unstemmed |
Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes |
title_sort |
Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes |
author |
Costa, Josenilson da Silva |
author_facet |
Costa, Josenilson da Silva Nicolli, Aline Andréia |
author_role |
author |
author2 |
Nicolli, Aline Andréia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Josenilson da Silva Nicolli, Aline Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aulas de química. Surdez. Limites e possibilidades. Sociointeracionismo. |
topic |
Aulas de química. Surdez. Limites e possibilidades. Sociointeracionismo. |
description |
Apresentamos alguns aspectos de uma pesquisa desenvolvida para investigar as percepções de professores, intérpretes de Libras e de alunos ouvintes acerca da inclusão de surdos em aulas de química e das implicações desse processo para o ensino e a aprendizagem. Para atender as intenções de pesquisa, optamos pela realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizando a coleta de dados por meio da aplicação de um instrumento impresso composto por dez questões semiestruturadas para professores e intérpretes de Libras e outro, com cinco questões para alunos ouvintes. Estes instrumentos foram aplicados durante as aulas de química, nas duas Escolas Públicas de Ensino Médio de Rio Branco/AC que acolhem estudantes com surdez. Por meio da presente pesquisa se fez possível entender o processo de inclusão dos surdos em aulas de química, identificando os principais limites e possibilidades, bem como apresentando alternativas que visem minimizar os limites e maximizar as possibilidades identificadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/421 10.34115/basr.v2i2.421 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/421 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i2.421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/421/361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 2 (2018); 550-567 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 2 (2018); 550-567 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i2 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004118839296 |