Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Josenilson da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nicolli, Aline Andréia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/421
Resumo: Apresentamos alguns aspectos de uma pesquisa desenvolvida para investigar as percepções de professores, intérpretes de Libras e de alunos ouvintes acerca da inclusão de surdos em aulas de química e das implicações desse processo para o ensino e a aprendizagem. Para atender as intenções de pesquisa, optamos pela realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizando a coleta de dados por meio da aplicação de um instrumento impresso composto por dez questões semiestruturadas para professores e intérpretes de Libras e outro, com cinco questões para alunos ouvintes. Estes instrumentos foram aplicados durante as aulas de química, nas duas Escolas Públicas de Ensino Médio de Rio Branco/AC que acolhem estudantes com surdez. Por meio da presente pesquisa se fez possível entender o processo de inclusão dos surdos em aulas de química, identificando os principais limites e possibilidades, bem como apresentando alternativas que visem minimizar os limites e maximizar as possibilidades identificadas.
id BASR-0_bbc183e737c6cac66f9b0435107b4efc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/421
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classesAulas de química. Surdez. Limites e possibilidades. Sociointeracionismo.Apresentamos alguns aspectos de uma pesquisa desenvolvida para investigar as percepções de professores, intérpretes de Libras e de alunos ouvintes acerca da inclusão de surdos em aulas de química e das implicações desse processo para o ensino e a aprendizagem. Para atender as intenções de pesquisa, optamos pela realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizando a coleta de dados por meio da aplicação de um instrumento impresso composto por dez questões semiestruturadas para professores e intérpretes de Libras e outro, com cinco questões para alunos ouvintes. Estes instrumentos foram aplicados durante as aulas de química, nas duas Escolas Públicas de Ensino Médio de Rio Branco/AC que acolhem estudantes com surdez. Por meio da presente pesquisa se fez possível entender o processo de inclusão dos surdos em aulas de química, identificando os principais limites e possibilidades, bem como apresentando alternativas que visem minimizar os limites e maximizar as possibilidades identificadas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/42110.34115/basr.v2i2.421Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 2 (2018); 550-567Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 2 (2018); 550-5672595-36212595-362110.34115/basr.v2i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/421/361Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Josenilson da SilvaNicolli, Aline Andréia2018-09-10T17:25:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/421Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-09-10T17:25:48Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes
title Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes
spellingShingle Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes
Costa, Josenilson da Silva
Aulas de química. Surdez. Limites e possibilidades. Sociointeracionismo.
title_short Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes
title_full Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes
title_fullStr Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes
title_full_unstemmed Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes
title_sort Sociointeracionismo & surdez: algumas considerações acerca do processo de inclusão em aulas de química / Sociointeracionism & deafness: some considerations about the inclusion process in chemistry classes
author Costa, Josenilson da Silva
author_facet Costa, Josenilson da Silva
Nicolli, Aline Andréia
author_role author
author2 Nicolli, Aline Andréia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Josenilson da Silva
Nicolli, Aline Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Aulas de química. Surdez. Limites e possibilidades. Sociointeracionismo.
topic Aulas de química. Surdez. Limites e possibilidades. Sociointeracionismo.
description Apresentamos alguns aspectos de uma pesquisa desenvolvida para investigar as percepções de professores, intérpretes de Libras e de alunos ouvintes acerca da inclusão de surdos em aulas de química e das implicações desse processo para o ensino e a aprendizagem. Para atender as intenções de pesquisa, optamos pela realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizando a coleta de dados por meio da aplicação de um instrumento impresso composto por dez questões semiestruturadas para professores e intérpretes de Libras e outro, com cinco questões para alunos ouvintes. Estes instrumentos foram aplicados durante as aulas de química, nas duas Escolas Públicas de Ensino Médio de Rio Branco/AC que acolhem estudantes com surdez. Por meio da presente pesquisa se fez possível entender o processo de inclusão dos surdos em aulas de química, identificando os principais limites e possibilidades, bem como apresentando alternativas que visem minimizar os limites e maximizar as possibilidades identificadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/421
10.34115/basr.v2i2.421
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/421
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i2.421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/421/361
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 2 (2018); 550-567
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 2 (2018); 550-567
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i2
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004118839296