RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPREENDIDAS NA FEA-USP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Universo Contábil |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4920 |
Resumo: | Tendo como referencial a Teoria da Autodeterminação de Ryan, Connell e Deci (1985), as práticas de ensino sugeridas por Gil (2008) e as competências do docente sugeridas nas Leis das Diretrizes e Bases da Educação, buscou-se neste trabalho examinar qual o grau de motivação dos alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e a sua relação com as práticas pedagógicas empregadas na Instituição. Utilizou-se como método de pesquisa o questionário, o qual foi dividido em três partes: variáveis de caracterização pessoal, Escala de Motivação Acadêmica (EMA) e Práticas de Ensino na FEA-USP. A amostra analisada compreende todos os alunos matriculados nos cursos diurnos e noturnos da FEA-USP no segundo semestre de 2014 que responderam ao questionário disponibilizado, totalizando 106 alunos. Foram observadas as frequências das respostas e utilizada a Análise de Correspondência (ANACOR). Como resultados, verifica-se que o grau de motivação da amostra se classifica como “Motivação Extrínseca, Regulação Integrada”, que é o grau de motivação mais próximo da motivação inata. Pela EMA, como aspectos positivos, verifica-se que os alunos acreditam no preparo e na competência da FEA-USP para se ter uma carreira de sucesso. No entanto, os aspectos educacionais que mais se destacaram são relativos às atuais práticas de ensino provindas dos professores, com respostas negativas quanto à capacidade de manter os alunos atentos; e quanto à dificuldade identificada em relação à interdisciplinaridade dos cursos da FEA. Portanto, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o aperfeiçoamento da prática da docência na FEA-USP, bem como em outras escolas de negócios. |
id |
FURB-5_27d7485bc0c3851fd1228d5d8c2417a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/4920 |
network_acronym_str |
FURB-5 |
network_name_str |
Revista Universo Contábil |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPREENDIDAS NA FEA-USPMotivação no Ensino SuperiorTeoria da AutodeterminaçãoPráticas pedagógicas no ensino superiorEscala de Motivação AcadêmicaFEA USP.Tendo como referencial a Teoria da Autodeterminação de Ryan, Connell e Deci (1985), as práticas de ensino sugeridas por Gil (2008) e as competências do docente sugeridas nas Leis das Diretrizes e Bases da Educação, buscou-se neste trabalho examinar qual o grau de motivação dos alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e a sua relação com as práticas pedagógicas empregadas na Instituição. Utilizou-se como método de pesquisa o questionário, o qual foi dividido em três partes: variáveis de caracterização pessoal, Escala de Motivação Acadêmica (EMA) e Práticas de Ensino na FEA-USP. A amostra analisada compreende todos os alunos matriculados nos cursos diurnos e noturnos da FEA-USP no segundo semestre de 2014 que responderam ao questionário disponibilizado, totalizando 106 alunos. Foram observadas as frequências das respostas e utilizada a Análise de Correspondência (ANACOR). Como resultados, verifica-se que o grau de motivação da amostra se classifica como “Motivação Extrínseca, Regulação Integrada”, que é o grau de motivação mais próximo da motivação inata. Pela EMA, como aspectos positivos, verifica-se que os alunos acreditam no preparo e na competência da FEA-USP para se ter uma carreira de sucesso. No entanto, os aspectos educacionais que mais se destacaram são relativos às atuais práticas de ensino provindas dos professores, com respostas negativas quanto à capacidade de manter os alunos atentos; e quanto à dificuldade identificada em relação à interdisciplinaridade dos cursos da FEA. Portanto, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o aperfeiçoamento da prática da docência na FEA-USP, bem como em outras escolas de negócios.Universidade Regional de Blumenau2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/492010.4270/ruc.2016296-116Revista Universo Contábil; v. 12 n. 2 (2016); 96-1161809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4920/3322Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Carmo, Bianca Misko BrazAlbanez, Tatiana2022-07-21T03:21:29Zoai:ojs.bu.furb.br:article/4920Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:21:29Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPREENDIDAS NA FEA-USP |
title |
RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPREENDIDAS NA FEA-USP |
spellingShingle |
RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPREENDIDAS NA FEA-USP do Carmo, Bianca Misko Braz Motivação no Ensino Superior Teoria da Autodeterminação Práticas pedagógicas no ensino superior Escala de Motivação Acadêmica FEA USP. |
title_short |
RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPREENDIDAS NA FEA-USP |
title_full |
RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPREENDIDAS NA FEA-USP |
title_fullStr |
RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPREENDIDAS NA FEA-USP |
title_full_unstemmed |
RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPREENDIDAS NA FEA-USP |
title_sort |
RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPREENDIDAS NA FEA-USP |
author |
do Carmo, Bianca Misko Braz |
author_facet |
do Carmo, Bianca Misko Braz Albanez, Tatiana |
author_role |
author |
author2 |
Albanez, Tatiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Carmo, Bianca Misko Braz Albanez, Tatiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação no Ensino Superior Teoria da Autodeterminação Práticas pedagógicas no ensino superior Escala de Motivação Acadêmica FEA USP. |
topic |
Motivação no Ensino Superior Teoria da Autodeterminação Práticas pedagógicas no ensino superior Escala de Motivação Acadêmica FEA USP. |
description |
Tendo como referencial a Teoria da Autodeterminação de Ryan, Connell e Deci (1985), as práticas de ensino sugeridas por Gil (2008) e as competências do docente sugeridas nas Leis das Diretrizes e Bases da Educação, buscou-se neste trabalho examinar qual o grau de motivação dos alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e a sua relação com as práticas pedagógicas empregadas na Instituição. Utilizou-se como método de pesquisa o questionário, o qual foi dividido em três partes: variáveis de caracterização pessoal, Escala de Motivação Acadêmica (EMA) e Práticas de Ensino na FEA-USP. A amostra analisada compreende todos os alunos matriculados nos cursos diurnos e noturnos da FEA-USP no segundo semestre de 2014 que responderam ao questionário disponibilizado, totalizando 106 alunos. Foram observadas as frequências das respostas e utilizada a Análise de Correspondência (ANACOR). Como resultados, verifica-se que o grau de motivação da amostra se classifica como “Motivação Extrínseca, Regulação Integrada”, que é o grau de motivação mais próximo da motivação inata. Pela EMA, como aspectos positivos, verifica-se que os alunos acreditam no preparo e na competência da FEA-USP para se ter uma carreira de sucesso. No entanto, os aspectos educacionais que mais se destacaram são relativos às atuais práticas de ensino provindas dos professores, com respostas negativas quanto à capacidade de manter os alunos atentos; e quanto à dificuldade identificada em relação à interdisciplinaridade dos cursos da FEA. Portanto, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o aperfeiçoamento da prática da docência na FEA-USP, bem como em outras escolas de negócios. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4920 10.4270/ruc.2016296-116 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4920 |
identifier_str_mv |
10.4270/ruc.2016296-116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4920/3322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábil info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábil |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Universo Contábil; v. 12 n. 2 (2016); 96-116 1809-3337 1809-3337 reponame:Revista Universo Contábil instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Revista Universo Contábil |
collection |
Revista Universo Contábil |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||universocontabil@furb.br |
_version_ |
1798945116904226816 |