A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/52786 |
Resumo: | Este artigo é resultado de estudos teóricos e objetiva refletir sobre o desenvolvimento do psiquismo e das funções psicológicas superiores dos estudantes com espectro autista, por meio da mediação dos professores. O trabalho visa contribuir também com o processo de formação continuada dos professores que atuam com essa demanda. Para tanto, o estudo em questão está pautado no referencial teórico da psicologia histórico-cultural proposto por Vygotsky e outros autores que defendem esta perspectiva. Para desenvolver o trabalho, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de produções científicas que abordam a temática. |
id |
BASR-0_ed5f905660dcd7682840df81f28bb761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52786 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEATEAdesenvolvimentomediaçãoapropriação Este artigo é resultado de estudos teóricos e objetiva refletir sobre o desenvolvimento do psiquismo e das funções psicológicas superiores dos estudantes com espectro autista, por meio da mediação dos professores. O trabalho visa contribuir também com o processo de formação continuada dos professores que atuam com essa demanda. Para tanto, o estudo em questão está pautado no referencial teórico da psicologia histórico-cultural proposto por Vygotsky e outros autores que defendem esta perspectiva. Para desenvolver o trabalho, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de produções científicas que abordam a temática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/5278610.34115/basrv6n5-010Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 5 (2022); 14145-14157 Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 5 (2022); 14145-14157 2595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/52786/39361Copyright (c) 2022 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Faria, JulianyAlves , Veronice Suriano2022-10-06T16:13:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52786Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2022-10-06T16:13:54Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA |
title |
A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA |
spellingShingle |
A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA de Faria, Juliany TEA desenvolvimento mediação apropriação |
title_short |
A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA |
title_full |
A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA |
title_fullStr |
A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA |
title_full_unstemmed |
A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA |
title_sort |
A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA |
author |
de Faria, Juliany |
author_facet |
de Faria, Juliany Alves , Veronice Suriano |
author_role |
author |
author2 |
Alves , Veronice Suriano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Faria, Juliany Alves , Veronice Suriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TEA desenvolvimento mediação apropriação |
topic |
TEA desenvolvimento mediação apropriação |
description |
Este artigo é resultado de estudos teóricos e objetiva refletir sobre o desenvolvimento do psiquismo e das funções psicológicas superiores dos estudantes com espectro autista, por meio da mediação dos professores. O trabalho visa contribuir também com o processo de formação continuada dos professores que atuam com essa demanda. Para tanto, o estudo em questão está pautado no referencial teórico da psicologia histórico-cultural proposto por Vygotsky e outros autores que defendem esta perspectiva. Para desenvolver o trabalho, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de produções científicas que abordam a temática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/52786 10.34115/basrv6n5-010 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/52786 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv6n5-010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/52786/39361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 5 (2022); 14145-14157 Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 5 (2022); 14145-14157 2595-3621 2595-3621 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240009097478144 |