A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Faria, Juliany
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves , Veronice Suriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/52786
Resumo:  Este artigo é resultado de estudos teóricos e objetiva refletir sobre o desenvolvimento do psiquismo  e das funções psicológicas superiores dos estudantes com espectro autista, por meio da mediação dos professores. O trabalho visa contribuir também com o processo de formação continuada dos professores que atuam com essa demanda. Para tanto, o estudo em questão está pautado no referencial teórico da psicologia histórico-cultural proposto por Vygotsky e outros autores que defendem esta perspectiva. Para desenvolver o trabalho, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de produções científicas que abordam a temática.
id BASR-0_ed5f905660dcd7682840df81f28bb761
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52786
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEATEAdesenvolvimentomediaçãoapropriação Este artigo é resultado de estudos teóricos e objetiva refletir sobre o desenvolvimento do psiquismo  e das funções psicológicas superiores dos estudantes com espectro autista, por meio da mediação dos professores. O trabalho visa contribuir também com o processo de formação continuada dos professores que atuam com essa demanda. Para tanto, o estudo em questão está pautado no referencial teórico da psicologia histórico-cultural proposto por Vygotsky e outros autores que defendem esta perspectiva. Para desenvolver o trabalho, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de produções científicas que abordam a temática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/5278610.34115/basrv6n5-010Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 5 (2022); 14145-14157 Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 5 (2022); 14145-14157 2595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/52786/39361Copyright (c) 2022 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Faria, JulianyAlves , Veronice Suriano2022-10-06T16:13:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52786Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2022-10-06T16:13:54Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA
title A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA
spellingShingle A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA
de Faria, Juliany
TEA
desenvolvimento
mediação
apropriação
title_short A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA
title_full A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA
title_fullStr A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA
title_full_unstemmed A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA
title_sort A contribuição da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de estudantes com espectro autista- TEA: The contribution of cultural-historical psychology to the school education of students with autistic spectrum- TEA
author de Faria, Juliany
author_facet de Faria, Juliany
Alves , Veronice Suriano
author_role author
author2 Alves , Veronice Suriano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Faria, Juliany
Alves , Veronice Suriano
dc.subject.por.fl_str_mv TEA
desenvolvimento
mediação
apropriação
topic TEA
desenvolvimento
mediação
apropriação
description  Este artigo é resultado de estudos teóricos e objetiva refletir sobre o desenvolvimento do psiquismo  e das funções psicológicas superiores dos estudantes com espectro autista, por meio da mediação dos professores. O trabalho visa contribuir também com o processo de formação continuada dos professores que atuam com essa demanda. Para tanto, o estudo em questão está pautado no referencial teórico da psicologia histórico-cultural proposto por Vygotsky e outros autores que defendem esta perspectiva. Para desenvolver o trabalho, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de produções científicas que abordam a temática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/52786
10.34115/basrv6n5-010
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/52786
identifier_str_mv 10.34115/basrv6n5-010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/52786/39361
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 5 (2022); 14145-14157
Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 5 (2022); 14145-14157
2595-3621
2595-3621
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240009097478144