Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42416 |
Resumo: | Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem autismo, no qual aproximadamente 2 milhões são acometidos pelo transtorno no Brasil. O transtorno afeta vários âmbitos na vida do sujeito, principalmente quando criança ao que diz respeito as suas relações sociais, seu desenvolvimento assim como o desempenho escolar em seu processo de aprendizagem. Objetiva-se então compreender os principais desafios enfrentados pelo aluno com transtorno do espectro autista (TEA), e como a família e escola exercem o seu papel na inclusão escolar desse indivíduo no ensino regular. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram selecionados 19 artigos/teses entre os períodos de 1998 a 2020. Com o intuito de discutir a importância desse tema, conceituando o Transtorno de Espectro Autista, expondo os principais desafios encontrados pelo portador no ambiente escolar. Entende-se que tanto os professores quanto a família possuem um papel integral na formação do indivíduo portador, sendo assim, a atuação de maneira conjunta na educação inclusiva por ambas as partes pode significar um meio de auxiliar as crianças com o transtorno. |
id |
Krot_8a86cb7bc3a3389bee7f24b33aed9df0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42416 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regularTEAEducação inclusivaInclusão escolarProcesso de aprendizagemSegundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem autismo, no qual aproximadamente 2 milhões são acometidos pelo transtorno no Brasil. O transtorno afeta vários âmbitos na vida do sujeito, principalmente quando criança ao que diz respeito as suas relações sociais, seu desenvolvimento assim como o desempenho escolar em seu processo de aprendizagem. Objetiva-se então compreender os principais desafios enfrentados pelo aluno com transtorno do espectro autista (TEA), e como a família e escola exercem o seu papel na inclusão escolar desse indivíduo no ensino regular. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram selecionados 19 artigos/teses entre os períodos de 1998 a 2020. Com o intuito de discutir a importância desse tema, conceituando o Transtorno de Espectro Autista, expondo os principais desafios encontrados pelo portador no ambiente escolar. Entende-se que tanto os professores quanto a família possuem um papel integral na formação do indivíduo portador, sendo assim, a atuação de maneira conjunta na educação inclusiva por ambas as partes pode significar um meio de auxiliar as crianças com o transtorno.2022-06-09T12:09:56Z2022-06-09T12:09:56Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42416SILVA, Hyeizan Cristina Soares daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-09T12:09:56Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42416Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-09T12:09:56falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-09T12:09:56Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular |
title |
Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular |
spellingShingle |
Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular SILVA, Hyeizan Cristina Soares da TEA Educação inclusiva Inclusão escolar Processo de aprendizagem |
title_short |
Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular |
title_full |
Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular |
title_fullStr |
Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular |
title_full_unstemmed |
Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular |
title_sort |
Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular |
author |
SILVA, Hyeizan Cristina Soares da |
author_facet |
SILVA, Hyeizan Cristina Soares da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Hyeizan Cristina Soares da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TEA Educação inclusiva Inclusão escolar Processo de aprendizagem |
topic |
TEA Educação inclusiva Inclusão escolar Processo de aprendizagem |
description |
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem autismo, no qual aproximadamente 2 milhões são acometidos pelo transtorno no Brasil. O transtorno afeta vários âmbitos na vida do sujeito, principalmente quando criança ao que diz respeito as suas relações sociais, seu desenvolvimento assim como o desempenho escolar em seu processo de aprendizagem. Objetiva-se então compreender os principais desafios enfrentados pelo aluno com transtorno do espectro autista (TEA), e como a família e escola exercem o seu papel na inclusão escolar desse indivíduo no ensino regular. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram selecionados 19 artigos/teses entre os períodos de 1998 a 2020. Com o intuito de discutir a importância desse tema, conceituando o Transtorno de Espectro Autista, expondo os principais desafios encontrados pelo portador no ambiente escolar. Entende-se que tanto os professores quanto a família possuem um papel integral na formação do indivíduo portador, sendo assim, a atuação de maneira conjunta na educação inclusiva por ambas as partes pode significar um meio de auxiliar as crianças com o transtorno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-06-09T12:09:56Z 2022-06-09T12:09:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42416 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672916476297216 |