Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Hyeizan Cristina Soares da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42416
Resumo: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem autismo, no qual aproximadamente 2 milhões são acometidos pelo transtorno no Brasil. O transtorno afeta vários âmbitos na vida do sujeito, principalmente quando criança ao que diz respeito as suas relações sociais, seu desenvolvimento assim como o desempenho escolar em seu processo de aprendizagem. Objetiva-se então compreender os principais desafios enfrentados pelo aluno com transtorno do espectro autista (TEA), e como a família e escola exercem o seu papel na inclusão escolar desse indivíduo no ensino regular. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram selecionados 19 artigos/teses entre os períodos de 1998 a 2020. Com o intuito de discutir a importância desse tema, conceituando o Transtorno de Espectro Autista, expondo os principais desafios encontrados pelo portador no ambiente escolar. Entende-se que tanto os professores quanto a família possuem um papel integral na formação do indivíduo portador, sendo assim, a atuação de maneira conjunta na educação inclusiva por ambas as partes pode significar um meio de auxiliar as crianças com o transtorno.
id Krot_8a86cb7bc3a3389bee7f24b33aed9df0
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42416
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regularTEAEducação inclusivaInclusão escolarProcesso de aprendizagemSegundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem autismo, no qual aproximadamente 2 milhões são acometidos pelo transtorno no Brasil. O transtorno afeta vários âmbitos na vida do sujeito, principalmente quando criança ao que diz respeito as suas relações sociais, seu desenvolvimento assim como o desempenho escolar em seu processo de aprendizagem. Objetiva-se então compreender os principais desafios enfrentados pelo aluno com transtorno do espectro autista (TEA), e como a família e escola exercem o seu papel na inclusão escolar desse indivíduo no ensino regular. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram selecionados 19 artigos/teses entre os períodos de 1998 a 2020. Com o intuito de discutir a importância desse tema, conceituando o Transtorno de Espectro Autista, expondo os principais desafios encontrados pelo portador no ambiente escolar. Entende-se que tanto os professores quanto a família possuem um papel integral na formação do indivíduo portador, sendo assim, a atuação de maneira conjunta na educação inclusiva por ambas as partes pode significar um meio de auxiliar as crianças com o transtorno.2022-06-09T12:09:56Z2022-06-09T12:09:56Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42416SILVA, Hyeizan Cristina Soares daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-09T12:09:56Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42416Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-09T12:09:56falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-09T12:09:56Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular
title Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular
spellingShingle Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular
SILVA, Hyeizan Cristina Soares da
TEA
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Processo de aprendizagem
title_short Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular
title_full Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular
title_fullStr Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular
title_full_unstemmed Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular
title_sort Transtorno do espectro autista (TEA): inclusão na escola regular
author SILVA, Hyeizan Cristina Soares da
author_facet SILVA, Hyeizan Cristina Soares da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Hyeizan Cristina Soares da
dc.subject.por.fl_str_mv TEA
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Processo de aprendizagem
topic TEA
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Processo de aprendizagem
description Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem autismo, no qual aproximadamente 2 milhões são acometidos pelo transtorno no Brasil. O transtorno afeta vários âmbitos na vida do sujeito, principalmente quando criança ao que diz respeito as suas relações sociais, seu desenvolvimento assim como o desempenho escolar em seu processo de aprendizagem. Objetiva-se então compreender os principais desafios enfrentados pelo aluno com transtorno do espectro autista (TEA), e como a família e escola exercem o seu papel na inclusão escolar desse indivíduo no ensino regular. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram selecionados 19 artigos/teses entre os períodos de 1998 a 2020. Com o intuito de discutir a importância desse tema, conceituando o Transtorno de Espectro Autista, expondo os principais desafios encontrados pelo portador no ambiente escolar. Entende-se que tanto os professores quanto a família possuem um papel integral na formação do indivíduo portador, sendo assim, a atuação de maneira conjunta na educação inclusiva por ambas as partes pode significar um meio de auxiliar as crianças com o transtorno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-09T12:09:56Z
2022-06-09T12:09:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42416
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672916476297216