ABORDAGEM POR PRINCÍPIOS POSSIBILITA A RESTAURAÇÃO MORAL E ÉTICA NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Monica Pinz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Batista Pioneira (Online)
Texto Completo: http://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/article/view/12
Resumo: O presente artigo relata a abordagem da “educação por princípios”, que é definida como uma maneira de ensinar e aprender tendo a Palavra de Deus como essência de cada matéria do currículo escolar. Na aplicação dessa metodologia o aluno pensa e aprende por meio de princípios. Por meio de pesquisa bibliográfica, o artigo aborda a lamentável decadência e falência dos valores sociais, que por sua vez indissociavelmente se derivam da estrutura familiar cada vez mais abalada por uma avalanche de deturpações e desvalorização dos preceitos sociais. A metodologia utilizada apresenta uma filosofia educacional que tem a Bíblia e seus princípios como fundamento central para basear todo o processo educacional. A partir desta abordagem apresenta-se uma breve história da educação cristã, a visão da criança à luz da Palavra e a educação por princípios bíblicos como uma alternativa educacional para a educação sem perder de vista a preocupação com a proposta curricular estabelecida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Palavras-chaves: Educação. Qualidade. Princípios bíblicos. ABSTRACT This paper presents the approach “education by principles”, which is defined as a way to teach and learn with the Word of God as the essence for each subject in school curriculum. Through the application of this methodology, the student thinks and learns by way of principles. Utilizing bibliographical research, the article discusses the lamentable decay and collapse of social values, which in turn inextricably derive from a family structure increasingly which has been shaken by an avalanche of misrepresentations and the devaluation of social precepts. The methodology provides an educational philosophy that has the Bible and its principles as central for the basis of the entire educational process. Herein includes a brief history of Christian education and also the child's vision in the light of the Word presenting biblical principles as an educational alternative for education without losing sight of the concern for established curriculum by the National Curriculum Guidelines. Keywords: Education. Quality. Biblical principles.
id BATISTAPIONEIRA-1_74a28473a9c85b6da127f4cee710c46c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12
network_acronym_str BATISTAPIONEIRA-1
network_name_str Revista Batista Pioneira (Online)
repository_id_str
spelling ABORDAGEM POR PRINCÍPIOS POSSIBILITA A RESTAURAÇÃO MORAL E ÉTICA NA EDUCAÇÃOO presente artigo relata a abordagem da “educação por princípios”, que é definida como uma maneira de ensinar e aprender tendo a Palavra de Deus como essência de cada matéria do currículo escolar. Na aplicação dessa metodologia o aluno pensa e aprende por meio de princípios. Por meio de pesquisa bibliográfica, o artigo aborda a lamentável decadência e falência dos valores sociais, que por sua vez indissociavelmente se derivam da estrutura familiar cada vez mais abalada por uma avalanche de deturpações e desvalorização dos preceitos sociais. A metodologia utilizada apresenta uma filosofia educacional que tem a Bíblia e seus princípios como fundamento central para basear todo o processo educacional. A partir desta abordagem apresenta-se uma breve história da educação cristã, a visão da criança à luz da Palavra e a educação por princípios bíblicos como uma alternativa educacional para a educação sem perder de vista a preocupação com a proposta curricular estabelecida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Palavras-chaves: Educação. Qualidade. Princípios bíblicos. ABSTRACT This paper presents the approach “education by principles”, which is defined as a way to teach and learn with the Word of God as the essence for each subject in school curriculum. Through the application of this methodology, the student thinks and learns by way of principles. Utilizing bibliographical research, the article discusses the lamentable decay and collapse of social values, which in turn inextricably derive from a family structure increasingly which has been shaken by an avalanche of misrepresentations and the devaluation of social precepts. The methodology provides an educational philosophy that has the Bible and its principles as central for the basis of the entire educational process. Herein includes a brief history of Christian education and also the child's vision in the light of the Word presenting biblical principles as an educational alternative for education without losing sight of the concern for established curriculum by the National Curriculum Guidelines. Keywords: Education. Quality. Biblical principles.Revista Batista PioneiraAlves, Monica Pinz2013-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/article/view/12Revista Batista Pioneira; v. 1, n. 2 (2012)2316-686X2316-462Xreponame:Revista Batista Pioneira (Online)instname:Faculdade Batista Pioneira (FBP)instacron:BATISTAPIONEIRAporhttp://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/article/view/12/20info:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-13T14:31:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12Revistahttp://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbphttp://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/oaiclaiton@batistapioneira.edu.br||gabriel@batistapioneira.edu.br2316-686X2316-462Xopendoar:2013-03-13T14:31:51Revista Batista Pioneira (Online) - Faculdade Batista Pioneira (FBP)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGEM POR PRINCÍPIOS POSSIBILITA A RESTAURAÇÃO MORAL E ÉTICA NA EDUCAÇÃO
title ABORDAGEM POR PRINCÍPIOS POSSIBILITA A RESTAURAÇÃO MORAL E ÉTICA NA EDUCAÇÃO
spellingShingle ABORDAGEM POR PRINCÍPIOS POSSIBILITA A RESTAURAÇÃO MORAL E ÉTICA NA EDUCAÇÃO
Alves, Monica Pinz
title_short ABORDAGEM POR PRINCÍPIOS POSSIBILITA A RESTAURAÇÃO MORAL E ÉTICA NA EDUCAÇÃO
title_full ABORDAGEM POR PRINCÍPIOS POSSIBILITA A RESTAURAÇÃO MORAL E ÉTICA NA EDUCAÇÃO
title_fullStr ABORDAGEM POR PRINCÍPIOS POSSIBILITA A RESTAURAÇÃO MORAL E ÉTICA NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed ABORDAGEM POR PRINCÍPIOS POSSIBILITA A RESTAURAÇÃO MORAL E ÉTICA NA EDUCAÇÃO
title_sort ABORDAGEM POR PRINCÍPIOS POSSIBILITA A RESTAURAÇÃO MORAL E ÉTICA NA EDUCAÇÃO
author Alves, Monica Pinz
author_facet Alves, Monica Pinz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Monica Pinz
description O presente artigo relata a abordagem da “educação por princípios”, que é definida como uma maneira de ensinar e aprender tendo a Palavra de Deus como essência de cada matéria do currículo escolar. Na aplicação dessa metodologia o aluno pensa e aprende por meio de princípios. Por meio de pesquisa bibliográfica, o artigo aborda a lamentável decadência e falência dos valores sociais, que por sua vez indissociavelmente se derivam da estrutura familiar cada vez mais abalada por uma avalanche de deturpações e desvalorização dos preceitos sociais. A metodologia utilizada apresenta uma filosofia educacional que tem a Bíblia e seus princípios como fundamento central para basear todo o processo educacional. A partir desta abordagem apresenta-se uma breve história da educação cristã, a visão da criança à luz da Palavra e a educação por princípios bíblicos como uma alternativa educacional para a educação sem perder de vista a preocupação com a proposta curricular estabelecida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Palavras-chaves: Educação. Qualidade. Princípios bíblicos. ABSTRACT This paper presents the approach “education by principles”, which is defined as a way to teach and learn with the Word of God as the essence for each subject in school curriculum. Through the application of this methodology, the student thinks and learns by way of principles. Utilizing bibliographical research, the article discusses the lamentable decay and collapse of social values, which in turn inextricably derive from a family structure increasingly which has been shaken by an avalanche of misrepresentations and the devaluation of social precepts. The methodology provides an educational philosophy that has the Bible and its principles as central for the basis of the entire educational process. Herein includes a brief history of Christian education and also the child's vision in the light of the Word presenting biblical principles as an educational alternative for education without losing sight of the concern for established curriculum by the National Curriculum Guidelines. Keywords: Education. Quality. Biblical principles.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/article/view/12
url http://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/article/view/12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/article/view/12/20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Batista Pioneira
publisher.none.fl_str_mv Revista Batista Pioneira
dc.source.none.fl_str_mv Revista Batista Pioneira; v. 1, n. 2 (2012)
2316-686X
2316-462X
reponame:Revista Batista Pioneira (Online)
instname:Faculdade Batista Pioneira (FBP)
instacron:BATISTAPIONEIRA
instname_str Faculdade Batista Pioneira (FBP)
instacron_str BATISTAPIONEIRA
institution BATISTAPIONEIRA
reponame_str Revista Batista Pioneira (Online)
collection Revista Batista Pioneira (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Batista Pioneira (Online) - Faculdade Batista Pioneira (FBP)
repository.mail.fl_str_mv claiton@batistapioneira.edu.br||gabriel@batistapioneira.edu.br
_version_ 1754209228105449472