Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponciano, Nilton Paulo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Tereza de Jesus dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14169
Resumo: The objective of this text is to reflect on teacher training through narratives of teachers who work in education, to contribute to the academic debate about the role of their life history in their pedagogical action. The teachers' narratives are considered, in the text, as training practices and a research method, focusing on the experiences narrated by the subjects, on the stories of their lives as a phenomenon of the training process. We present, initially, an overview of the investigation by the biographical approach, highlighting the formation of the subject as a historical being that produces knowledge about himself, about his formation and about the world, and specifying the methodology used for the work, which is based on the methodology of cards. Next, we try to contextualize the school as a space for the crossing of cultures and recognition of the cultural differences that exist within it, in order to analyze the narratives of the teachers/authors. It is concluded with this work that the training and practice of teachers are the result of intra and interpersonal relationships that teachers develop throughout their lives.
id BIO-1_0962651467ed99d971acf18e15f31518
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14169
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professoresPesquisa narrativa. Escola. Formação de professores.The objective of this text is to reflect on teacher training through narratives of teachers who work in education, to contribute to the academic debate about the role of their life history in their pedagogical action. The teachers' narratives are considered, in the text, as training practices and a research method, focusing on the experiences narrated by the subjects, on the stories of their lives as a phenomenon of the training process. We present, initially, an overview of the investigation by the biographical approach, highlighting the formation of the subject as a historical being that produces knowledge about himself, about his formation and about the world, and specifying the methodology used for the work, which is based on the methodology of cards. Next, we try to contextualize the school as a space for the crossing of cultures and recognition of the cultural differences that exist within it, in order to analyze the narratives of the teachers/authors. It is concluded with this work that the training and practice of teachers are the result of intra and interpersonal relationships that teachers develop throughout their lives.El propósito de este texto es reflexionar sobre la formación docente a través de narrativas de docentes que actúan en educación, con el fin de contribuir al debate académico sobre el papel de la historia de vida en la acción pedagógica. Las narrativas de los docentes son consideradas, aquí, como prácticas formativas y método de investigación, centrándose en las experiencias narradas por los sujetos, en los relatos de sus vidas como fenómeno del proceso formativo. Inicialmente, se presenta un panorama de la investigación por el enfoque biográfico, destacando la formación del sujeto como ser histórico que produce conocimiento sobre sí mismo, sobre su formación y sobre el mundo, precisando además la metodología utilizada para el trabajo, que se fundamenta sobre el uso de tarjetas. A continuación, tratamos de contextualizar la escuela como espacio de cruce de culturas y de reconocimiento de las diferencias culturales que existen en ella, para analizar las narrativas de los docentes/autores. Se concluye, con este trabajo, que la formación y práctica de los docentes son el resultado de las relaciones intra e interpersonales que desarrollan a lo largo de su vida.O objetivo deste texto é refletir sobre a formação docente por meio de narrativas de professores que atuam na educação, a fim de contribuir para o debate acadêmico a respeito do papel da história de vida na ação pedagógica. As narrativas de professores são consideradas, aqui, como práticas formativas e método de pesquisa, centrando-se nas experiências narradas pelos sujeitos, nas histórias de suas vidas como fenômeno do processo formativo. Apresenta-se, inicialmente, um panorama da investigação pela abordagem biográfica, destacando a formação do sujeito como um ser histórico que produz conhecimento sobre si, sobre a sua formação e sobre o mundo, especificando, ainda, a metodologia utilizada para o trabalho, que se baseia no uso de cartas. Em seguida, procura-se contextualizar a escola como espaço de cruzamentos de culturas e de reconhecimento das diferenças culturais existentes em seu interior, para analisar as narrativas dos professores/autores. Conclui-se, com este trabalho, que a formação e a prática dos professores são resultados das relações intra e interpessoais que eles desenvolvem ao longo de suas vidas.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1416910.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p526-541Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 526-541REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 526-541Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 526-5412525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14169/10369Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessPonciano, Nilton PauloSantos, Tereza de Jesus dos2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14169Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores
title Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores
spellingShingle Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores
Ponciano, Nilton Paulo
Pesquisa narrativa. Escola. Formação de professores.
title_short Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores
title_full Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores
title_fullStr Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores
title_full_unstemmed Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores
title_sort Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores
author Ponciano, Nilton Paulo
author_facet Ponciano, Nilton Paulo
Santos, Tereza de Jesus dos
author_role author
author2 Santos, Tereza de Jesus dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponciano, Nilton Paulo
Santos, Tereza de Jesus dos
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa narrativa. Escola. Formação de professores.
topic Pesquisa narrativa. Escola. Formação de professores.
description The objective of this text is to reflect on teacher training through narratives of teachers who work in education, to contribute to the academic debate about the role of their life history in their pedagogical action. The teachers' narratives are considered, in the text, as training practices and a research method, focusing on the experiences narrated by the subjects, on the stories of their lives as a phenomenon of the training process. We present, initially, an overview of the investigation by the biographical approach, highlighting the formation of the subject as a historical being that produces knowledge about himself, about his formation and about the world, and specifying the methodology used for the work, which is based on the methodology of cards. Next, we try to contextualize the school as a space for the crossing of cultures and recognition of the cultural differences that exist within it, in order to analyze the narratives of the teachers/authors. It is concluded with this work that the training and practice of teachers are the result of intra and interpersonal relationships that teachers develop throughout their lives.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14169
10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p526-541
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14169
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p526-541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14169/10369
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 526-541
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 526-541
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 526-541
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325188610228224