Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14169 |
Resumo: | O objetivo deste texto é refletir sobre a formação docente por meio de narrativas de professores que atuam na educação, a fim de contribuir para o debate acadêmico a respeito do papel da história de vida na ação pedagógica. As narrativas de professores são consideradas, aqui, como práticas formativas e método de pesquisa, centrando-se nas experiências narradas pelos sujeitos, nas histórias de suas vidas como fenômeno do processo formativo. Apresenta-se, inicialmente, um panorama da investigação pela abordagem biográfica, destacando a formação do sujeito como um ser histórico que produz conhecimento sobre si, sobre a sua formação e sobre o mundo, especificando, ainda, a metodologia utilizada para o trabalho, que se baseia no uso de cartas. Em seguida, procura-se contextualizar a escola como espaço de cruzamentos de culturas e de reconhecimento das diferenças culturais existentes em seu interior, para analisar as narrativas dos professores/autores. Conclui-se, com este trabalho, que a formação e a prática dos professores são resultados das relações intra e interpessoais que eles desenvolvem ao longo de suas vidas. |
id |
BIO-1_cc449f0eb11d95277c9f8e4ef52960c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/14169 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professoresPesquisa narrativa. Escola. Formação de professores.O objetivo deste texto é refletir sobre a formação docente por meio de narrativas de professores que atuam na educação, a fim de contribuir para o debate acadêmico a respeito do papel da história de vida na ação pedagógica. As narrativas de professores são consideradas, aqui, como práticas formativas e método de pesquisa, centrando-se nas experiências narradas pelos sujeitos, nas histórias de suas vidas como fenômeno do processo formativo. Apresenta-se, inicialmente, um panorama da investigação pela abordagem biográfica, destacando a formação do sujeito como um ser histórico que produz conhecimento sobre si, sobre a sua formação e sobre o mundo, especificando, ainda, a metodologia utilizada para o trabalho, que se baseia no uso de cartas. Em seguida, procura-se contextualizar a escola como espaço de cruzamentos de culturas e de reconhecimento das diferenças culturais existentes em seu interior, para analisar as narrativas dos professores/autores. Conclui-se, com este trabalho, que a formação e a prática dos professores são resultados das relações intra e interpessoais que eles desenvolvem ao longo de suas vidas.The objective of this text is to reflect on teacher training through narratives of teachers who work in education, to contribute to the academic debate about the role of their life history in their pedagogical action. The teachers' narratives are considered, in the text, as training practices and a research method, focusing on the experiences narrated by the subjects, on the stories of their lives as a phenomenon of the training process. We present, initially, an overview of the investigation by the biographical approach, highlighting the formation of the subject as a historical being that produces knowledge about himself, about his formation and about the world, and specifying the methodology used for the work, which is based on the methodology of cards. Next, we try to contextualize the school as a space for the crossing of cultures and recognition of the cultural differences that exist within it, in order to analyze the narratives of the teachers/authors. It is concluded with this work that the training and practice of teachers are the result of intra and interpersonal relationships that teachers develop throughout their lives.El propósito de este texto es reflexionar sobre la formación docente a través de narrativas de docentes que actúan en educación, con el fin de contribuir al debate académico sobre el papel de la historia de vida en la acción pedagógica. Las narrativas de los docentes son consideradas, aquí, como prácticas formativas y método de investigación, centrándose en las experiencias narradas por los sujetos, en los relatos de sus vidas como fenómeno del proceso formativo. Inicialmente, se presenta un panorama de la investigación por el enfoque biográfico, destacando la formación del sujeto como ser histórico que produce conocimiento sobre sí mismo, sobre su formación y sobre el mundo, precisando además la metodología utilizada para el trabajo, que se fundamenta sobre el uso de tarjetas. A continuación, tratamos de contextualizar la escuela como espacio de cruce de culturas y de reconocimiento de las diferencias culturales que existen en ella, para analizar las narrativas de los docentes/autores. Se concluye, con este trabajo, que la formación y práctica de los docentes son el resultado de las relaciones intra e interpersonales que desarrollan a lo largo de su vida.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1416910.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p526-541Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 526-541REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 526-541Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 526-5412525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14169/10369Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessPonciano, Nilton PauloSantos, Tereza de Jesus dos2022-11-11T14:51:21Zoai:ojs.192.168.5.50:article/14169Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-11-11T14:51:21Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores |
title |
Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores |
spellingShingle |
Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores Ponciano, Nilton Paulo Pesquisa narrativa. Escola. Formação de professores. |
title_short |
Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores |
title_full |
Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores |
title_fullStr |
Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores |
title_full_unstemmed |
Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores |
title_sort |
Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores |
author |
Ponciano, Nilton Paulo |
author_facet |
Ponciano, Nilton Paulo Santos, Tereza de Jesus dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Tereza de Jesus dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponciano, Nilton Paulo Santos, Tereza de Jesus dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa narrativa. Escola. Formação de professores. |
topic |
Pesquisa narrativa. Escola. Formação de professores. |
description |
O objetivo deste texto é refletir sobre a formação docente por meio de narrativas de professores que atuam na educação, a fim de contribuir para o debate acadêmico a respeito do papel da história de vida na ação pedagógica. As narrativas de professores são consideradas, aqui, como práticas formativas e método de pesquisa, centrando-se nas experiências narradas pelos sujeitos, nas histórias de suas vidas como fenômeno do processo formativo. Apresenta-se, inicialmente, um panorama da investigação pela abordagem biográfica, destacando a formação do sujeito como um ser histórico que produz conhecimento sobre si, sobre a sua formação e sobre o mundo, especificando, ainda, a metodologia utilizada para o trabalho, que se baseia no uso de cartas. Em seguida, procura-se contextualizar a escola como espaço de cruzamentos de culturas e de reconhecimento das diferenças culturais existentes em seu interior, para analisar as narrativas dos professores/autores. Conclui-se, com este trabalho, que a formação e a prática dos professores são resultados das relações intra e interpessoais que eles desenvolvem ao longo de suas vidas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14169 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p526-541 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14169 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p526-541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14169/10369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 526-541 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 526-541 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 526-541 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325192269758464 |