Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8022 |
Resumo: | Ao partir do pressuposto de que as políticas educacionais se referem aos resultados de um processo histórico, que envolve aspectos políticos, sociais e econômicos, este texto tem como objetivo central contribuir para uma reflexão sobre os esquemas de orientação e de organização, que instituem e são instituídos pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelas narrativas referentes às Conferências Nacionais de Educação, que fazem parte do processo educacional brasileiro. O texto se fundamenta na análise documental e de conteúdo, e propõe relacionar as proposições das Conferências com as metas e estratégias do PNE. Os resultados traduzem tensões e estratégias de mudanças (ou até de retrocessos), identificando elementos das subjetividades da mudança, e anunciando, também, as subjetividades em mudança do cenário em crise em que vivemos. |
id |
FURG-2_1b8de97490bf8eea3bc1a042d78c5a01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8022 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussãoPNEConferências Nacionais de EducaçãoTensões e estratégias de mudançasO PNE em discussãoAo partir do pressuposto de que as políticas educacionais se referem aos resultados de um processo histórico, que envolve aspectos políticos, sociais e econômicos, este texto tem como objetivo central contribuir para uma reflexão sobre os esquemas de orientação e de organização, que instituem e são instituídos pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelas narrativas referentes às Conferências Nacionais de Educação, que fazem parte do processo educacional brasileiro. O texto se fundamenta na análise documental e de conteúdo, e propõe relacionar as proposições das Conferências com as metas e estratégias do PNE. Os resultados traduzem tensões e estratégias de mudanças (ou até de retrocessos), identificando elementos das subjetividades da mudança, e anunciando, também, as subjetividades em mudança do cenário em crise em que vivemos.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/802210.14295/momento.v27i2.8022Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 107-126Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 107-1262316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8022/5343Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbdalla, Maria de Fátima Barbosa2018-09-14T17:24:04Zoai:periodicos.furg.br:article/8022Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão |
title |
Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão |
spellingShingle |
Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão Abdalla, Maria de Fátima Barbosa PNE Conferências Nacionais de Educação Tensões e estratégias de mudanças O PNE em discussão |
title_short |
Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão |
title_full |
Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão |
title_fullStr |
Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão |
title_full_unstemmed |
Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão |
title_sort |
Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão |
author |
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
author_facet |
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PNE Conferências Nacionais de Educação Tensões e estratégias de mudanças O PNE em discussão |
topic |
PNE Conferências Nacionais de Educação Tensões e estratégias de mudanças O PNE em discussão |
description |
Ao partir do pressuposto de que as políticas educacionais se referem aos resultados de um processo histórico, que envolve aspectos políticos, sociais e econômicos, este texto tem como objetivo central contribuir para uma reflexão sobre os esquemas de orientação e de organização, que instituem e são instituídos pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelas narrativas referentes às Conferências Nacionais de Educação, que fazem parte do processo educacional brasileiro. O texto se fundamenta na análise documental e de conteúdo, e propõe relacionar as proposições das Conferências com as metas e estratégias do PNE. Os resultados traduzem tensões e estratégias de mudanças (ou até de retrocessos), identificando elementos das subjetividades da mudança, e anunciando, também, as subjetividades em mudança do cenário em crise em que vivemos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8022 10.14295/momento.v27i2.8022 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8022 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i2.8022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8022/5343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 107-126 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 107-126 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249859846144 |