Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8022
Resumo: Ao partir do pressuposto de que as políticas educacionais se referem aos resultados de um processo histórico, que envolve aspectos políticos, sociais e econômicos, este texto tem como objetivo central contribuir para uma reflexão sobre os esquemas de orientação e de organização, que instituem e são instituídos pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelas narrativas referentes às Conferências Nacionais de Educação, que fazem parte do processo educacional brasileiro. O texto se fundamenta na análise documental e de conteúdo, e propõe relacionar as proposições das Conferências com as metas e estratégias do PNE. Os resultados traduzem tensões e estratégias de mudanças (ou até de retrocessos), identificando elementos das subjetividades da mudança, e anunciando, também, as subjetividades em mudança do cenário em crise em que vivemos.
id FURG-2_9b3b2d06d3f986f7da349b0ab658a902
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8022
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussãoPNEConferências Nacionais de EducaçãoTensões e estratégias de mudançasO PNE em discussãoAo partir do pressuposto de que as políticas educacionais se referem aos resultados de um processo histórico, que envolve aspectos políticos, sociais e econômicos, este texto tem como objetivo central contribuir para uma reflexão sobre os esquemas de orientação e de organização, que instituem e são instituídos pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelas narrativas referentes às Conferências Nacionais de Educação, que fazem parte do processo educacional brasileiro. O texto se fundamenta na análise documental e de conteúdo, e propõe relacionar as proposições das Conferências com as metas e estratégias do PNE. Os resultados traduzem tensões e estratégias de mudanças (ou até de retrocessos), identificando elementos das subjetividades da mudança, e anunciando, também, as subjetividades em mudança do cenário em crise em que vivemos.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/802210.14295/momento.v27i2.8022Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 107-126Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 107-1262316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8022/5343Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbdalla, Maria de Fátima Barbosa2018-09-14T17:24:04Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8022Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão
title Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão
spellingShingle Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
PNE
Conferências Nacionais de Educação
Tensões e estratégias de mudanças
O PNE em discussão
title_short Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão
title_full Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão
title_fullStr Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão
title_full_unstemmed Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão
title_sort Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão
author Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
author_facet Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv PNE
Conferências Nacionais de Educação
Tensões e estratégias de mudanças
O PNE em discussão
topic PNE
Conferências Nacionais de Educação
Tensões e estratégias de mudanças
O PNE em discussão
description Ao partir do pressuposto de que as políticas educacionais se referem aos resultados de um processo histórico, que envolve aspectos políticos, sociais e econômicos, este texto tem como objetivo central contribuir para uma reflexão sobre os esquemas de orientação e de organização, que instituem e são instituídos pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelas narrativas referentes às Conferências Nacionais de Educação, que fazem parte do processo educacional brasileiro. O texto se fundamenta na análise documental e de conteúdo, e propõe relacionar as proposições das Conferências com as metas e estratégias do PNE. Os resultados traduzem tensões e estratégias de mudanças (ou até de retrocessos), identificando elementos das subjetividades da mudança, e anunciando, também, as subjetividades em mudança do cenário em crise em que vivemos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8022
10.14295/momento.v27i2.8022
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8022
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i2.8022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8022/5343
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 107-126
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 107-126
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870756253696