“Cicatrizes que me trazem felicidade”: memórias do brincar e formação inicial
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14907 |
Resumo: | Este texto objetiva identificar e compreender relações entre memórias de infância e processos de formação inicial ao tematizar jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino/aprendizagem. Para isso, busca interrogar o lugar das brincadeiras nas vidas dos sujeitos da formação e em suas experiências infantis e escolares, com vistas a problematizar as potencialidades dessas memórias no processo de tornar-se professor/a. Nessa direção, o texto toma como fontes relatos memorialísticos produzidos por estudantes do curso de licenciatura em Educação Física, analisados a partir da abordagem compreensivo-interpretativa proposta por Souza (2014). No exame das fontes, considera-se que a produção, o compartilhamento e a análise de memórias de infância durante a formação inicial, possibilita que os estudantes envolvidos se vejam como sujeitos de seus processos formativos, abrindo-se para o futuro exercício de uma docência mais investigativa e problematizadora e para uma reflexão sobre a escola como espaço/tempo potente para a inventividade e a diversidade que as brincadeiras comportam. |
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“Cicatrizes que me trazem felicidade”: memórias do brincar e formação inicialMemóriaFormação inicialBrincadeirasNarrativas (Auto)biográficasEste texto objetiva identificar e compreender relações entre memórias de infância e processos de formação inicial ao tematizar jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino/aprendizagem. Para isso, busca interrogar o lugar das brincadeiras nas vidas dos sujeitos da formação e em suas experiências infantis e escolares, com vistas a problematizar as potencialidades dessas memórias no processo de tornar-se professor/a. Nessa direção, o texto toma como fontes relatos memorialísticos produzidos por estudantes do curso de licenciatura em Educação Física, analisados a partir da abordagem compreensivo-interpretativa proposta por Souza (2014). No exame das fontes, considera-se que a produção, o compartilhamento e a análise de memórias de infância durante a formação inicial, possibilita que os estudantes envolvidos se vejam como sujeitos de seus processos formativos, abrindo-se para o futuro exercício de uma docência mais investigativa e problematizadora e para uma reflexão sobre a escola como espaço/tempo potente para a inventividade e a diversidade que as brincadeiras comportam.This study aims to identify and understand relationships between childhood memories and initial training processes by thematizing games and plays as teaching/learning content. For this, we seek to interrogate the place of playing in the lives of the education subjects and their children's and school experiences, to problematize the potential of these memories in becoming a teacher. In this sense, the text takes as sources memorialist reports produced by undergraduate students in Physical Education, analyzed from the comprehensive-interpretative approach proposed by Souza (2014). In the examination of the sources, it is considered that the production, sharing, and analysis of childhood memories during the initial training allows the students involved to see themselves as subjects of their formative processes, opening up to the future exercise of a more investigative and problematizing teaching and to a reflection on the school as a powerful space/time for the inventiveness and diversity that the games entail.El objetivo de este trabajo es comprender e identificar la relación entre los recuerdos de la infancia y los procesos de formación inicial, abordando los aspectos de juego y actividades lúdicas como contenidos de la enseñanza/aprendizaje. Al respecto, se cuestiona el lugar de los juegos en la vida de los sujetos en formación y en sus experiencias infantiles y escolares, con el fin de problematizar el potencial de estos recuerdos en el proceso de formación de un profesor/a. Con esta orientación, el presente texto se fundamenta en los relatos memorialísticos realizados por estudiantes de Licenciatura en Educación Física, analizados a partir del abordaje comprensivo-interpretativo propuesto por Souza (2014). Al examinar las fuentes, se considera que la producción, el intercambio y el análisis de memorias de la infancia durante la formación inicial, permite que los estudiantes que participaron se vean a sí mismos como sujetos de sus procesos formativos, abriéndose para ejercer a futuro la docencia de manera más investigativa, problematizadora y reflexionando sobre la escuela como un espacio/tiempo significativo para la creatividad y diversidad incluida en el juego.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1490710.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p933-949Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 22 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 933-949REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 22 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 933-949Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 22 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 933-9492525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n22reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14907/10813Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos Berto, RosiannySoeiro, Lucas BorgesSantos, Ledimara de Rezende2022-12-24T14:26:00Zoai:ojs.192.168.5.50:article/14907Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-12-24T14:26Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
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