A escrita de professoras nos memoriais de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria Couto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Jesus, Marta Licia Teles Brito de, Portela, Regina Lucia dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3375
Resumo: Este artigo discute as produções textuais dos memoriais de formação escritos por professoras de escolas públicas que fizeram o curso de Licenciatura Especial em Pedagogia, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), entre os anos de 2010 e 2013, no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Do ponto de vista teórico-metodológico, referencia-se nas ideias a respeito das narrativas etnográficas e traz uma pesquisa documental de cunho qualitativo, amparada nos pressupostos da Análise do Discurso e nos estudos sobre a (auto)biografia, a memória e a formação de professores. Foram analisados os memoriais de formação de 18 professoras, apresentados nos respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Conclui-se a discussão com evidências sobre a apropriação, pelas professoras, desse espaço de valorização das narrativas, através de uma escrita autoral e prenhe de conteúdos considerados significativos, relacionados à identidade profissional e às suas histórias de vida. 
id BIO-1_76df3d7b2e5adfdc388ab0e1e3d5a57d
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/3375
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling A escrita de professoras nos memoriais de formaçãoFormação de Professores. História de Vida. NarrativaEste artigo discute as produções textuais dos memoriais de formação escritos por professoras de escolas públicas que fizeram o curso de Licenciatura Especial em Pedagogia, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), entre os anos de 2010 e 2013, no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Do ponto de vista teórico-metodológico, referencia-se nas ideias a respeito das narrativas etnográficas e traz uma pesquisa documental de cunho qualitativo, amparada nos pressupostos da Análise do Discurso e nos estudos sobre a (auto)biografia, a memória e a formação de professores. Foram analisados os memoriais de formação de 18 professoras, apresentados nos respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Conclui-se a discussão com evidências sobre a apropriação, pelas professoras, desse espaço de valorização das narrativas, através de uma escrita autoral e prenhe de conteúdos considerados significativos, relacionados à identidade profissional e às suas histórias de vida. Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/337510.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p483-500Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 483-500REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 483-500Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 483-5002525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v2.n5reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3375/2512Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Maria CoutoJesus, Marta Licia Teles Brito dePortela, Regina Lucia dos Santos2022-08-22T15:33:45Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3375Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T15:33:45Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita de professoras nos memoriais de formação
title A escrita de professoras nos memoriais de formação
spellingShingle A escrita de professoras nos memoriais de formação
Cunha, Maria Couto
Formação de Professores. História de Vida. Narrativa
title_short A escrita de professoras nos memoriais de formação
title_full A escrita de professoras nos memoriais de formação
title_fullStr A escrita de professoras nos memoriais de formação
title_full_unstemmed A escrita de professoras nos memoriais de formação
title_sort A escrita de professoras nos memoriais de formação
author Cunha, Maria Couto
author_facet Cunha, Maria Couto
Jesus, Marta Licia Teles Brito de
Portela, Regina Lucia dos Santos
author_role author
author2 Jesus, Marta Licia Teles Brito de
Portela, Regina Lucia dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Maria Couto
Jesus, Marta Licia Teles Brito de
Portela, Regina Lucia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. História de Vida. Narrativa
topic Formação de Professores. História de Vida. Narrativa
description Este artigo discute as produções textuais dos memoriais de formação escritos por professoras de escolas públicas que fizeram o curso de Licenciatura Especial em Pedagogia, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), entre os anos de 2010 e 2013, no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Do ponto de vista teórico-metodológico, referencia-se nas ideias a respeito das narrativas etnográficas e traz uma pesquisa documental de cunho qualitativo, amparada nos pressupostos da Análise do Discurso e nos estudos sobre a (auto)biografia, a memória e a formação de professores. Foram analisados os memoriais de formação de 18 professoras, apresentados nos respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Conclui-se a discussão com evidências sobre a apropriação, pelas professoras, desse espaço de valorização das narrativas, através de uma escrita autoral e prenhe de conteúdos considerados significativos, relacionados à identidade profissional e às suas histórias de vida. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3375
10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p483-500
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3375
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p483-500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3375/2512
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 483-500
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 483-500
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 483-500
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v2.n5
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325189906268160