A escrita de professoras nos memoriais de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3375 |
Resumo: | Este artigo discute as produções textuais dos memoriais de formação escritos por professoras de escolas públicas que fizeram o curso de Licenciatura Especial em Pedagogia, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), entre os anos de 2010 e 2013, no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Do ponto de vista teórico-metodológico, referencia-se nas ideias a respeito das narrativas etnográficas e traz uma pesquisa documental de cunho qualitativo, amparada nos pressupostos da Análise do Discurso e nos estudos sobre a (auto)biografia, a memória e a formação de professores. Foram analisados os memoriais de formação de 18 professoras, apresentados nos respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Conclui-se a discussão com evidências sobre a apropriação, pelas professoras, desse espaço de valorização das narrativas, através de uma escrita autoral e prenhe de conteúdos considerados significativos, relacionados à identidade profissional e às suas histórias de vida. |
id |
BIO-1_76df3d7b2e5adfdc388ab0e1e3d5a57d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/3375 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
A escrita de professoras nos memoriais de formaçãoFormação de Professores. História de Vida. NarrativaEste artigo discute as produções textuais dos memoriais de formação escritos por professoras de escolas públicas que fizeram o curso de Licenciatura Especial em Pedagogia, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), entre os anos de 2010 e 2013, no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Do ponto de vista teórico-metodológico, referencia-se nas ideias a respeito das narrativas etnográficas e traz uma pesquisa documental de cunho qualitativo, amparada nos pressupostos da Análise do Discurso e nos estudos sobre a (auto)biografia, a memória e a formação de professores. Foram analisados os memoriais de formação de 18 professoras, apresentados nos respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Conclui-se a discussão com evidências sobre a apropriação, pelas professoras, desse espaço de valorização das narrativas, através de uma escrita autoral e prenhe de conteúdos considerados significativos, relacionados à identidade profissional e às suas histórias de vida. Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/337510.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p483-500Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 483-500REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 483-500Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 483-5002525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v2.n5reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3375/2512Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Maria CoutoJesus, Marta Licia Teles Brito dePortela, Regina Lucia dos Santos2022-08-22T15:33:45Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3375Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T15:33:45Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita de professoras nos memoriais de formação |
title |
A escrita de professoras nos memoriais de formação |
spellingShingle |
A escrita de professoras nos memoriais de formação Cunha, Maria Couto Formação de Professores. História de Vida. Narrativa |
title_short |
A escrita de professoras nos memoriais de formação |
title_full |
A escrita de professoras nos memoriais de formação |
title_fullStr |
A escrita de professoras nos memoriais de formação |
title_full_unstemmed |
A escrita de professoras nos memoriais de formação |
title_sort |
A escrita de professoras nos memoriais de formação |
author |
Cunha, Maria Couto |
author_facet |
Cunha, Maria Couto Jesus, Marta Licia Teles Brito de Portela, Regina Lucia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Jesus, Marta Licia Teles Brito de Portela, Regina Lucia dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Maria Couto Jesus, Marta Licia Teles Brito de Portela, Regina Lucia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores. História de Vida. Narrativa |
topic |
Formação de Professores. História de Vida. Narrativa |
description |
Este artigo discute as produções textuais dos memoriais de formação escritos por professoras de escolas públicas que fizeram o curso de Licenciatura Especial em Pedagogia, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), entre os anos de 2010 e 2013, no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Do ponto de vista teórico-metodológico, referencia-se nas ideias a respeito das narrativas etnográficas e traz uma pesquisa documental de cunho qualitativo, amparada nos pressupostos da Análise do Discurso e nos estudos sobre a (auto)biografia, a memória e a formação de professores. Foram analisados os memoriais de formação de 18 professoras, apresentados nos respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Conclui-se a discussão com evidências sobre a apropriação, pelas professoras, desse espaço de valorização das narrativas, através de uma escrita autoral e prenhe de conteúdos considerados significativos, relacionados à identidade profissional e às suas histórias de vida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3375 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p483-500 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3375 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p483-500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3375/2512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 483-500 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 483-500 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 483-500 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v2.n5 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325189906268160 |