Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabrício Oliveira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14641
Resumo: O artigo tem como objetivo compreender as estratégias didáticas que professores de Filosofia desenvolvem na universidade. As discussões partem da compreensão de conceber que os professores da área de Filosofia habitam a profissão docente revelando práticas que emergem da relação com os estudantes e das tessituras peculiares do campo filosófico. O trabalho ancora-se na abordagem (auto)biográfica, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia (auto)biográfica, pois quem narra a própria vida, ao narrar, estabelece relações temporais e situacionais consigo mesmo e com aqueles com quem se relaciona pedagogicamente durante a sua atuação profissional. O dispositivo de pesquisa utilizado foram as entrevistas narrativas, desenvolvidas com quatro professores que atuam nos cursos de licenciatura em      Filosofia em duas universidade públicas do estado da Bahia; Os resultados apontaram que a docência universitária é singular em se considerando desafios que os professores vivenciam para tecer o ensino na área de Filosofia. Transversalizam, a prática de ensino, didáticas insurgentes, que emergem dos contextos cotidianos em que o ensino se efetiva, sobretudo com os desafios causados pela pandemia da Covid 19, em que o ensino remoto se fez necessário, bem como a preocupação com a formação de professores na especificidade do campo filosófico.
id BIO-1_7f26f03d2e90980876d18639292b4541
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14641
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofiaDocência universitáriaEnsino de filosofiaPesquisa (auto)biográficaLeitura filosóficaO artigo tem como objetivo compreender as estratégias didáticas que professores de Filosofia desenvolvem na universidade. As discussões partem da compreensão de conceber que os professores da área de Filosofia habitam a profissão docente revelando práticas que emergem da relação com os estudantes e das tessituras peculiares do campo filosófico. O trabalho ancora-se na abordagem (auto)biográfica, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia (auto)biográfica, pois quem narra a própria vida, ao narrar, estabelece relações temporais e situacionais consigo mesmo e com aqueles com quem se relaciona pedagogicamente durante a sua atuação profissional. O dispositivo de pesquisa utilizado foram as entrevistas narrativas, desenvolvidas com quatro professores que atuam nos cursos de licenciatura em      Filosofia em duas universidade públicas do estado da Bahia; Os resultados apontaram que a docência universitária é singular em se considerando desafios que os professores vivenciam para tecer o ensino na área de Filosofia. Transversalizam, a prática de ensino, didáticas insurgentes, que emergem dos contextos cotidianos em que o ensino se efetiva, sobretudo com os desafios causados pela pandemia da Covid 19, em que o ensino remoto se fez necessário, bem como a preocupação com a formação de professores na especificidade do campo filosófico.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1464110.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p307-323Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 307-323REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 307-323Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 307-3232525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14641/10348Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabrício Oliveira da2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14641Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia
title Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia
spellingShingle Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia
Silva, Fabrício Oliveira da
Docência universitária
Ensino de filosofia
Pesquisa (auto)biográfica
Leitura filosófica
title_short Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia
title_full Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia
title_fullStr Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia
title_full_unstemmed Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia
title_sort Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia
author Silva, Fabrício Oliveira da
author_facet Silva, Fabrício Oliveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabrício Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Docência universitária
Ensino de filosofia
Pesquisa (auto)biográfica
Leitura filosófica
topic Docência universitária
Ensino de filosofia
Pesquisa (auto)biográfica
Leitura filosófica
description O artigo tem como objetivo compreender as estratégias didáticas que professores de Filosofia desenvolvem na universidade. As discussões partem da compreensão de conceber que os professores da área de Filosofia habitam a profissão docente revelando práticas que emergem da relação com os estudantes e das tessituras peculiares do campo filosófico. O trabalho ancora-se na abordagem (auto)biográfica, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia (auto)biográfica, pois quem narra a própria vida, ao narrar, estabelece relações temporais e situacionais consigo mesmo e com aqueles com quem se relaciona pedagogicamente durante a sua atuação profissional. O dispositivo de pesquisa utilizado foram as entrevistas narrativas, desenvolvidas com quatro professores que atuam nos cursos de licenciatura em      Filosofia em duas universidade públicas do estado da Bahia; Os resultados apontaram que a docência universitária é singular em se considerando desafios que os professores vivenciam para tecer o ensino na área de Filosofia. Transversalizam, a prática de ensino, didáticas insurgentes, que emergem dos contextos cotidianos em que o ensino se efetiva, sobretudo com os desafios causados pela pandemia da Covid 19, em que o ensino remoto se fez necessário, bem como a preocupação com a formação de professores na especificidade do campo filosófico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14641
10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p307-323
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14641
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p307-323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14641/10348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 307-323
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 307-323
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 307-323
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325188623859712