Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14641 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo compreender as estratégias didáticas que professores de Filosofia desenvolvem na universidade. As discussões partem da compreensão de conceber que os professores da área de Filosofia habitam a profissão docente revelando práticas que emergem da relação com os estudantes e das tessituras peculiares do campo filosófico. O trabalho ancora-se na abordagem (auto)biográfica, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia (auto)biográfica, pois quem narra a própria vida, ao narrar, estabelece relações temporais e situacionais consigo mesmo e com aqueles com quem se relaciona pedagogicamente durante a sua atuação profissional. O dispositivo de pesquisa utilizado foram as entrevistas narrativas, desenvolvidas com quatro professores que atuam nos cursos de licenciatura em Filosofia em duas universidade públicas do estado da Bahia; Os resultados apontaram que a docência universitária é singular em se considerando desafios que os professores vivenciam para tecer o ensino na área de Filosofia. Transversalizam, a prática de ensino, didáticas insurgentes, que emergem dos contextos cotidianos em que o ensino se efetiva, sobretudo com os desafios causados pela pandemia da Covid 19, em que o ensino remoto se fez necessário, bem como a preocupação com a formação de professores na especificidade do campo filosófico. |
id |
BIO-1_7f26f03d2e90980876d18639292b4541 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14641 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofiaDocência universitáriaEnsino de filosofiaPesquisa (auto)biográficaLeitura filosóficaO artigo tem como objetivo compreender as estratégias didáticas que professores de Filosofia desenvolvem na universidade. As discussões partem da compreensão de conceber que os professores da área de Filosofia habitam a profissão docente revelando práticas que emergem da relação com os estudantes e das tessituras peculiares do campo filosófico. O trabalho ancora-se na abordagem (auto)biográfica, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia (auto)biográfica, pois quem narra a própria vida, ao narrar, estabelece relações temporais e situacionais consigo mesmo e com aqueles com quem se relaciona pedagogicamente durante a sua atuação profissional. O dispositivo de pesquisa utilizado foram as entrevistas narrativas, desenvolvidas com quatro professores que atuam nos cursos de licenciatura em Filosofia em duas universidade públicas do estado da Bahia; Os resultados apontaram que a docência universitária é singular em se considerando desafios que os professores vivenciam para tecer o ensino na área de Filosofia. Transversalizam, a prática de ensino, didáticas insurgentes, que emergem dos contextos cotidianos em que o ensino se efetiva, sobretudo com os desafios causados pela pandemia da Covid 19, em que o ensino remoto se fez necessário, bem como a preocupação com a formação de professores na especificidade do campo filosófico.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1464110.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p307-323Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 307-323REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 307-323Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 307-3232525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14641/10348Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabrício Oliveira da2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14641Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia |
title |
Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia |
spellingShingle |
Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia Silva, Fabrício Oliveira da Docência universitária Ensino de filosofia Pesquisa (auto)biográfica Leitura filosófica |
title_short |
Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia |
title_full |
Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia |
title_fullStr |
Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia |
title_full_unstemmed |
Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia |
title_sort |
Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia |
author |
Silva, Fabrício Oliveira da |
author_facet |
Silva, Fabrício Oliveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabrício Oliveira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência universitária Ensino de filosofia Pesquisa (auto)biográfica Leitura filosófica |
topic |
Docência universitária Ensino de filosofia Pesquisa (auto)biográfica Leitura filosófica |
description |
O artigo tem como objetivo compreender as estratégias didáticas que professores de Filosofia desenvolvem na universidade. As discussões partem da compreensão de conceber que os professores da área de Filosofia habitam a profissão docente revelando práticas que emergem da relação com os estudantes e das tessituras peculiares do campo filosófico. O trabalho ancora-se na abordagem (auto)biográfica, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia (auto)biográfica, pois quem narra a própria vida, ao narrar, estabelece relações temporais e situacionais consigo mesmo e com aqueles com quem se relaciona pedagogicamente durante a sua atuação profissional. O dispositivo de pesquisa utilizado foram as entrevistas narrativas, desenvolvidas com quatro professores que atuam nos cursos de licenciatura em Filosofia em duas universidade públicas do estado da Bahia; Os resultados apontaram que a docência universitária é singular em se considerando desafios que os professores vivenciam para tecer o ensino na área de Filosofia. Transversalizam, a prática de ensino, didáticas insurgentes, que emergem dos contextos cotidianos em que o ensino se efetiva, sobretudo com os desafios causados pela pandemia da Covid 19, em que o ensino remoto se fez necessário, bem como a preocupação com a formação de professores na especificidade do campo filosófico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14641 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p307-323 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14641 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p307-323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14641/10348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 307-323 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 307-323 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 307-323 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325188623859712 |