“Então me classificavam como estranho”: entre narrativas na construção do estranho no corpo de professores gays

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Pedro Paulo Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Alfrancio Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6130
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir os modos de construção do “estranho”, no corpo e no discurso de professores gays, no semiárido baiano, tendo em vista os processos de construção de gênero e sexualidade, em suas trajetórias de vida, formação acadêmica e exercício profissional. Para tanto, desde uma metodologia qualitativa, centrada na análise de narrativas (auto)biográficas, perspectivamos as narrativas produzidas por seis professores gays egressos dos cursos de licenciatura da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII. O trabalho analítico realizado, recorrendo também à narrativa literária naturalista de Adolfo Caminha, em Bom-Crioulo, publicado em 1895, nos possibilitou inferir que os processos de produção do “estranho” agem sobre os corpos dos participantes da pesquisa desde a mais tenra idade, através de mecanismos de vigilância e punição em funcionamento, das distintas instituições reguladoras, dentre elas, a escola. Dessa forma, tornam-se salientes, nas narrativas, as estratégias de sobrevivência criadas por eles com vistas ao enfrentamento do modelo heteronormativo, estabelecido como norma única de vivência das sexualidades e das subjetividades de gênero, de modo a produzir, sob o signo do “estranho”, tudo o que, em alguma medida, desafia esse modelo.  
id BIO-1_9510e56d3be8ed44c9d0936050a10fae
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/6130
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling “Então me classificavam como estranho”: entre narrativas na construção do estranho no corpo de professores gays(Auto)biografias. Gênero. Homossexualidades. Trabalho Docente.Este trabalho tem como objetivo discutir os modos de construção do “estranho”, no corpo e no discurso de professores gays, no semiárido baiano, tendo em vista os processos de construção de gênero e sexualidade, em suas trajetórias de vida, formação acadêmica e exercício profissional. Para tanto, desde uma metodologia qualitativa, centrada na análise de narrativas (auto)biográficas, perspectivamos as narrativas produzidas por seis professores gays egressos dos cursos de licenciatura da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII. O trabalho analítico realizado, recorrendo também à narrativa literária naturalista de Adolfo Caminha, em Bom-Crioulo, publicado em 1895, nos possibilitou inferir que os processos de produção do “estranho” agem sobre os corpos dos participantes da pesquisa desde a mais tenra idade, através de mecanismos de vigilância e punição em funcionamento, das distintas instituições reguladoras, dentre elas, a escola. Dessa forma, tornam-se salientes, nas narrativas, as estratégias de sobrevivência criadas por eles com vistas ao enfrentamento do modelo heteronormativo, estabelecido como norma única de vivência das sexualidades e das subjetividades de gênero, de modo a produzir, sob o signo do “estranho”, tudo o que, em alguma medida, desafia esse modelo.  Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/613010.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p539-557Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 539-557REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 539-557Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 539-5572525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6130/pdfCopyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessRios, Pedro Paulo SouzaDias, Alfrancio Ferreira2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6130Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv “Então me classificavam como estranho”: entre narrativas na construção do estranho no corpo de professores gays
title “Então me classificavam como estranho”: entre narrativas na construção do estranho no corpo de professores gays
spellingShingle “Então me classificavam como estranho”: entre narrativas na construção do estranho no corpo de professores gays
Rios, Pedro Paulo Souza
(Auto)biografias. Gênero. Homossexualidades. Trabalho Docente.
title_short “Então me classificavam como estranho”: entre narrativas na construção do estranho no corpo de professores gays
title_full “Então me classificavam como estranho”: entre narrativas na construção do estranho no corpo de professores gays
title_fullStr “Então me classificavam como estranho”: entre narrativas na construção do estranho no corpo de professores gays
title_full_unstemmed “Então me classificavam como estranho”: entre narrativas na construção do estranho no corpo de professores gays
title_sort “Então me classificavam como estranho”: entre narrativas na construção do estranho no corpo de professores gays
author Rios, Pedro Paulo Souza
author_facet Rios, Pedro Paulo Souza
Dias, Alfrancio Ferreira
author_role author
author2 Dias, Alfrancio Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Pedro Paulo Souza
Dias, Alfrancio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv (Auto)biografias. Gênero. Homossexualidades. Trabalho Docente.
topic (Auto)biografias. Gênero. Homossexualidades. Trabalho Docente.
description Este trabalho tem como objetivo discutir os modos de construção do “estranho”, no corpo e no discurso de professores gays, no semiárido baiano, tendo em vista os processos de construção de gênero e sexualidade, em suas trajetórias de vida, formação acadêmica e exercício profissional. Para tanto, desde uma metodologia qualitativa, centrada na análise de narrativas (auto)biográficas, perspectivamos as narrativas produzidas por seis professores gays egressos dos cursos de licenciatura da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII. O trabalho analítico realizado, recorrendo também à narrativa literária naturalista de Adolfo Caminha, em Bom-Crioulo, publicado em 1895, nos possibilitou inferir que os processos de produção do “estranho” agem sobre os corpos dos participantes da pesquisa desde a mais tenra idade, através de mecanismos de vigilância e punição em funcionamento, das distintas instituições reguladoras, dentre elas, a escola. Dessa forma, tornam-se salientes, nas narrativas, as estratégias de sobrevivência criadas por eles com vistas ao enfrentamento do modelo heteronormativo, estabelecido como norma única de vivência das sexualidades e das subjetividades de gênero, de modo a produzir, sob o signo do “estranho”, tudo o que, em alguma medida, desafia esse modelo.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6130
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p539-557
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6130
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p539-557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6130/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 539-557
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 539-557
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 539-557
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186855960576