PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5047 |
Resumo: | O trabalho parte das narrativas de pesquisadoras negras produzidas ao longo do estágio docente exigido no Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Consideramos essa inserção parte do processo da iniciação às pesquisas por trazer outras ancoragens para a análise sobre as identidades que se constrói numa área vista como guarda-chuva pela sua vocação de abrigar profissionais das diferentes áreas. Estágio docente, presença de mulheres negras e pesquisa em Educação são as categorias do desenho proposto no artigo e nos orientaram quanto ao foco e roteiro elaborado na escrita em coautoria. Os diários de bordo foram elaborados ao longo de dois anos do desenvolvimento dos respectivos trabalhos e essa foi uma abordagem metodológica que sustentou nosso entendimento sobre a inserção docente além de ajudar a redimensionar a formação mais ampla. A abordagem que fizemos exige um esforço de coadunarmos “Docência” e “Pesquisa” em um movimento de composição e recomposição identitária. Mesmo oriundas de diferentes carreiras, as profissionais alcançam mapear as exigências que o campo educacional apresenta na sua plenitude. |
id |
UESB-7_0ddd5d78327d78acf040480a3e801e58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5047 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTEIniciação à docência do ensino superiorMulheres negras na pós-graduaçãoEstágio docentePesquisaMestrado.O trabalho parte das narrativas de pesquisadoras negras produzidas ao longo do estágio docente exigido no Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Consideramos essa inserção parte do processo da iniciação às pesquisas por trazer outras ancoragens para a análise sobre as identidades que se constrói numa área vista como guarda-chuva pela sua vocação de abrigar profissionais das diferentes áreas. Estágio docente, presença de mulheres negras e pesquisa em Educação são as categorias do desenho proposto no artigo e nos orientaram quanto ao foco e roteiro elaborado na escrita em coautoria. Os diários de bordo foram elaborados ao longo de dois anos do desenvolvimento dos respectivos trabalhos e essa foi uma abordagem metodológica que sustentou nosso entendimento sobre a inserção docente além de ajudar a redimensionar a formação mais ampla. A abordagem que fizemos exige um esforço de coadunarmos “Docência” e “Pesquisa” em um movimento de composição e recomposição identitária. Mesmo oriundas de diferentes carreiras, as profissionais alcançam mapear as exigências que o campo educacional apresenta na sua plenitude.Edições UESB2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/504710.22481/praxis.v15i32.5047Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 132-154Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 132-154Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 132-1542178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5047/3916Miranda, ClaudiaSilva, Ana Beatriz daSilva, CarlaBarbosa, Elaineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:17:52Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5047Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:17:52Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE |
title |
PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE |
spellingShingle |
PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE Miranda, Claudia Iniciação à docência do ensino superior Mulheres negras na pós-graduação Estágio docente Pesquisa Mestrado. |
title_short |
PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE |
title_full |
PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE |
title_fullStr |
PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE |
title_sort |
PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE |
author |
Miranda, Claudia |
author_facet |
Miranda, Claudia Silva, Ana Beatriz da Silva, Carla Barbosa, Elaine |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Beatriz da Silva, Carla Barbosa, Elaine |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Claudia Silva, Ana Beatriz da Silva, Carla Barbosa, Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação à docência do ensino superior Mulheres negras na pós-graduação Estágio docente Pesquisa Mestrado. |
topic |
Iniciação à docência do ensino superior Mulheres negras na pós-graduação Estágio docente Pesquisa Mestrado. |
description |
O trabalho parte das narrativas de pesquisadoras negras produzidas ao longo do estágio docente exigido no Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Consideramos essa inserção parte do processo da iniciação às pesquisas por trazer outras ancoragens para a análise sobre as identidades que se constrói numa área vista como guarda-chuva pela sua vocação de abrigar profissionais das diferentes áreas. Estágio docente, presença de mulheres negras e pesquisa em Educação são as categorias do desenho proposto no artigo e nos orientaram quanto ao foco e roteiro elaborado na escrita em coautoria. Os diários de bordo foram elaborados ao longo de dois anos do desenvolvimento dos respectivos trabalhos e essa foi uma abordagem metodológica que sustentou nosso entendimento sobre a inserção docente além de ajudar a redimensionar a formação mais ampla. A abordagem que fizemos exige um esforço de coadunarmos “Docência” e “Pesquisa” em um movimento de composição e recomposição identitária. Mesmo oriundas de diferentes carreiras, as profissionais alcançam mapear as exigências que o campo educacional apresenta na sua plenitude. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5047 10.22481/praxis.v15i32.5047 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5047 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v15i32.5047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5047/3916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 132-154 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 132-154 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 132-154 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068817468227584 |