PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Claudia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Ana Beatriz da, Silva, Carla, Barbosa, Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5047
Resumo: O trabalho parte das narrativas de pesquisadoras negras produzidas ao longo do estágio docente exigido no Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Consideramos essa inserção parte do processo da iniciação às pesquisas por trazer outras ancoragens para a análise sobre as identidades que se constrói numa área vista como guarda-chuva pela sua vocação de abrigar profissionais das diferentes áreas. Estágio docente, presença de mulheres negras e pesquisa em Educação são as categorias do desenho proposto no artigo e nos orientaram quanto ao foco e roteiro elaborado na escrita em coautoria. Os diários de bordo foram elaborados ao longo de dois anos do desenvolvimento dos respectivos trabalhos e essa foi uma abordagem metodológica que sustentou nosso entendimento sobre a inserção docente além de ajudar a redimensionar a formação mais ampla. A abordagem que fizemos exige um esforço de coadunarmos “Docência” e “Pesquisa” em um movimento de composição e recomposição identitária. Mesmo oriundas de diferentes carreiras, as profissionais alcançam mapear as exigências que o campo educacional apresenta na sua plenitude.
id UESB-7_0ddd5d78327d78acf040480a3e801e58
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5047
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTEIniciação à docência do ensino superiorMulheres negras na pós-graduaçãoEstágio docentePesquisaMestrado.O trabalho parte das narrativas de pesquisadoras negras produzidas ao longo do estágio docente exigido no Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Consideramos essa inserção parte do processo da iniciação às pesquisas por trazer outras ancoragens para a análise sobre as identidades que se constrói numa área vista como guarda-chuva pela sua vocação de abrigar profissionais das diferentes áreas. Estágio docente, presença de mulheres negras e pesquisa em Educação são as categorias do desenho proposto no artigo e nos orientaram quanto ao foco e roteiro elaborado na escrita em coautoria. Os diários de bordo foram elaborados ao longo de dois anos do desenvolvimento dos respectivos trabalhos e essa foi uma abordagem metodológica que sustentou nosso entendimento sobre a inserção docente além de ajudar a redimensionar a formação mais ampla. A abordagem que fizemos exige um esforço de coadunarmos “Docência” e “Pesquisa” em um movimento de composição e recomposição identitária. Mesmo oriundas de diferentes carreiras, as profissionais alcançam mapear as exigências que o campo educacional apresenta na sua plenitude.Edições UESB2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/504710.22481/praxis.v15i32.5047Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 132-154Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 132-154Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 132-1542178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5047/3916Miranda, ClaudiaSilva, Ana Beatriz daSilva, CarlaBarbosa, Elaineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:17:52Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5047Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:17:52Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE
title PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE
spellingShingle PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE
Miranda, Claudia
Iniciação à docência do ensino superior
Mulheres negras na pós-graduação
Estágio docente
Pesquisa
Mestrado.
title_short PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE
title_full PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE
title_fullStr PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE
title_full_unstemmed PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE
title_sort PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE
author Miranda, Claudia
author_facet Miranda, Claudia
Silva, Ana Beatriz da
Silva, Carla
Barbosa, Elaine
author_role author
author2 Silva, Ana Beatriz da
Silva, Carla
Barbosa, Elaine
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Claudia
Silva, Ana Beatriz da
Silva, Carla
Barbosa, Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação à docência do ensino superior
Mulheres negras na pós-graduação
Estágio docente
Pesquisa
Mestrado.
topic Iniciação à docência do ensino superior
Mulheres negras na pós-graduação
Estágio docente
Pesquisa
Mestrado.
description O trabalho parte das narrativas de pesquisadoras negras produzidas ao longo do estágio docente exigido no Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Consideramos essa inserção parte do processo da iniciação às pesquisas por trazer outras ancoragens para a análise sobre as identidades que se constrói numa área vista como guarda-chuva pela sua vocação de abrigar profissionais das diferentes áreas. Estágio docente, presença de mulheres negras e pesquisa em Educação são as categorias do desenho proposto no artigo e nos orientaram quanto ao foco e roteiro elaborado na escrita em coautoria. Os diários de bordo foram elaborados ao longo de dois anos do desenvolvimento dos respectivos trabalhos e essa foi uma abordagem metodológica que sustentou nosso entendimento sobre a inserção docente além de ajudar a redimensionar a formação mais ampla. A abordagem que fizemos exige um esforço de coadunarmos “Docência” e “Pesquisa” em um movimento de composição e recomposição identitária. Mesmo oriundas de diferentes carreiras, as profissionais alcançam mapear as exigências que o campo educacional apresenta na sua plenitude.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5047
10.22481/praxis.v15i32.5047
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5047
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v15i32.5047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5047/3916
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 132-154
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 132-154
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 132-154
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068817468227584