Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11089 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões acerca do processo de elaboração de atividades impressas comumente utilizadas na ação de ensinar e dos saberes que fundamentam escolhas tecidas nesse processo. O estudo é amparado por pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, objetiva visibilizar e problematizar experiências docentes na elaboração de atividades impressas e refletir sobre as fontes de seus saberes. É fruto de uma pesquisa com professoras dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais de uma escola pública municipal. As fontes de informações foram narrativas orais e escritas mobilizadas pelas atividades impressas elaboradas pelas participantes. A análise interpretativa foi realizada considerando os sentidos que permeiam a história singular de cada professora e os elementos comuns partilhados por elas, os quais são potentes para a discussão educativa. Identificamos que a intencionalidade das atividades elaboradas; os aspectos referentes à tipologia e forma de utilização relacionam-se aos saberes que são construídos e reconstruídos ao longo da trajetória, por meio de experiências advindas de diversas fontes e da autorreflexão da ação. Ressaltamos a importância de visibilizar as experiências na ação de ensinar estimulando a circulação e reflexão dessas experiências em propostas voltadas para a ação coletiva, de forma a propiciar ressignificações na ação de ensinar. |
id |
BIO-1_9eec8ddcd9564e09198fb9de27ab88b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/11089 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes Atividades impressas. Saberes docentes. Pesquisa (auto)biográfica. Didática.Este artigo apresenta reflexões acerca do processo de elaboração de atividades impressas comumente utilizadas na ação de ensinar e dos saberes que fundamentam escolhas tecidas nesse processo. O estudo é amparado por pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, objetiva visibilizar e problematizar experiências docentes na elaboração de atividades impressas e refletir sobre as fontes de seus saberes. É fruto de uma pesquisa com professoras dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais de uma escola pública municipal. As fontes de informações foram narrativas orais e escritas mobilizadas pelas atividades impressas elaboradas pelas participantes. A análise interpretativa foi realizada considerando os sentidos que permeiam a história singular de cada professora e os elementos comuns partilhados por elas, os quais são potentes para a discussão educativa. Identificamos que a intencionalidade das atividades elaboradas; os aspectos referentes à tipologia e forma de utilização relacionam-se aos saberes que são construídos e reconstruídos ao longo da trajetória, por meio de experiências advindas de diversas fontes e da autorreflexão da ação. Ressaltamos a importância de visibilizar as experiências na ação de ensinar estimulando a circulação e reflexão dessas experiências em propostas voltadas para a ação coletiva, de forma a propiciar ressignificações na ação de ensinar.This article presents reflections about the process of elaborating printed activities commonly used in teaching and the knowledge that underlies the choices made in this process. The study is supported by theoretical and methodological assumptions of (auto)biographical research, aiming to make visible and problematize teaching experiences in elaboration of printed activities and reflect on sources of their knowledge. It is the result of a search with teachers from the 4th and 5th years of Elementary School of a public school. The sources of information were narratives mobilized by printed activities developed by the participants. The interpretative analysis was performed considering the meanings that permeate the singular history of each teacher and the common elements shared by them, which are powerful for the educational discussion. We identified that the intentionality of the elaborated activities; and the referring aspects to the typology and way of use are related to the knowledge that is built and rebuilt along the trajectory, through experiences from different sources and self-reflection of the action. We emphasize the importance of making experiences visible in the action of teaching, stimulating the circulation and reflection of these experiences in proposals aimed at collective action, in order to provide new meanings in the action of teaching.Este artículo presenta reflexiones sobre el proceso de elaboración de actividades impresas de uso común en la docencia y el conocimiento que subyace a las elecciones realizadas en este proceso. Este se sustenta en supuestos teóricos y metodológicos de la investigación (auto)biográfica, con el objetivo de visibilizar y problematizar las experiencias docentes en la elaboración de actividades y reflexionar sobre las fuentes de sus conocimientos. Es el resultado de una encuesta a docentes de 4º y 5º de Educación Primaria de una escuela pública. Las fuentes de información fueron narrativas movilizadas por las actividades desarrolladas por las participantes. El análisis se realizó considerando los significados que impregnan la historia singular de cada docente y los elementos comunes compartidos por ellas, que son potentes para la discusión educativa. Identificamos que la intencionalidad de las actividades; los aspectos referentes a la tipología y forma de uso se relacionan con el conocimiento que se construye y reconstruye a lo largo de la trayectoria, a través de experiencias de diferentes fuentes y autorreflexión de la acción. Destacamos la importancia de visibilizar las experiencias en la acción docente, estimulando la circulación y reflexión de estas experiencias en propuestas orientadas a la acción colectiva, con el fin de aportar nuevos significados en la acción docente.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2021-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1108910.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p875-890Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 875-890REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 875-890Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 875-8902525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v6.n19reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11089/9257Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, TaniaStarling, Cláudia2022-08-18T12:44:38Zoai:ojs.192.168.5.50:article/11089Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-18T12:44:38Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes |
title |
Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes |
spellingShingle |
Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes Silva, Tania Atividades impressas. Saberes docentes. Pesquisa (auto)biográfica. Didática. |
title_short |
Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes |
title_full |
Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes |
title_fullStr |
Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes |
title_full_unstemmed |
Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes |
title_sort |
Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes |
author |
Silva, Tania |
author_facet |
Silva, Tania Starling, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Starling, Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tania Starling, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades impressas. Saberes docentes. Pesquisa (auto)biográfica. Didática. |
topic |
Atividades impressas. Saberes docentes. Pesquisa (auto)biográfica. Didática. |
description |
Este artigo apresenta reflexões acerca do processo de elaboração de atividades impressas comumente utilizadas na ação de ensinar e dos saberes que fundamentam escolhas tecidas nesse processo. O estudo é amparado por pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, objetiva visibilizar e problematizar experiências docentes na elaboração de atividades impressas e refletir sobre as fontes de seus saberes. É fruto de uma pesquisa com professoras dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais de uma escola pública municipal. As fontes de informações foram narrativas orais e escritas mobilizadas pelas atividades impressas elaboradas pelas participantes. A análise interpretativa foi realizada considerando os sentidos que permeiam a história singular de cada professora e os elementos comuns partilhados por elas, os quais são potentes para a discussão educativa. Identificamos que a intencionalidade das atividades elaboradas; os aspectos referentes à tipologia e forma de utilização relacionam-se aos saberes que são construídos e reconstruídos ao longo da trajetória, por meio de experiências advindas de diversas fontes e da autorreflexão da ação. Ressaltamos a importância de visibilizar as experiências na ação de ensinar estimulando a circulação e reflexão dessas experiências em propostas voltadas para a ação coletiva, de forma a propiciar ressignificações na ação de ensinar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11089 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p875-890 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11089 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p875-890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11089/9257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 875-890 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 875-890 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 875-890 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v6.n19 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325191768539136 |