Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7468 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos um recorte dos estudos de uma tese de doutorado em que estamos construindo a biografia intelectual de Beatriz Silva D’Ambrosio. Apoiada no método biográfico, especialmente nos estudos de Clandinin e Connelly (2011), Dominicé (2014), Dosse (2015), Ferrarotti (2014), Finger e Nóvoa (2014), Lani-Bayle (2008), Passeggi e Clementino (2017) e Pujadas Muñoz (1992), neste artigo é abordado um dos assuntos que constituem parte do legado científico da biografada para a Educação Matemática brasileira: as discussões sobre a insubordinação criativa na prática do professor e do pesquisador. São apresentadas algumas narrativas que elucidam a insubordinação criativa na concepção de Beatriz como um conceito que leva os profissionais a ter sensibilidade para entender o outro e o contexto em que está inserido, honrar o compromisso assumido no exercício das atividades diárias, mobilizar saberes de forma a proteger a integridade dos estudantes e dos espaços formativos, neutralizar os efeitos desumanizadores da autoridade burocrática. |
id |
BIO-1_d9bb8d156c37478793acdb40a9975ccf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/7468 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’AmbrosioBeatriz Silva D’AmbrosioInsubordinação criativaSubversão responsávelEducação MatemáticaNeste artigo apresentamos um recorte dos estudos de uma tese de doutorado em que estamos construindo a biografia intelectual de Beatriz Silva D’Ambrosio. Apoiada no método biográfico, especialmente nos estudos de Clandinin e Connelly (2011), Dominicé (2014), Dosse (2015), Ferrarotti (2014), Finger e Nóvoa (2014), Lani-Bayle (2008), Passeggi e Clementino (2017) e Pujadas Muñoz (1992), neste artigo é abordado um dos assuntos que constituem parte do legado científico da biografada para a Educação Matemática brasileira: as discussões sobre a insubordinação criativa na prática do professor e do pesquisador. São apresentadas algumas narrativas que elucidam a insubordinação criativa na concepção de Beatriz como um conceito que leva os profissionais a ter sensibilidade para entender o outro e o contexto em que está inserido, honrar o compromisso assumido no exercício das atividades diárias, mobilizar saberes de forma a proteger a integridade dos estudantes e dos espaços formativos, neutralizar os efeitos desumanizadores da autoridade burocrática.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/746810.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p261-276Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 261-276REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 261-276Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 261-2762525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n13reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7468/pdfCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Josane GeraldaLopes, Celi Espasandin2023-01-09T14:51:05Zoai:ojs.192.168.5.50:article/7468Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-01-09T14:51:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio |
title |
Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio |
spellingShingle |
Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio Barbosa, Josane Geralda Beatriz Silva D’Ambrosio Insubordinação criativa Subversão responsável Educação Matemática |
title_short |
Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio |
title_full |
Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio |
title_fullStr |
Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio |
title_full_unstemmed |
Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio |
title_sort |
Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio |
author |
Barbosa, Josane Geralda |
author_facet |
Barbosa, Josane Geralda Lopes, Celi Espasandin |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Celi Espasandin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Josane Geralda Lopes, Celi Espasandin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Beatriz Silva D’Ambrosio Insubordinação criativa Subversão responsável Educação Matemática |
topic |
Beatriz Silva D’Ambrosio Insubordinação criativa Subversão responsável Educação Matemática |
description |
Neste artigo apresentamos um recorte dos estudos de uma tese de doutorado em que estamos construindo a biografia intelectual de Beatriz Silva D’Ambrosio. Apoiada no método biográfico, especialmente nos estudos de Clandinin e Connelly (2011), Dominicé (2014), Dosse (2015), Ferrarotti (2014), Finger e Nóvoa (2014), Lani-Bayle (2008), Passeggi e Clementino (2017) e Pujadas Muñoz (1992), neste artigo é abordado um dos assuntos que constituem parte do legado científico da biografada para a Educação Matemática brasileira: as discussões sobre a insubordinação criativa na prática do professor e do pesquisador. São apresentadas algumas narrativas que elucidam a insubordinação criativa na concepção de Beatriz como um conceito que leva os profissionais a ter sensibilidade para entender o outro e o contexto em que está inserido, honrar o compromisso assumido no exercício das atividades diárias, mobilizar saberes de forma a proteger a integridade dos estudantes e dos espaços formativos, neutralizar os efeitos desumanizadores da autoridade burocrática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7468 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p261-276 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7468 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p261-276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7468/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 261-276 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 261-276 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 261-276 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v5.n13 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325191041875968 |