Constituição da docência pelas narrativas de si: práticas educativas na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Charles Maycon Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Fabício Oliveira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8792
Resumo: O trabalho analisa práticas educativas em contextos de atuação profissional de uma educadora. Trata-se de uma professora pesquisadora, que construiu a docência a partir de sua história de vida e atuação enquanto professora orientadora de iniciação científica. O texto evidencia como o conhecimento de si se institui como elemento motivacional para exercício da docência. O trabalho se desenvolveu numa ancoragem teórica, considerando concepções de Nóvoa (2007) sobre formação e trabalho docente como elementos constituidores da reflexão sobre o fazer docente. Buscou-se em Pineau (2014), Josso (2008, 2010), ideias fundantes sobre o conhecimento de si, histórias de vida, formação e atuação profissional. O aporte metodológico desenvolveu-se pela abordagem (auto)biográfica, utilizando-se como dispositivo relatos biográficos de uma professora. O trabalho evidencia que a história de vida pelo conhecimento de si constitui mola mestra e propulsora de ações educativas de iniciação científica que a educadora desenvolve na sua atuação profissional. 
id BIO-1_f3f7bdb3d37bdd485f427c06dc700df3
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/8792
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Constituição da docência pelas narrativas de si: práticas educativas na educação básicaConhecimento de siFormaçãoIniciação científicaEducação BásicaO trabalho analisa práticas educativas em contextos de atuação profissional de uma educadora. Trata-se de uma professora pesquisadora, que construiu a docência a partir de sua história de vida e atuação enquanto professora orientadora de iniciação científica. O texto evidencia como o conhecimento de si se institui como elemento motivacional para exercício da docência. O trabalho se desenvolveu numa ancoragem teórica, considerando concepções de Nóvoa (2007) sobre formação e trabalho docente como elementos constituidores da reflexão sobre o fazer docente. Buscou-se em Pineau (2014), Josso (2008, 2010), ideias fundantes sobre o conhecimento de si, histórias de vida, formação e atuação profissional. O aporte metodológico desenvolveu-se pela abordagem (auto)biográfica, utilizando-se como dispositivo relatos biográficos de uma professora. O trabalho evidencia que a história de vida pelo conhecimento de si constitui mola mestra e propulsora de ações educativas de iniciação científica que a educadora desenvolve na sua atuação profissional. Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/879210.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p392-410Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 392-410REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 392-410Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 392-4102525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v6.n17reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8792/7972Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Charles Maycon AlmeidaSilva, Fabício Oliveira da2022-08-18T12:47:35Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8792Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-18T12:47:35Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Constituição da docência pelas narrativas de si: práticas educativas na educação básica
title Constituição da docência pelas narrativas de si: práticas educativas na educação básica
spellingShingle Constituição da docência pelas narrativas de si: práticas educativas na educação básica
Mota, Charles Maycon Almeida
Conhecimento de si
Formação
Iniciação científica
Educação Básica
title_short Constituição da docência pelas narrativas de si: práticas educativas na educação básica
title_full Constituição da docência pelas narrativas de si: práticas educativas na educação básica
title_fullStr Constituição da docência pelas narrativas de si: práticas educativas na educação básica
title_full_unstemmed Constituição da docência pelas narrativas de si: práticas educativas na educação básica
title_sort Constituição da docência pelas narrativas de si: práticas educativas na educação básica
author Mota, Charles Maycon Almeida
author_facet Mota, Charles Maycon Almeida
Silva, Fabício Oliveira da
author_role author
author2 Silva, Fabício Oliveira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Charles Maycon Almeida
Silva, Fabício Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento de si
Formação
Iniciação científica
Educação Básica
topic Conhecimento de si
Formação
Iniciação científica
Educação Básica
description O trabalho analisa práticas educativas em contextos de atuação profissional de uma educadora. Trata-se de uma professora pesquisadora, que construiu a docência a partir de sua história de vida e atuação enquanto professora orientadora de iniciação científica. O texto evidencia como o conhecimento de si se institui como elemento motivacional para exercício da docência. O trabalho se desenvolveu numa ancoragem teórica, considerando concepções de Nóvoa (2007) sobre formação e trabalho docente como elementos constituidores da reflexão sobre o fazer docente. Buscou-se em Pineau (2014), Josso (2008, 2010), ideias fundantes sobre o conhecimento de si, histórias de vida, formação e atuação profissional. O aporte metodológico desenvolveu-se pela abordagem (auto)biográfica, utilizando-se como dispositivo relatos biográficos de uma professora. O trabalho evidencia que a história de vida pelo conhecimento de si constitui mola mestra e propulsora de ações educativas de iniciação científica que a educadora desenvolve na sua atuação profissional. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8792
10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p392-410
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8792
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p392-410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8792/7972
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 392-410
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 392-410
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 392-410
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v6.n17
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325191592378368