Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5712 |
Resumo: | Este artigo parte de indagação sobre como reflexões propostas em relatos autobiográficos realizados por docentes ajudam a melhor compreender a trajetória profissional docente. O estudo toma por base o breve relato da trajetória profissional de uma professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará. O tratamento metodológico da pesquisa foi de tipo qualitativo. Para tanto, foram utilizados o relato autobiográfico e a análise das experiências de formação e de ensino. O relato autobiográfico possibilitou recuperar as memórias, desde a formação inicial, em dois cursos superiores: Bacharelado em Direito e Licenciatura em Pedagogia, marcados ainda pelo modelo da racionalidade técnica. Porém, ao recuperar e relatar o modelo formativo, foi possível identificar determinados aspectos e considerá-los como substrato importante para a configuração da professora como profissional. As análises realizadas evidenciaram que, no decorrer da formação inicial e do exercício da profissão docente, determinados aspectos foram se modificando, como: a postura docente; a preocupação com a metodologia de ensino que melhor se adequasse à faixa etária e à necessidades dos alunos; a relação e o diálogo estabelecidos com os alunos e com outros professores; as experiências adquiridas nos diferentes campos de trabalho, da educação básica ao ensino superior; e as contribuições para o processo de reflexão sobre a ação, advindas com o processo de formação continuada, na busca pela autonomia do trabalho docente com vistas à melhoria do ensino. Neste sentido, os estudos autobiográficos auxiliam processos formativos de reflexão e possibilitam modificar as práticas docentes, desde que realizados em processos sistematizados e contínuos de estudos e intervenções. |
id |
BIO-1_fb1ff341b5ac5ba0ced9863712d6ba34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5712 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissionalEnsino. Formação Docente. Professor ReflexivoEste artigo parte de indagação sobre como reflexões propostas em relatos autobiográficos realizados por docentes ajudam a melhor compreender a trajetória profissional docente. O estudo toma por base o breve relato da trajetória profissional de uma professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará. O tratamento metodológico da pesquisa foi de tipo qualitativo. Para tanto, foram utilizados o relato autobiográfico e a análise das experiências de formação e de ensino. O relato autobiográfico possibilitou recuperar as memórias, desde a formação inicial, em dois cursos superiores: Bacharelado em Direito e Licenciatura em Pedagogia, marcados ainda pelo modelo da racionalidade técnica. Porém, ao recuperar e relatar o modelo formativo, foi possível identificar determinados aspectos e considerá-los como substrato importante para a configuração da professora como profissional. As análises realizadas evidenciaram que, no decorrer da formação inicial e do exercício da profissão docente, determinados aspectos foram se modificando, como: a postura docente; a preocupação com a metodologia de ensino que melhor se adequasse à faixa etária e à necessidades dos alunos; a relação e o diálogo estabelecidos com os alunos e com outros professores; as experiências adquiridas nos diferentes campos de trabalho, da educação básica ao ensino superior; e as contribuições para o processo de reflexão sobre a ação, advindas com o processo de formação continuada, na busca pela autonomia do trabalho docente com vistas à melhoria do ensino. Neste sentido, os estudos autobiográficos auxiliam processos formativos de reflexão e possibilitam modificar as práticas docentes, desde que realizados em processos sistematizados e contínuos de estudos e intervenções.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/571210.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p123-140Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 123-140REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 123-140Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 123-1402525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5712/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Andréa Souza deGonçalves, Tadeu Oliver2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5712Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissional |
title |
Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissional |
spellingShingle |
Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissional Albuquerque, Andréa Souza de Ensino. Formação Docente. Professor Reflexivo |
title_short |
Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissional |
title_full |
Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissional |
title_fullStr |
Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissional |
title_full_unstemmed |
Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissional |
title_sort |
Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissional |
author |
Albuquerque, Andréa Souza de |
author_facet |
Albuquerque, Andréa Souza de Gonçalves, Tadeu Oliver |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Tadeu Oliver |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Andréa Souza de Gonçalves, Tadeu Oliver |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Formação Docente. Professor Reflexivo |
topic |
Ensino. Formação Docente. Professor Reflexivo |
description |
Este artigo parte de indagação sobre como reflexões propostas em relatos autobiográficos realizados por docentes ajudam a melhor compreender a trajetória profissional docente. O estudo toma por base o breve relato da trajetória profissional de uma professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará. O tratamento metodológico da pesquisa foi de tipo qualitativo. Para tanto, foram utilizados o relato autobiográfico e a análise das experiências de formação e de ensino. O relato autobiográfico possibilitou recuperar as memórias, desde a formação inicial, em dois cursos superiores: Bacharelado em Direito e Licenciatura em Pedagogia, marcados ainda pelo modelo da racionalidade técnica. Porém, ao recuperar e relatar o modelo formativo, foi possível identificar determinados aspectos e considerá-los como substrato importante para a configuração da professora como profissional. As análises realizadas evidenciaram que, no decorrer da formação inicial e do exercício da profissão docente, determinados aspectos foram se modificando, como: a postura docente; a preocupação com a metodologia de ensino que melhor se adequasse à faixa etária e à necessidades dos alunos; a relação e o diálogo estabelecidos com os alunos e com outros professores; as experiências adquiridas nos diferentes campos de trabalho, da educação básica ao ensino superior; e as contribuições para o processo de reflexão sobre a ação, advindas com o processo de formação continuada, na busca pela autonomia do trabalho docente com vistas à melhoria do ensino. Neste sentido, os estudos autobiográficos auxiliam processos formativos de reflexão e possibilitam modificar as práticas docentes, desde que realizados em processos sistematizados e contínuos de estudos e intervenções. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5712 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p123-140 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5712 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p123-140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5712/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 123-140 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 123-140 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 123-140 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325186791997440 |