Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Ana Paula Santos Lima Lanter
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Joelma da Conceição da Silva Henrique e, Arezzo, Adriana Pires de, Rodrigues, Verônica Fabiola Neves, Nascimento, Penha Mabel Farias do, Diniz, Andreia Viana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9251
Resumo: O artigo visa apresentar tessituras de narrativas de professoras no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil, em um esforço individual e coletivo de dar sentido ao vivido, trazendo diferentes experiências de vida e formação em situações diversas da docência. Neste sentido, por meio da escrita narrativa, as histórias constroem-se em articulação com a materialidade dos contextos imediatos dos grupos restritos: família, escola e trabalho, os quais vêm contribuindo para a construção de nossa cultura docente: ideias, crenças e percepções. Para isso, os relatos sinalizam processos formativos e educacionais sobre a perspectiva da pesquisa narrativa (auto)biográfica como investigação teórico e metodológica, buscando refletir sobre as condições de vida pessoal e profissional de cada professora como exercícios de resistência e produção de novas experiências para sua profissão. Para isso buscou-se as contribuições de Nóvoa, Benjamin, Josso, entre outros pesquisadores, sobre a formação de professores, o conceito de experiência e narrativas como processos formativos. As narrativas revelaram que embora nossas experiências sejam com segmentos diferentes da educação, elas nos unem e nos fazem constituir uma comunidade narrativa. Desafiadas pelo exercício da docência durante a pandemia, nos reinventamos, nos conectamos e produzimos novos sentidos para a docência.
id BIO-1_fce34a6164538d46c18585d702ede049
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/9251
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperançaPandemiaDocênciaResistênciaPesquisa NarrativaO artigo visa apresentar tessituras de narrativas de professoras no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil, em um esforço individual e coletivo de dar sentido ao vivido, trazendo diferentes experiências de vida e formação em situações diversas da docência. Neste sentido, por meio da escrita narrativa, as histórias constroem-se em articulação com a materialidade dos contextos imediatos dos grupos restritos: família, escola e trabalho, os quais vêm contribuindo para a construção de nossa cultura docente: ideias, crenças e percepções. Para isso, os relatos sinalizam processos formativos e educacionais sobre a perspectiva da pesquisa narrativa (auto)biográfica como investigação teórico e metodológica, buscando refletir sobre as condições de vida pessoal e profissional de cada professora como exercícios de resistência e produção de novas experiências para sua profissão. Para isso buscou-se as contribuições de Nóvoa, Benjamin, Josso, entre outros pesquisadores, sobre a formação de professores, o conceito de experiência e narrativas como processos formativos. As narrativas revelaram que embora nossas experiências sejam com segmentos diferentes da educação, elas nos unem e nos fazem constituir uma comunidade narrativa. Desafiadas pelo exercício da docência durante a pandemia, nos reinventamos, nos conectamos e produzimos novos sentidos para a docência.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2021-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/925110.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1137-1154Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1137-1154REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1137-1154Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1137-11542525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v6.n19reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9251/9273Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessLobo, Ana Paula Santos Lima LanterSouza, Joelma da Conceição da Silva Henrique eArezzo, Adriana Pires deRodrigues, Verônica Fabiola NevesNascimento, Penha Mabel Farias doDiniz, Andreia Viana da Silva2022-08-18T12:41:49Zoai:ojs.192.168.5.50:article/9251Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-18T12:41:49Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança
title Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança
spellingShingle Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança
Lobo, Ana Paula Santos Lima Lanter
Pandemia
Docência
Resistência
Pesquisa Narrativa
title_short Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança
title_full Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança
title_fullStr Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança
title_full_unstemmed Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança
title_sort Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança
author Lobo, Ana Paula Santos Lima Lanter
author_facet Lobo, Ana Paula Santos Lima Lanter
Souza, Joelma da Conceição da Silva Henrique e
Arezzo, Adriana Pires de
Rodrigues, Verônica Fabiola Neves
Nascimento, Penha Mabel Farias do
Diniz, Andreia Viana da Silva
author_role author
author2 Souza, Joelma da Conceição da Silva Henrique e
Arezzo, Adriana Pires de
Rodrigues, Verônica Fabiola Neves
Nascimento, Penha Mabel Farias do
Diniz, Andreia Viana da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Ana Paula Santos Lima Lanter
Souza, Joelma da Conceição da Silva Henrique e
Arezzo, Adriana Pires de
Rodrigues, Verônica Fabiola Neves
Nascimento, Penha Mabel Farias do
Diniz, Andreia Viana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Docência
Resistência
Pesquisa Narrativa
topic Pandemia
Docência
Resistência
Pesquisa Narrativa
description O artigo visa apresentar tessituras de narrativas de professoras no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil, em um esforço individual e coletivo de dar sentido ao vivido, trazendo diferentes experiências de vida e formação em situações diversas da docência. Neste sentido, por meio da escrita narrativa, as histórias constroem-se em articulação com a materialidade dos contextos imediatos dos grupos restritos: família, escola e trabalho, os quais vêm contribuindo para a construção de nossa cultura docente: ideias, crenças e percepções. Para isso, os relatos sinalizam processos formativos e educacionais sobre a perspectiva da pesquisa narrativa (auto)biográfica como investigação teórico e metodológica, buscando refletir sobre as condições de vida pessoal e profissional de cada professora como exercícios de resistência e produção de novas experiências para sua profissão. Para isso buscou-se as contribuições de Nóvoa, Benjamin, Josso, entre outros pesquisadores, sobre a formação de professores, o conceito de experiência e narrativas como processos formativos. As narrativas revelaram que embora nossas experiências sejam com segmentos diferentes da educação, elas nos unem e nos fazem constituir uma comunidade narrativa. Desafiadas pelo exercício da docência durante a pandemia, nos reinventamos, nos conectamos e produzimos novos sentidos para a docência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9251
10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1137-1154
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9251
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1137-1154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9251/9273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1137-1154
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1137-1154
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1137-1154
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v6.n19
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325191653195776