Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9251 |
Resumo: | O artigo visa apresentar tessituras de narrativas de professoras no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil, em um esforço individual e coletivo de dar sentido ao vivido, trazendo diferentes experiências de vida e formação em situações diversas da docência. Neste sentido, por meio da escrita narrativa, as histórias constroem-se em articulação com a materialidade dos contextos imediatos dos grupos restritos: família, escola e trabalho, os quais vêm contribuindo para a construção de nossa cultura docente: ideias, crenças e percepções. Para isso, os relatos sinalizam processos formativos e educacionais sobre a perspectiva da pesquisa narrativa (auto)biográfica como investigação teórico e metodológica, buscando refletir sobre as condições de vida pessoal e profissional de cada professora como exercícios de resistência e produção de novas experiências para sua profissão. Para isso buscou-se as contribuições de Nóvoa, Benjamin, Josso, entre outros pesquisadores, sobre a formação de professores, o conceito de experiência e narrativas como processos formativos. As narrativas revelaram que embora nossas experiências sejam com segmentos diferentes da educação, elas nos unem e nos fazem constituir uma comunidade narrativa. Desafiadas pelo exercício da docência durante a pandemia, nos reinventamos, nos conectamos e produzimos novos sentidos para a docência. |
id |
BIO-1_fce34a6164538d46c18585d702ede049 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/9251 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperançaPandemiaDocênciaResistênciaPesquisa NarrativaO artigo visa apresentar tessituras de narrativas de professoras no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil, em um esforço individual e coletivo de dar sentido ao vivido, trazendo diferentes experiências de vida e formação em situações diversas da docência. Neste sentido, por meio da escrita narrativa, as histórias constroem-se em articulação com a materialidade dos contextos imediatos dos grupos restritos: família, escola e trabalho, os quais vêm contribuindo para a construção de nossa cultura docente: ideias, crenças e percepções. Para isso, os relatos sinalizam processos formativos e educacionais sobre a perspectiva da pesquisa narrativa (auto)biográfica como investigação teórico e metodológica, buscando refletir sobre as condições de vida pessoal e profissional de cada professora como exercícios de resistência e produção de novas experiências para sua profissão. Para isso buscou-se as contribuições de Nóvoa, Benjamin, Josso, entre outros pesquisadores, sobre a formação de professores, o conceito de experiência e narrativas como processos formativos. As narrativas revelaram que embora nossas experiências sejam com segmentos diferentes da educação, elas nos unem e nos fazem constituir uma comunidade narrativa. Desafiadas pelo exercício da docência durante a pandemia, nos reinventamos, nos conectamos e produzimos novos sentidos para a docência.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2021-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/925110.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1137-1154Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1137-1154REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1137-1154Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1137-11542525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v6.n19reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9251/9273Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessLobo, Ana Paula Santos Lima LanterSouza, Joelma da Conceição da Silva Henrique eArezzo, Adriana Pires deRodrigues, Verônica Fabiola NevesNascimento, Penha Mabel Farias doDiniz, Andreia Viana da Silva2022-08-18T12:41:49Zoai:ojs.192.168.5.50:article/9251Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-18T12:41:49Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança |
title |
Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança |
spellingShingle |
Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança Lobo, Ana Paula Santos Lima Lanter Pandemia Docência Resistência Pesquisa Narrativa |
title_short |
Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança |
title_full |
Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança |
title_fullStr |
Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança |
title_full_unstemmed |
Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança |
title_sort |
Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança |
author |
Lobo, Ana Paula Santos Lima Lanter |
author_facet |
Lobo, Ana Paula Santos Lima Lanter Souza, Joelma da Conceição da Silva Henrique e Arezzo, Adriana Pires de Rodrigues, Verônica Fabiola Neves Nascimento, Penha Mabel Farias do Diniz, Andreia Viana da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Joelma da Conceição da Silva Henrique e Arezzo, Adriana Pires de Rodrigues, Verônica Fabiola Neves Nascimento, Penha Mabel Farias do Diniz, Andreia Viana da Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Ana Paula Santos Lima Lanter Souza, Joelma da Conceição da Silva Henrique e Arezzo, Adriana Pires de Rodrigues, Verônica Fabiola Neves Nascimento, Penha Mabel Farias do Diniz, Andreia Viana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia Docência Resistência Pesquisa Narrativa |
topic |
Pandemia Docência Resistência Pesquisa Narrativa |
description |
O artigo visa apresentar tessituras de narrativas de professoras no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil, em um esforço individual e coletivo de dar sentido ao vivido, trazendo diferentes experiências de vida e formação em situações diversas da docência. Neste sentido, por meio da escrita narrativa, as histórias constroem-se em articulação com a materialidade dos contextos imediatos dos grupos restritos: família, escola e trabalho, os quais vêm contribuindo para a construção de nossa cultura docente: ideias, crenças e percepções. Para isso, os relatos sinalizam processos formativos e educacionais sobre a perspectiva da pesquisa narrativa (auto)biográfica como investigação teórico e metodológica, buscando refletir sobre as condições de vida pessoal e profissional de cada professora como exercícios de resistência e produção de novas experiências para sua profissão. Para isso buscou-se as contribuições de Nóvoa, Benjamin, Josso, entre outros pesquisadores, sobre a formação de professores, o conceito de experiência e narrativas como processos formativos. As narrativas revelaram que embora nossas experiências sejam com segmentos diferentes da educação, elas nos unem e nos fazem constituir uma comunidade narrativa. Desafiadas pelo exercício da docência durante a pandemia, nos reinventamos, nos conectamos e produzimos novos sentidos para a docência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9251 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1137-1154 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9251 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1137-1154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9251/9273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1137-1154 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1137-1154 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 19 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1137-1154 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v6.n19 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325191653195776 |