A educação alimentar e nutricional como estratégia no tratamento dos transtornos alimentares / Food and nutrition education as a strategy in the treatment of eating disorders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Claudia Torquato Scorsafava
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rosa, Rafaela Henriques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/15623
Resumo: Os transtornos alimentares são doenças de fundo psiquiátricos, que promovem danos relacionados a comportamentos alimentares, implicando em graves distorções na imagem corporal, as quais provocam severas alterações nos comportamentos alimentares como compulsão e/ou inanição, podendo levar à morte ou causar morbidades. Objetivou-se, com essa pesquisa, demonstrar a aplicação da Educação Alimentar e Nutricional como estratégia no tratamento nos Transtornos do Comportamento Alimentar. Trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e qualitativo, por meio da consulta nas bases de dados: Scielo, PubMed e Google Acadêmico, utilizando os descritores: Educação Alimentar e Nutricional e Transtornos Alimentares. Incluíram-se artigos entre os anos 1997 a 2018 que continham pelo menos um dos descritores selecionados, excluindo da pesquisa dissertações, teses, monografias, artigos em outros idiomas, exceto português e inglês, e estudos que não tratavam especificamente do tema. Totalizam-se 10 artigos utilizados. Teoricamente a pesquisa está embasada em: ALVARENGA(2017), LATTERZA(2004), GOUGLIN(2016), GREENWOOD; FONSECA(2016) e AMERICA PSYCHIATRIC ASSOCIATION(2006). Os resultados apontam no sentido de que, por se tratar de uma patologia que se destaca pelo seu caráter multifatorial, ao envolver causas genéticas, psicológicas, familiares, socioculturais, biológicas e nutricionais, o tratamento requer a atuação de equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos e, em especial, por nutricionistas, por envolver alterações profundas no consumo, padrões e comportamentos alimentares do paciente, bem como os estudos asseveram que a utilização de ferramentas como a Educação Alimentar e Nutricional e a Técnica do Comportamento-cognitivo demonstrou ser eficaz na reparação do estado de nutricional e da redução ou da cessação de comportamentos inadequados para a saúde, quando utilizadas em conjunto com outros tratamentos desenvolvidos por membros da equipe multidisciplinar, não sendo, portanto, eficaz para o tratamento quando utilizada de forma isolada. Como se observa, por se tratar de uma pesquisa que visa demonstrar o uso da ferramenta Educação Alimentar e Nutricional no tratamento dos transtornos alimentares, torna-se de extrema relevância para a comunidade acadêmica.
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