Website no processo ensino-aprendizagem do exame físico: a construção do conhecimento na graduação de enfermagem / Website in the teaching-learning process of physical examination: the construction of knowledge in undergraduate nursing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboza, Vera Sampaio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Azevedo, Suely Lopes, Lindolpho, Mirian da Costa, dos Reis, Liliane Belz, Chaves, Wankarla Barbosa, Chrizóstimo, Miriam Marinho, Wisnesky, Uirá Duarte, da Silva, João Victor Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/7695
Resumo: Objetivo: relatar a experiência da monitoria da disciplina “Fundamentos de Enfermagem I” sobre o uso da tecnologia digital como auxílio no processo de ensino-aprendizagem do exame físico. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de um projeto de monitoria, com a criação de um website sobre exame físico. Foi criado um instrumento de avaliação do projeto que se baseou na escala de Likert. Durante a análise dos dados coletados foi feita uma abordagem quali-quantitativa, com 100% de adesão de resposta ao instrumento, preenchido por 50 alunos de forma anônima. Para análise dos dados foi utilizado o programa Excel® e realizada estatística descritiva simples. Resultados e Discussão: em relação a melhora do conhecimento sobre exame físico devido à utilização do website, 80% dos alunos responderam que “concordam totalmente”. Salienta-se que, entre as notas (entre 1 e 10) recebidas sobre o website em sua fase beta, a nota 10 prevaleceu com 46% das 50 avaliações, a nota 9 com 42%, a nota 8 com 10% e a nota 7 com 2%, não havendo outras notas recebidas. Ambientes virtuais de ensino podem ser associados ao ensino presencial, e com a utilização de uma plataforma online é possível maior fixação dos domínios vistos na disciplina e maior entendimento dos conteúdos. Conclusão: é possível afirmar que o website de monitoria sobre exame físico na graduação de enfermagem de fato auxiliou os alunos durante o ensino teórico-prático da disciplina, representando um meio metodológico eficaz de acordo com as avaliações obtidas.Palavras chaves: educação em enfermagem; materiais de ensino; tecnologia
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