Website no processo ensino-aprendizagem do exame físico: a construção do conhecimento na graduação de enfermagem / Website in the teaching-learning process of physical examination: the construction of knowledge in undergraduate nursing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/7695 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência da monitoria da disciplina “Fundamentos de Enfermagem I” sobre o uso da tecnologia digital como auxílio no processo de ensino-aprendizagem do exame físico. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de um projeto de monitoria, com a criação de um website sobre exame físico. Foi criado um instrumento de avaliação do projeto que se baseou na escala de Likert. Durante a análise dos dados coletados foi feita uma abordagem quali-quantitativa, com 100% de adesão de resposta ao instrumento, preenchido por 50 alunos de forma anônima. Para análise dos dados foi utilizado o programa Excel® e realizada estatística descritiva simples. Resultados e Discussão: em relação a melhora do conhecimento sobre exame físico devido à utilização do website, 80% dos alunos responderam que “concordam totalmente”. Salienta-se que, entre as notas (entre 1 e 10) recebidas sobre o website em sua fase beta, a nota 10 prevaleceu com 46% das 50 avaliações, a nota 9 com 42%, a nota 8 com 10% e a nota 7 com 2%, não havendo outras notas recebidas. Ambientes virtuais de ensino podem ser associados ao ensino presencial, e com a utilização de uma plataforma online é possível maior fixação dos domínios vistos na disciplina e maior entendimento dos conteúdos. Conclusão: é possível afirmar que o website de monitoria sobre exame físico na graduação de enfermagem de fato auxiliou os alunos durante o ensino teórico-prático da disciplina, representando um meio metodológico eficaz de acordo com as avaliações obtidas.Palavras chaves: educação em enfermagem; materiais de ensino; tecnologia |
id |
BJRH-0_09881438541ec3d1eb996e241b53492e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7695 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Website no processo ensino-aprendizagem do exame físico: a construção do conhecimento na graduação de enfermagem / Website in the teaching-learning process of physical examination: the construction of knowledge in undergraduate nursingeducação em enfermagemmateriais de ensinotecnologiaObjetivo: relatar a experiência da monitoria da disciplina “Fundamentos de Enfermagem I” sobre o uso da tecnologia digital como auxílio no processo de ensino-aprendizagem do exame físico. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de um projeto de monitoria, com a criação de um website sobre exame físico. Foi criado um instrumento de avaliação do projeto que se baseou na escala de Likert. Durante a análise dos dados coletados foi feita uma abordagem quali-quantitativa, com 100% de adesão de resposta ao instrumento, preenchido por 50 alunos de forma anônima. Para análise dos dados foi utilizado o programa Excel® e realizada estatística descritiva simples. Resultados e Discussão: em relação a melhora do conhecimento sobre exame físico devido à utilização do website, 80% dos alunos responderam que “concordam totalmente”. Salienta-se que, entre as notas (entre 1 e 10) recebidas sobre o website em sua fase beta, a nota 10 prevaleceu com 46% das 50 avaliações, a nota 9 com 42%, a nota 8 com 10% e a nota 7 com 2%, não havendo outras notas recebidas. Ambientes virtuais de ensino podem ser associados ao ensino presencial, e com a utilização de uma plataforma online é possível maior fixação dos domínios vistos na disciplina e maior entendimento dos conteúdos. Conclusão: é possível afirmar que o website de monitoria sobre exame físico na graduação de enfermagem de fato auxiliou os alunos durante o ensino teórico-prático da disciplina, representando um meio metodológico eficaz de acordo com as avaliações obtidas.Palavras chaves: educação em enfermagem; materiais de ensino; tecnologiaBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/769510.34119/bjhrv3n2-047Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 1881-1892Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 1881-18922595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/7695/7566Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarboza, Vera Sampaiode Azevedo, Suely LopesLindolpho, Mirian da Costados Reis, Liliane BelzChaves, Wankarla BarbosaChrizóstimo, Miriam MarinhoWisnesky, Uirá Duarteda Silva, João Victor Lima2020-05-01T15:27:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7695Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-05-01T15:27:07Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Website no processo ensino-aprendizagem do exame físico: a construção do conhecimento na graduação de enfermagem / Website in the teaching-learning process of physical examination: the construction of knowledge in undergraduate nursing |
title |
Website no processo ensino-aprendizagem do exame físico: a construção do conhecimento na graduação de enfermagem / Website in the teaching-learning process of physical examination: the construction of knowledge in undergraduate nursing |
spellingShingle |
Website no processo ensino-aprendizagem do exame físico: a construção do conhecimento na graduação de enfermagem / Website in the teaching-learning process of physical examination: the construction of knowledge in undergraduate nursing Barboza, Vera Sampaio educação em enfermagem materiais de ensino tecnologia |
title_short |
Website no processo ensino-aprendizagem do exame físico: a construção do conhecimento na graduação de enfermagem / Website in the teaching-learning process of physical examination: the construction of knowledge in undergraduate nursing |
title_full |
Website no processo ensino-aprendizagem do exame físico: a construção do conhecimento na graduação de enfermagem / Website in the teaching-learning process of physical examination: the construction of knowledge in undergraduate nursing |
title_fullStr |
Website no processo ensino-aprendizagem do exame físico: a construção do conhecimento na graduação de enfermagem / Website in the teaching-learning process of physical examination: the construction of knowledge in undergraduate nursing |
title_full_unstemmed |
Website no processo ensino-aprendizagem do exame físico: a construção do conhecimento na graduação de enfermagem / Website in the teaching-learning process of physical examination: the construction of knowledge in undergraduate nursing |
title_sort |
Website no processo ensino-aprendizagem do exame físico: a construção do conhecimento na graduação de enfermagem / Website in the teaching-learning process of physical examination: the construction of knowledge in undergraduate nursing |
author |
Barboza, Vera Sampaio |
author_facet |
Barboza, Vera Sampaio de Azevedo, Suely Lopes Lindolpho, Mirian da Costa dos Reis, Liliane Belz Chaves, Wankarla Barbosa Chrizóstimo, Miriam Marinho Wisnesky, Uirá Duarte da Silva, João Victor Lima |
author_role |
author |
author2 |
de Azevedo, Suely Lopes Lindolpho, Mirian da Costa dos Reis, Liliane Belz Chaves, Wankarla Barbosa Chrizóstimo, Miriam Marinho Wisnesky, Uirá Duarte da Silva, João Victor Lima |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barboza, Vera Sampaio de Azevedo, Suely Lopes Lindolpho, Mirian da Costa dos Reis, Liliane Belz Chaves, Wankarla Barbosa Chrizóstimo, Miriam Marinho Wisnesky, Uirá Duarte da Silva, João Victor Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em enfermagem materiais de ensino tecnologia |
topic |
educação em enfermagem materiais de ensino tecnologia |
description |
Objetivo: relatar a experiência da monitoria da disciplina “Fundamentos de Enfermagem I” sobre o uso da tecnologia digital como auxílio no processo de ensino-aprendizagem do exame físico. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de um projeto de monitoria, com a criação de um website sobre exame físico. Foi criado um instrumento de avaliação do projeto que se baseou na escala de Likert. Durante a análise dos dados coletados foi feita uma abordagem quali-quantitativa, com 100% de adesão de resposta ao instrumento, preenchido por 50 alunos de forma anônima. Para análise dos dados foi utilizado o programa Excel® e realizada estatística descritiva simples. Resultados e Discussão: em relação a melhora do conhecimento sobre exame físico devido à utilização do website, 80% dos alunos responderam que “concordam totalmente”. Salienta-se que, entre as notas (entre 1 e 10) recebidas sobre o website em sua fase beta, a nota 10 prevaleceu com 46% das 50 avaliações, a nota 9 com 42%, a nota 8 com 10% e a nota 7 com 2%, não havendo outras notas recebidas. Ambientes virtuais de ensino podem ser associados ao ensino presencial, e com a utilização de uma plataforma online é possível maior fixação dos domínios vistos na disciplina e maior entendimento dos conteúdos. Conclusão: é possível afirmar que o website de monitoria sobre exame físico na graduação de enfermagem de fato auxiliou os alunos durante o ensino teórico-prático da disciplina, representando um meio metodológico eficaz de acordo com as avaliações obtidas.Palavras chaves: educação em enfermagem; materiais de ensino; tecnologia |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/7695 10.34119/bjhrv3n2-047 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/7695 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n2-047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/7695/7566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 1881-1892 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 1881-1892 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240050250940416 |