Relato de experiência sobre a importância da intersetorialidade e interprofissionalidade para a promoção da saúde em um projeto de extensão, Pet-saúde interprofissionalidade/ Experience report on the importance of intersectoriality and interprofissionality for the promotion of health in an extension project, Pet-health interprofissionality
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22801 |
Resumo: | Este trabalho objetivou relatar experiências dos autores com relação à prática da interprofissionalidade em saúde e da educação interprofissional (EIP) proporcionadas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde edição interprofissionalidade (PET Saúde Interprofissionalidade) e suas contribuições para formação dos graduandos participantes. A colaboração interprofissional é uma estratégia do trabalho em equipe que consiste no processo de convivência no espaço comum entre diferentes profissões que desenvolvem a clínica ampliada, envolvendo o processo de comunicação e tomadas de decisões compartilhadas para a melhor produção do cuidado em saúde e em relação a construção da intersetorialidade se dá a partir da articulação de vários setores e envolve distintos atores sociais, tais como: governo, sociedade civil organizada, movimentos sociais, universidades, autoridades locais, setor econômico e mídia, tendo como preceito a reunião de vários saberes e possiblidades de atuação, no sentido de viabilizar um olhar mais amplo sobre a complexidade do objeto, a fim de possibilitar a análise dos problemas e das necessidades. Os dois pilares em conjuntos, vão buscar entender as necessidades da população, bem como um olhar mais ampliado para com os usuários dos serviços de saúde de forma Universal, Equânime e Integral, abrangendo toda a rede que pode ser usada como meio de promover saúde. O projeto PET Saúde – Interprofissionalidade foi desenvolvido pelo Centro Acadêmico de Vitória – Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE) onde foram criados os grupos de aprendizagem tutorial (GAT), que consistem em equipes interprofissionais compostas por graduandos, docentes e profissionais, das cinco equipes de Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) do município de Vitória de Santo Antão-PE. As vivências se deram através de dois momentos, no primeiro período do programa, a práticas se deram no âmbito das UBS e no segundo, estes tiveram suas vivências em uma escola do munícipio. Foi perceptível que ainda há uma fragmentação do serviço de Atenção Básica (AB) para com os profissionais, um dos exemplos potenciais e de otimização da interprofissionalidade é o NASF-AB, a interdisciplinaridade vem para romper com o processo de troca de competências, no qual cada saber atua sobre uma face de determinado problema, pela troca de experiências, promovida pela multiplicidade de questionamentos. |
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