Auxílio ao estudante de medicina baseado nos principais erros cometidos durante prova prática / Aid to medical student based on the main mistakes made during practical proof

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Larissa Jardim
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Souza, Paulo Fernando Pimenta, Costa, Alice Frazão, Rabelo, Kamylla Paulla saldanha, Silva, Thais Sant'ana Soares, Oliveira, Andressa Viana, Pimenta, Raissa de Sousa Marinho, Manari, Adria Luiza Silva, Pires, Maria Eugênia de Paula, Batista, Vitória Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/40117
Resumo: Introdução: O OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado) é o método avaliativo que tem como foco o aprendizado e o desenvolvimento de habilidade e comportamento. Desde situações clínicas mais comuns até as mais complexas são exigidas no OSCE, todas baseadas na disciplina estudada durante o semestre. Dessa forma, erros se tornam comuns, comprometendo seu desempenho. Método: Estudo transversal com dados resultantes de uma única coleta em junho/2019 e elaboração do “Guia para o OSCE: Aprendendo com os erros”, com realização do seu cadastro na Câmara Brasileira do Livro obtendo o Número Padrão Internacional de Livros (ISBN) e sua distribuição do guia em formato digital para os alunos participantes do estudo, assim como para os demais acadêmicos do curso de medicina. Resultados: Foram avaliados trinta discentes de Medicina na prova prática OSCE. Os alunos foram avaliados por questionário, composto de 12 itens, aplicado por um avaliador. Foi atribuído um valor “acertou” se ele realizou todas as atividades de determinada questão, “errou” se não realizou nenhuma atividade da questão, ou “parcial” se ele completou parcialmente as atividades. Foram avaliados trinta discentes de Medicina na prova prática OSCE. Os alunos foram avaliados por questionário, composto de 12 itens, aplicado por um avaliador. Foi atribuído um valor “acertou” se ele realizou todas as atividades de determinada questão, “errou” se não realizou nenhuma atividade da questão, ou “parcial” se ele completou parcialmente as atividades. Conclusão: Neste estudo transversal realizado com estudantes do segundo semestre da graduação de medicina conclui-se que, ao realizar prova prática abordando temáticas contempladas ao longo do período, as questões que abordavam parâmetros básicos do eletrocardiograma, assim como a interpretação de achados patológicos, tiveram performance ruim. Além do nervosismo já associado a um pior desempenho em avaliações práticas, o estudo do ECG é considerado um desafio, aulas teóricas são insuficientes e não influenciam no melhor desempenho. A melhoria das habilidades tem relação com autodatismo, estudo individual com uso de metodologias relevantes. 
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Guia de prática clínica. Anamnese. Exame físico. Eletrocardiografia. Radiografia.
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