Qualidade de vida dos discentes de medicina: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cavalcante, Mateus de Souza, Amorim, Monique Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65976
Resumo: Introdução: Objetivando quantificar e qualificar a qualidade de vida, a Organização Mundial da Saúde criou questionários para esse fim. Em aplicações desses questionários em acadêmicos de medicina foi possível identificar fatores preditores de baixa e alta qualidade de vida, além da influência de psicopatologias e uso de substâncias na qualidade de vida. Objetivos: Este estudo objetiva construir uma revisão integrativa de literatura sobre a qualidade de vida (QV) dos discentes de medicina, utilizando-se como base a análise de artigos científicos sobre o tema. Métodos: Foi realizada uma pesquisa na Biblioteca virtual em saúde utilizando múltiplos bancos de dados com os descritores “WHOQOL” e “estudantes de medicina” sendo utilizados os artigos publicados nos últimos 5 anos nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Resultados: Os resultados indicaram que a qualidade de vida nessa população é pior principalmente nos domínios psicológico e físico, e são atribuídos a diversos fatores, entre eles biológicos e sociais, a baixa qualidade de vida aparenta estar correlacionada com maior incidência de transtornos psiquiátricos e distúrbios do sono. Conclusões: Fatores como a prevalência de patologias psiquiátricas e a privação de sono são frequentes em acadêmicos com baixa qualidade de vida, no entanto a qualidade de vida dos estudantes de medicina pode ser melhorada, mas ainda é necessário que haja outros estudos sobre o tema, a fim uma compreensão melhor do assunto, assim como a colaboração entre as instituições de ensino e dos estudantes.
id BJRH-0_23903a66ac545f75274a4536beebb65e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65976
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Qualidade de vida dos discentes de medicina: uma revisão integrativaqualidade de vidaestudantes de medicinaeducação médicaIntrodução: Objetivando quantificar e qualificar a qualidade de vida, a Organização Mundial da Saúde criou questionários para esse fim. Em aplicações desses questionários em acadêmicos de medicina foi possível identificar fatores preditores de baixa e alta qualidade de vida, além da influência de psicopatologias e uso de substâncias na qualidade de vida. Objetivos: Este estudo objetiva construir uma revisão integrativa de literatura sobre a qualidade de vida (QV) dos discentes de medicina, utilizando-se como base a análise de artigos científicos sobre o tema. Métodos: Foi realizada uma pesquisa na Biblioteca virtual em saúde utilizando múltiplos bancos de dados com os descritores “WHOQOL” e “estudantes de medicina” sendo utilizados os artigos publicados nos últimos 5 anos nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Resultados: Os resultados indicaram que a qualidade de vida nessa população é pior principalmente nos domínios psicológico e físico, e são atribuídos a diversos fatores, entre eles biológicos e sociais, a baixa qualidade de vida aparenta estar correlacionada com maior incidência de transtornos psiquiátricos e distúrbios do sono. Conclusões: Fatores como a prevalência de patologias psiquiátricas e a privação de sono são frequentes em acadêmicos com baixa qualidade de vida, no entanto a qualidade de vida dos estudantes de medicina pode ser melhorada, mas ainda é necessário que haja outros estudos sobre o tema, a fim uma compreensão melhor do assunto, assim como a colaboração entre as instituições de ensino e dos estudantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6597610.34119/bjhrv6n6-535Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 33507-33523Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 33507-33523Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 33507-335232595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65976/47107Oliveira, DanielCavalcante, Mateus de SouzaAmorim, Monique Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-28T19:59:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65976Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-12-28T19:59:43Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida dos discentes de medicina: uma revisão integrativa
title Qualidade de vida dos discentes de medicina: uma revisão integrativa
spellingShingle Qualidade de vida dos discentes de medicina: uma revisão integrativa
Oliveira, Daniel
qualidade de vida
estudantes de medicina
educação médica
title_short Qualidade de vida dos discentes de medicina: uma revisão integrativa
title_full Qualidade de vida dos discentes de medicina: uma revisão integrativa
title_fullStr Qualidade de vida dos discentes de medicina: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Qualidade de vida dos discentes de medicina: uma revisão integrativa
title_sort Qualidade de vida dos discentes de medicina: uma revisão integrativa
author Oliveira, Daniel
author_facet Oliveira, Daniel
Cavalcante, Mateus de Souza
Amorim, Monique Albuquerque
author_role author
author2 Cavalcante, Mateus de Souza
Amorim, Monique Albuquerque
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniel
Cavalcante, Mateus de Souza
Amorim, Monique Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv qualidade de vida
estudantes de medicina
educação médica
topic qualidade de vida
estudantes de medicina
educação médica
description Introdução: Objetivando quantificar e qualificar a qualidade de vida, a Organização Mundial da Saúde criou questionários para esse fim. Em aplicações desses questionários em acadêmicos de medicina foi possível identificar fatores preditores de baixa e alta qualidade de vida, além da influência de psicopatologias e uso de substâncias na qualidade de vida. Objetivos: Este estudo objetiva construir uma revisão integrativa de literatura sobre a qualidade de vida (QV) dos discentes de medicina, utilizando-se como base a análise de artigos científicos sobre o tema. Métodos: Foi realizada uma pesquisa na Biblioteca virtual em saúde utilizando múltiplos bancos de dados com os descritores “WHOQOL” e “estudantes de medicina” sendo utilizados os artigos publicados nos últimos 5 anos nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Resultados: Os resultados indicaram que a qualidade de vida nessa população é pior principalmente nos domínios psicológico e físico, e são atribuídos a diversos fatores, entre eles biológicos e sociais, a baixa qualidade de vida aparenta estar correlacionada com maior incidência de transtornos psiquiátricos e distúrbios do sono. Conclusões: Fatores como a prevalência de patologias psiquiátricas e a privação de sono são frequentes em acadêmicos com baixa qualidade de vida, no entanto a qualidade de vida dos estudantes de medicina pode ser melhorada, mas ainda é necessário que haja outros estudos sobre o tema, a fim uma compreensão melhor do assunto, assim como a colaboração entre as instituições de ensino e dos estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65976
10.34119/bjhrv6n6-535
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65976
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n6-535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65976/47107
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 33507-33523
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 33507-33523
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 33507-33523
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240040032567296