Atividade física no tratamento da ansiedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Aléxia dos Santos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Minéo, Maria Eduarda Souza, Ferreira, Emilene Dias Fiuza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68367
Resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta diretrizes sobre a realização de atividades físicas, e nela consta as informações acerca do tempo ideal da atividade para os adultos e os benefícios para a saúde que essa prática pode oferecer. Um dos pontos citados é a relação do fator de melhora para pacientes que fazem tratamento para ansiedade e depressão. O estudo problematiza os benefícios da realização de atividade física e medicamentos para pacientes em tratamento de transtornos de ansiedade, como por exemplo, a ansiedade generalizada (TAG). Para atender a este propósito, o estudo teve como objetivo conhecer as principais tipologias de ansiedade e suas formas de tratamento, bem como a relação da prática de atividade física com a melhora desses quadros. Esse é um estudo transversal, de caráter descritivo e análise quantitativa, com ênfase em dados bibliográficos e pesquisa de campo, na qual foram coletados dados, por meio de questionário, com pacientes de área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tuiuti, da cidade de Maringá-PR. Os resultados encontrados por meio desse estudo permitiram observar a melhora de sinais e sintomas em pacientes com TAG que praticavam atividade física. Com isso, foi possível contribuir por meio dos dados coletados, visando uma orientação da combinação de medicamentos e prática esportiva.
id BJRH-0_29239686e746e623478f15f6dc4260d4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68367
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Atividade física no tratamento da ansiedadeansiedadeexercíciotratamentoA Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta diretrizes sobre a realização de atividades físicas, e nela consta as informações acerca do tempo ideal da atividade para os adultos e os benefícios para a saúde que essa prática pode oferecer. Um dos pontos citados é a relação do fator de melhora para pacientes que fazem tratamento para ansiedade e depressão. O estudo problematiza os benefícios da realização de atividade física e medicamentos para pacientes em tratamento de transtornos de ansiedade, como por exemplo, a ansiedade generalizada (TAG). Para atender a este propósito, o estudo teve como objetivo conhecer as principais tipologias de ansiedade e suas formas de tratamento, bem como a relação da prática de atividade física com a melhora desses quadros. Esse é um estudo transversal, de caráter descritivo e análise quantitativa, com ênfase em dados bibliográficos e pesquisa de campo, na qual foram coletados dados, por meio de questionário, com pacientes de área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tuiuti, da cidade de Maringá-PR. Os resultados encontrados por meio desse estudo permitiram observar a melhora de sinais e sintomas em pacientes com TAG que praticavam atividade física. Com isso, foi possível contribuir por meio dos dados coletados, visando uma orientação da combinação de medicamentos e prática esportiva.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6836710.34119/bjhrv7n2-205Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68367Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68367Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e683672595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68367/48550Ferreira, Aléxia dos SantosMinéo, Maria Eduarda SouzaFerreira, Emilene Dias Fiuzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T18:41:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68367Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-03-26T18:41:30Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade física no tratamento da ansiedade
title Atividade física no tratamento da ansiedade
spellingShingle Atividade física no tratamento da ansiedade
Ferreira, Aléxia dos Santos
ansiedade
exercício
tratamento
title_short Atividade física no tratamento da ansiedade
title_full Atividade física no tratamento da ansiedade
title_fullStr Atividade física no tratamento da ansiedade
title_full_unstemmed Atividade física no tratamento da ansiedade
title_sort Atividade física no tratamento da ansiedade
author Ferreira, Aléxia dos Santos
author_facet Ferreira, Aléxia dos Santos
Minéo, Maria Eduarda Souza
Ferreira, Emilene Dias Fiuza
author_role author
author2 Minéo, Maria Eduarda Souza
Ferreira, Emilene Dias Fiuza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Aléxia dos Santos
Minéo, Maria Eduarda Souza
Ferreira, Emilene Dias Fiuza
dc.subject.por.fl_str_mv ansiedade
exercício
tratamento
topic ansiedade
exercício
tratamento
description A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta diretrizes sobre a realização de atividades físicas, e nela consta as informações acerca do tempo ideal da atividade para os adultos e os benefícios para a saúde que essa prática pode oferecer. Um dos pontos citados é a relação do fator de melhora para pacientes que fazem tratamento para ansiedade e depressão. O estudo problematiza os benefícios da realização de atividade física e medicamentos para pacientes em tratamento de transtornos de ansiedade, como por exemplo, a ansiedade generalizada (TAG). Para atender a este propósito, o estudo teve como objetivo conhecer as principais tipologias de ansiedade e suas formas de tratamento, bem como a relação da prática de atividade física com a melhora desses quadros. Esse é um estudo transversal, de caráter descritivo e análise quantitativa, com ênfase em dados bibliográficos e pesquisa de campo, na qual foram coletados dados, por meio de questionário, com pacientes de área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tuiuti, da cidade de Maringá-PR. Os resultados encontrados por meio desse estudo permitiram observar a melhora de sinais e sintomas em pacientes com TAG que praticavam atividade física. Com isso, foi possível contribuir por meio dos dados coletados, visando uma orientação da combinação de medicamentos e prática esportiva.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68367
10.34119/bjhrv7n2-205
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68367
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n2-205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68367/48550
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68367
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68367
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e68367
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240044741722112