O processo de implantação do prontuário eletrônico do paciente em um hospital público de alta complexidade: relato de experiência / The process of implementation of the electronic patient record in a public hospital of high complexity: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jabbur, Isis Saraiva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oshiro, Natalia Naome, Fagundes, Fernanda Rackes da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8530
Resumo: Introdução:O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma importante ferramenta de registro dos dados, associada à redução de erros e ao aumento da segurança dos processos assistenciais. No entanto, para que sua implantação tenha sucesso, é necessário que os usuários sejam envolvidos e participem ativamente do processo. Objetivos: Relatar a vivência da equipe de enfermagem durante o processo de implantação do PEP em um Serviço de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (STMO). Metodologia: Relato de experiência da observação realizada no STMO de um hospital público de grande porte e alta complexidade. A equipe de enfermagem é composta por40enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem e 4 auxiliares de enfermagem. Resultados:O STMO foi escolhido como unidade piloto para implantação do PEP. Não foi adotado assinatura eletrônica, sendo necessária a impressão dos registros, e não existe ainda integração com setorescomo Laboratório, Farmácia e Centro Cirúrgico. Em outubro de 2015 houve a primeira reunião com a equipe de enfermagem, seguida por treinamentoprático de toda a equipeno mesmo mês, com carga horária de 3 horas. Foram instalados 4 novos computadores, totalizando 7 equipamentos, para atendimento da nova demanda. O PEP foi implantado em novembro de 2015, quando os consultores do software estiveram presentes por duas semanas, em todos os turnos, a fim de esclarecer dúvidas e identificar pontos de melhoria. Foram realizadas adaptações em algumas funcionalidades para atendimento de necessidades do serviço, e periodicamente são realizadas reuniões para acompanhamento. Houve percepção de importantes melhorias, principalmente com relação à segurança do paciente, embora tenha sido apontada como ponto negativo a ausência de redução do consumo de papel. Conclusão: A adoção ao PEP foi bem recebida pela equipe de enfermagem e colaborou para a melhoria da qualidade da informação e segurança do paciente. No entanto, a privação da assinatura eletrônica é um ponto negativo expressivo, devendo ser considerada futuramente.  
id BJRH-0_2c40afa6a08aa70ffe0e35eb6b0d80b1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8530
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling O processo de implantação do prontuário eletrônico do paciente em um hospital público de alta complexidade: relato de experiência / The process of implementation of the electronic patient record in a public hospital of high complexity: experience reportRegistros Eletrônicos de SaúdeSegurança do PacienteInformática em Saúde Pública.Introdução:O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma importante ferramenta de registro dos dados, associada à redução de erros e ao aumento da segurança dos processos assistenciais. No entanto, para que sua implantação tenha sucesso, é necessário que os usuários sejam envolvidos e participem ativamente do processo. Objetivos: Relatar a vivência da equipe de enfermagem durante o processo de implantação do PEP em um Serviço de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (STMO). Metodologia: Relato de experiência da observação realizada no STMO de um hospital público de grande porte e alta complexidade. A equipe de enfermagem é composta por40enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem e 4 auxiliares de enfermagem. Resultados:O STMO foi escolhido como unidade piloto para implantação do PEP. Não foi adotado assinatura eletrônica, sendo necessária a impressão dos registros, e não existe ainda integração com setorescomo Laboratório, Farmácia e Centro Cirúrgico. Em outubro de 2015 houve a primeira reunião com a equipe de enfermagem, seguida por treinamentoprático de toda a equipeno mesmo mês, com carga horária de 3 horas. Foram instalados 4 novos computadores, totalizando 7 equipamentos, para atendimento da nova demanda. O PEP foi implantado em novembro de 2015, quando os consultores do software estiveram presentes por duas semanas, em todos os turnos, a fim de esclarecer dúvidas e identificar pontos de melhoria. Foram realizadas adaptações em algumas funcionalidades para atendimento de necessidades do serviço, e periodicamente são realizadas reuniões para acompanhamento. Houve percepção de importantes melhorias, principalmente com relação à segurança do paciente, embora tenha sido apontada como ponto negativo a ausência de redução do consumo de papel. Conclusão: A adoção ao PEP foi bem recebida pela equipe de enfermagem e colaborou para a melhoria da qualidade da informação e segurança do paciente. No entanto, a privação da assinatura eletrônica é um ponto negativo expressivo, devendo ser considerada futuramente.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/853010.34119/bjhrv3n2-127Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 2847-2849Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 2847-28492595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8530/7342Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessJabbur, Isis SaraivaOshiro, Natalia NaomeFagundes, Fernanda Rackes da Silva2020-05-01T15:27:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8530Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-05-01T15:27:07Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de implantação do prontuário eletrônico do paciente em um hospital público de alta complexidade: relato de experiência / The process of implementation of the electronic patient record in a public hospital of high complexity: experience report
title O processo de implantação do prontuário eletrônico do paciente em um hospital público de alta complexidade: relato de experiência / The process of implementation of the electronic patient record in a public hospital of high complexity: experience report
spellingShingle O processo de implantação do prontuário eletrônico do paciente em um hospital público de alta complexidade: relato de experiência / The process of implementation of the electronic patient record in a public hospital of high complexity: experience report
Jabbur, Isis Saraiva
Registros Eletrônicos de Saúde
Segurança do Paciente
Informática em Saúde Pública.
title_short O processo de implantação do prontuário eletrônico do paciente em um hospital público de alta complexidade: relato de experiência / The process of implementation of the electronic patient record in a public hospital of high complexity: experience report
title_full O processo de implantação do prontuário eletrônico do paciente em um hospital público de alta complexidade: relato de experiência / The process of implementation of the electronic patient record in a public hospital of high complexity: experience report
title_fullStr O processo de implantação do prontuário eletrônico do paciente em um hospital público de alta complexidade: relato de experiência / The process of implementation of the electronic patient record in a public hospital of high complexity: experience report
title_full_unstemmed O processo de implantação do prontuário eletrônico do paciente em um hospital público de alta complexidade: relato de experiência / The process of implementation of the electronic patient record in a public hospital of high complexity: experience report
title_sort O processo de implantação do prontuário eletrônico do paciente em um hospital público de alta complexidade: relato de experiência / The process of implementation of the electronic patient record in a public hospital of high complexity: experience report
author Jabbur, Isis Saraiva
author_facet Jabbur, Isis Saraiva
Oshiro, Natalia Naome
Fagundes, Fernanda Rackes da Silva
author_role author
author2 Oshiro, Natalia Naome
Fagundes, Fernanda Rackes da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jabbur, Isis Saraiva
Oshiro, Natalia Naome
Fagundes, Fernanda Rackes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Registros Eletrônicos de Saúde
Segurança do Paciente
Informática em Saúde Pública.
topic Registros Eletrônicos de Saúde
Segurança do Paciente
Informática em Saúde Pública.
description Introdução:O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma importante ferramenta de registro dos dados, associada à redução de erros e ao aumento da segurança dos processos assistenciais. No entanto, para que sua implantação tenha sucesso, é necessário que os usuários sejam envolvidos e participem ativamente do processo. Objetivos: Relatar a vivência da equipe de enfermagem durante o processo de implantação do PEP em um Serviço de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (STMO). Metodologia: Relato de experiência da observação realizada no STMO de um hospital público de grande porte e alta complexidade. A equipe de enfermagem é composta por40enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem e 4 auxiliares de enfermagem. Resultados:O STMO foi escolhido como unidade piloto para implantação do PEP. Não foi adotado assinatura eletrônica, sendo necessária a impressão dos registros, e não existe ainda integração com setorescomo Laboratório, Farmácia e Centro Cirúrgico. Em outubro de 2015 houve a primeira reunião com a equipe de enfermagem, seguida por treinamentoprático de toda a equipeno mesmo mês, com carga horária de 3 horas. Foram instalados 4 novos computadores, totalizando 7 equipamentos, para atendimento da nova demanda. O PEP foi implantado em novembro de 2015, quando os consultores do software estiveram presentes por duas semanas, em todos os turnos, a fim de esclarecer dúvidas e identificar pontos de melhoria. Foram realizadas adaptações em algumas funcionalidades para atendimento de necessidades do serviço, e periodicamente são realizadas reuniões para acompanhamento. Houve percepção de importantes melhorias, principalmente com relação à segurança do paciente, embora tenha sido apontada como ponto negativo a ausência de redução do consumo de papel. Conclusão: A adoção ao PEP foi bem recebida pela equipe de enfermagem e colaborou para a melhoria da qualidade da informação e segurança do paciente. No entanto, a privação da assinatura eletrônica é um ponto negativo expressivo, devendo ser considerada futuramente.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8530
10.34119/bjhrv3n2-127
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8530
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n2-127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8530/7342
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 2847-2849
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 2847-2849
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240050775228416